Bem Vindo a CVC,

(sair )

Televendas : 3003-9282 outros telefones

E-mail

Voltar a home

Passaporte, a identificação universal

Emitido pelo governo nacional, o passaporte atesta formalmente a nacionalidade e naturalidade de seu portador, concedendo-lhe a permissão para cruzar a fronteira de um país estrangeiro. Os passaportes garantem o direito à proteção legal no exterior e o retorno seguro do viajante a seu país de origem.



Crédito: Portal Brasil

APROVEITE PARA NAVEGAR EM NOSSO CONTEÚDO!

Como tirar o passaporte

  • Acesse o site do Departamento de Polícia Federal;
  • Clique em ”requerer passaporte” e depois em “emissão do passaporte”;
  • Preencha o formulário de solicitação de passaporte e emita a Guia de Recolhimento da União, a GRU;
  • Após o pagamento do valor correspondente à Guia, procure um posto de atendimento da Polícia Federal e apresente-a. Algumas unidades exigem agendamento prévio pelo site www.dpf.gov.br, portanto verifique!
  • Em no máximo seis dias úteis, o documento estará pronto para ser retirado pessoalmente pelo titular, mediante apresentação do RG e recibo de pagamento no local e horário estabelecidos.

Documentos para tirar o passaporte

    Verifique o que é necessário para tirar passaporte. Anote aí:

  • Carteira de identidade, ou carteira nacional de habilitação, ou carteira de trabalho e previdência social;
  • Título de eleitor com comprovante de votação da última eleição ou uma declaração da Justiça Eleitoral, comprovando que está quite com as obrigações eleitorais;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Casados ou divorciados devem levar também, a certidão de casamento;
  • Crianças menores de 12 anos precisam da certidão de nascimento e até os 18 anos, o CPF pode ser dos pais;
  • Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar certificado de reservista ou declaração da Junta Militar, atestando a quitação com o serviço militar;
  • Certificado de naturalização para os naturalizados;
  • Comprovante de preenchimento do formulário online;
  • Comprovante do pagamento da guia – a GRU;
  • Passaporte anterior – quando houver.

Valor do passaporte

A taxa para tirar passaporte comum (azul) é de R$ 156,07. Se você vai renová-lo, apresente o documento anterior, caso contrário o custo chega a R$ 312,14.

Prazo de validade e renovação do passaporte

A cada cinco anos, o prazo de validade do passaporte expira e para renová-lo é necessária nova solicitação. Para menores de quatro anos, a validade será definida, conforme sua idade.

Até 1 ano = 1 ano de validade

De 1 a 2 anos = 2 anos de validade

De 2 a 3 anos = 3 anos de validade

De 3 a 4 anos = 4 anos de validade

Mais de 4 anos = 5 anos de validade

Novo passaporte

Um dispositivo eletrônico inserido na capa do documento armazena dados pessoais (nome completo, data de nascimento, sexo etc.) e biométricos do portador (impressões digitais e fotografia de rosto), que são decodificados, posteriormente, por uma máquina leitora, garantindo agilidade no processo de migração. Outros dispositivos conferem maior segurança e qualidade, inibindo a falsificação e confirmando a legitimidade das informações cedidas pelo portador.

Passaporte antigo

Aqueles que possuírem o passaporte antigo, sem chip, dentro do prazo de validade não precisam requerer o novo documento, pois a substituição acontecerá, na medida em que expirar seu prazo.


Crédito: Portal Brasil



Passaporte de emergência

Vai viajar para o exterior, mas o passaporte não está em ordem? A solução é recorrer ao passaporte de emergência, indicado àqueles que necessitam do documento de viagem com extrema urgência e comprovadamente não possam aguardar o prazo de entrega. Quer saber como tirar o passaporte de emergência? Confira mais detalhes no site do Departamento da Polícia Federal.

Passaporte para estrangeiros

Você não é brasileiro, mas está morando, ou passando uma temporada no Brasil? É bom saber que todo estrangeiro pode requerer a autorização - regulada por legislação especial - para obter seu passaporte. Leia todas as condições na página sobre como tirar passaporte para estrangeiros no site do Departamento da Polícia Federal.

Laissez-Passer

O Laissez-Passer é concedido ao estrangeiro de países com os quais o Brasil não possui relação diplomática. Destaque para Reino do Butão, Ilhas Comores, República Centro Africana e Taiwan (anteriormente território da República Popular da China). Quer ficar por dentro de mais informações? Então, acesse agora o site do Departamento de Polícia Federal e saiba como obter esse documento de viagem.

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2014 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.
fechar