Publicado em 18/02/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Conheça os melhores roteiros de viagem para quem ama chocolate

Mal acabou o Carnaval e os apaixonados por chocolates já estão pensando na Páscoa (5 de abril). E que tal comemorar esse feriado escolhendo um roteiro que irá te levar até lojas especializadas no doce, fábricas ou mesmo uma fazenda de cacau? No Brasil existem lugares especiais para aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação do chocolate e degustar esta delícia, como Gramado (Rio Grande do Sul) e Vila Velha (Espírito Santo).

Mas se você não mede esforços e deseja provar os chocolates mais famosos do mundo, deve colocar no roteiro da sua viagem as cidades de Zurique (Suíça), Bariloche (Argentina), Bruxelas (Bélgica) e Hershey (Estados Unidos). Confira nossas sugestões!

 

Fábricas artesanais são uma boa pedida para conhecer sobre o processo de produção (Crédito: Thinkstock)

Gramado - Rio Grande do Sul

A entrada é gratuita nas fábricas da cidade serrana de Gramado. Na Chocolates Planalto, você conhece o processo de confecção de bombons dentro da loja, localizada no centro da cidade. Já na Florybal você será recepcionado por uma grande cascata de chocolate. A Prawer oferece visita de cerca de 10 minutos, onde o turista acompanha de perto o trabalho minucioso dos artesãos confeiteiros.

Nova Friburgo - Rio de Janeiro

Na Queijaria Suíça, uma fábrica artesanal de chocolate, é possível acompanhar todo processo até o chocolate chegar à loja ao lado da fábrica. Originalmente o local era apenas uma queijaria, portanto, aproveite a visita para comprar trufas e saborosos queijos.

 

Ao visitar fábricas e lojas, não deixe de levar as delícias para casa (Crédito: Thinkstock)

Campos do Jordão - São Paulo

Na fábrica da Chocolate Araucária você vê a produção dos doces através de um vidro, dentro da loja. Ao final, assista a um vídeo sobre a história do chocolate. Aproveite para degustar bombons dos sabores mais variados nos shoppings e galerias da região.

Vila Velha - Espírito Santo

Lá fica a fábrica da Garoto, que oferece o Chocotour – visita de uma hora e meia por chocodutos (corredores que se estendem por seis quilômetros dentro da fábrica) – com direito a degustação dos produtos. É preciso fazer reserva com antecedência.

 

Ilhéus é um dos principais polos produtores de cacau do país (Crédito: Thinkstock)

Caçapava - São Paulo

Faça o tour Chocolover pela fábrica da Nestlé, passando por uma plantação virtual de cacau com painéis interativos, efeitos de sonorização, ambientes aromatizados e apresentação de vídeos que contam a história dos principais chocolates da empresa. O passeio, de uma hora e meia, deve ser agendado.

Ilhéus - Bahia

Um dos principais polos produtores de cacau do mundo, Ilhéus possui a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste, a Chocolate Caseiro, onde é possível acompanhar a produção de diversos produtos. Visite também as fazendas de cacau, como a Fazenda Primavera e a Fazenda Vitória.

 

Ficou com água na boca? Então conheça também os principais destinos internacionais para quem não resiste a um bom chocolate!

   
   

Zurique - Suíça

Os chocolates suíços estão entre os melhores do planeta e Zurique abriga diversas lojas famosas como Confiserie Honold e Confiserie Baumann. A fábrica dos chocolates Lindt também está localizada na capital financeira da Suíça. (Crédito: Thinkstock)

Bruxelas - Bélgica

Os belgas consomem todos os anos cerca de 8 kg de chocolate por pessoa. Na capital do país existe até o Museu do Cacau e do Chocolate, que conta a história e o processo de produção do doce. (Crédito: Thinkstock)

Oaxaca - México

Oaxaca é parte importante da história do chocolate, já que foi um dos primeiros lugares no mundo a usar o cacau. Hoje a iguaria é parte fundamental de sua cultura e gastronomia. (Crédito: Thinkstock)

Barcelona - Espanha

Em 1780 a primeira máquina de chocolate foi construída em Barcelona, que hoje abriga o Museo de La Xocolata. As principais marcas espanholas são Valor, Torras, Trufas e Tirm. (Crédito: Thinkstock)

Hershey - Estados Unidos

Após a fundação da chocolates Hershey's em Derry Church, na Pensilvânia, a cidade passou a carregar o mesmo nome da famosa fábrica. Hoje, turistas podem visitar museu, parque temático e hotel da Hershey's, que tem até um spa de chocolate. (Crédito: Thinkstock)

Bariloche, Argentina

Como herança de suíços e alemães que migraram para o sul da Argentina, Bariloche possui deliciosos chocolates artesanais. O mais conhecido é o Abuela Goye. (Crédito: Thinkstock)

Guayaquil - Equador

Alguns dos chocolates mais puros do planeta são produzidos no Equador. Próxima à cidade de Guaiaquil, no sul do país, existe uma rota do cacau, onde você conhece o cultivo e a produção. (Crédito: Thinkstock)

Acra - Gana

Cultivado no país africano desde o século 19, o cacau é um importante produto local. Lá é possível fazer tours pelo processo de cultivo no interior do país, partindo da capital, Acra. (Crédito: Thinkstock)

 

dica anterior
Explore cidades coloridas pelo mundo

próxima dica
Tax-free: saiba como receber esse benefício