Publicado em 03/09/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Aproveite a Oktoberfest 2015 e conheça a Rota das Cervejas

Além de conhecer e se divertir com a cultura alemã, na Oktoberfest você experimenta cervejas e chopes especiais (Crédito: Divulgação CVC)

A festa acontece no Parque Vila Germânica, centro de eventos caracterizado com construções típicas alemãs (Crédito: Divulgação CVC)

A Oktoberfest está chegando! Essa é a hora de se planejar e garantir seu pacote para Blumenau, sede da maior festa da cerveja do Brasil e da maior festa alemã das Américas. Serão 19 dias de festança no Parque Vila Germânica, com música, dança e gastronomia típicas da Alemanha, além de – é claro – muita (muita!) cerveja.

Na região Sul, que concentra as comunidades europeias do país, o consumo de cervejas artesanais sempre foi hábito. Porém, dos anos 2.000 para cá, cervejeiros país afora têm apreciado cada vez mais essa iguaria. Apesar de faltarem dados oficiais sobre esse mercado, diversas microcervejarias já abrem suas portas para visitas guiadas aos aficionados pela produção e degustação da bebida. Os passeios são oferecidos por fábricas de diferentes portes, em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas o destaque fica para Santa Catarina – lá, muitos passeios fazem parte da chamada Rota das Cervejas. O melhor é que a maioria dos fabricantes desta região segue a Lei da Pureza Alemã, que garante a produção da bebida com ingredientes específicos. A qualidade é indiscutível!

Diferentes tipos de cervejas artesanais fazem parte do menu de bebidas da Oktoberfest (Crédito: Thinkstock)

Você, que vai se esbaldar na maior festa cervejeira do país (confira opções de hotéis em Blumenau!), deve aproveitar sua viagem para conhecer a fundo a fabricação desta iguaria pelo estado catarinense. A Eisenbahn, marca do chope oficial do evento entre 2015 e 2020, oferece diversos rótulos e recebe visitas agendadas em sua fábrica e loja, na cidade-sede da festa. Já a fábrica da Zehn Bier recebe visitantes em Brusque (a 41 quilômetros de Blumenau), com uma loja para venda e degustação dos produtos ali produzidos.


Em Indaial (a 20 quilômetros de Blumenau), a cervejaria Heimat resgata uma receita exclusiva de família, criada na Alemanha há centenas de anos, e também recebe visitantes em suas dependências. Já na área rural de Gaspar (a 16 quilômetros de Blumenau), a Das Bier abre as portas de seu antigo casarão para um passeio guiado por um mestre cervejeiro. Com bar anexo à fábrica em Pomerode (a 31 quilômetros de Blumenau), a Schornstein tem vários tipos de chope e petiscos típicos da culinária alemã para harmonizar com a bebida.

Nos palcos da Oktoberfest, músicas e danças típicas da Alemanha compõem as apresentações folclóricas (Crédito: Divulgação CVC)

Oktoberfest 2015

Realizada de 7 a 25 de outubro neste ano, na Oktoberfest você também pode experimentar diversos tipos de cervejas artesanais e descobrir mais da cultura germânica, assistindo a apresentações de grupos folclóricos, desfiles e provando o melhor da culinária alemã. Não deixe para depois: compre agora seu pacote para a Oktoberfest!

 

 

dica anterior
Encante-se com a bela e fascinante Suíça

próxima dica
Conheça os mistérios das ilhas de Galápagos!