Minhas Viagens
A capital mais ao Sul do Brasil tem uma vasta oferta cultural, belas áreas verdes e um incrível pôr do sol às margens do Lago Guaíba. Vibrante como uma boa metrópole, é dona de uma agitada vida noturna e de uma rica cena gastronômica, em que o destaque é o churrasco, claro. Há muito o que fazer na cidade e, de lá, ainda é possível visitar a Serra Gaúcha e se encantar com a atmosfera europeia de cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.
Uma das marcas de Porto Alegre é a sua ampla oferta cultural, com diversos museus e instituições que têm uma programação de primeira. A Casa de Cultura Mario Quintana, um antigo hotel onde morou o poeta, e a Fundação Iberê Camargo, que ocupa um prédio premiado do arquiteto Álvaro Siza à beira do Guaíba, devem entrar no seu roteiro. Outras boas pedidas são o Farol Santander e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Para as crianças, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS é imperdível. Em outubro e novembro a cidade pulsa literatura, com a sua tradicional Feira do Livro, que ocupa a histórica Praça da Alfândega.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Os bairros que concentram a maior oferta de divertimento noturno são a Cidade Baixa e o Moinhos de Vento, cada um com uma vibe diferente: o primeiro é mais alternativo e atrai estudantes e artistas. Já o segundo tem ares mais sofisticados. Há boas opções também no Bom Fim, onde fica o Ocidente, balada há 40 anos em funcionamento, e no Centro Histórico, com destaque para o bar Justo, nas escadarias da Borges de Medeiros. Mais recentemente a região chamada Quarto Distrito, antes tomada por galpões abandonados, viu o surgimento de diversos bares e casas noturnas, como o Agulha, que tem uma extensa programação de shows.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Apenas 100 km separam Porto Alegre de Gramado, principal cidade da Serra Gaúcha. É possível fazer um bate-e-volta ou então reservar alguns dias da viagem para desfrutar da atmosfera europeia, dos fartos cafés coloniais e das belezas naturais da região, que tem dois núcleos turísticos principais. Gramado e Canela estão na Região das Hortênsias, que também abrange Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul. No Vale dos Vinhedos, a 123 km da capital gaúcha, ficam Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Em Porto Alegre encontram-se algumas das melhores churrascarias do Brasil, com diferentes estilos de preparo. É possível optar pelo espeto corrido, como é chamado o rodízio no Sul do Brasil, ou pelo estilo parrilla, em que as carnes são preparadas na grelha e servidas à mesa. O Barranco é um dos endereços mais tradicionais, e o 20barra9, localizado no novo complexo gastronômico Cais Embarcadero, serve ótimas carnes em um ambiente descolado e alto astral. Nas galeterias, saboreia-se a comida típica dos imigrantes italianos, como o galeto al primo canto e o sagu, uma clássica sobremesa feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas e vinho tinto. E ninguém vai embora de Porto Alegre sem provar um chimarrão, que não é servido em restaurantes, mas é onipresente nos parques da cidade - basta fazer amizade com um local para experimentá-lo.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
O Brique da Redenção, com 300 expositores de artesanato e antiguidades, é o programa mais tradicional de Porto Alegre aos domingos, perfeito para dias friozinhos e ensolarados. O Mercado Público, por sua vez, abriga bancas de frutas, especiarias, peixes, embutidos e artigos típicos - é o lugar para adquirir o kit gaúcho: erva-mate, cuia e bomba. A Rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento, é ótima para bater perna e olhar as vitrines. E a cidade também tem bons shoppings, como o Moinhos, o Iguatemi e o Barra Shopping.
Encontre a loja mais próxima Monte sua viagem pelo site
Confira dicas dos melhores lugares para visitar
Prepare a sua canga e curta o clima relax do Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção. Aos domingos, o local fica lotado de gente tomando chimarrão, brincando com seus pets ou simplesmente relaxando sob o sol, antes ou depois de dar uma passada para conferir o artesanato e as antiguidades do Brique da Redenção. As crianças fazem a festa no agradável parque de diversões instalado no local. Aos sábados, há uma ótima feira de alimentos orgânicos em uma das ruas laterais do parque, a José Bonifácio.
Entre cafés, restaurantes e lojas, este elegante bairro tem diversos endereços charmosos.
O trecho que abrange as ruas Dinarte Ribeiro, Hilário Ribeiro, a famosa Padre Chagas e a Praça Maurício Cardoso começou a se fortalecer como polo gastronômico no início dos anos 2000 e se mantém como uma das melhores regiões da cidade para comer bem. O Moinhos também se destaca pelas ruas arborizadas e pelo Parcão, que é parada obrigatória para quem visita a cidade. Uma vez ali, vale caminhar até a rua Gonçalo de Carvalho, que ficou conhecida como a “rua mais bonita do mundo” devido ao seu corredor verde.
Os gaúchos se dividem sobre a definição científica do Guaíba: alguns pesquisadores defendem que é rio e outros que é lago. Mas são unânimes quanto à beleza do seu pôr do sol: ninguém ousará dizer que não é o mais bonito da cidade - e quiçá do Brasil. Sua orla começou a ser renovada em 2018, com projeto do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, e tornou-se um dos pontos mais visitados de Porto Alegre. Atualmente conta com a maior pista de skate da América Latina, além de 27 quadras poliesportivas, de futebol, tênis, basquete, vôlei e beach tênis.
Aberto em 2021, o Cais Embarcadero é um espaço de entretenimento e gastronomia construído onde antes ficavam os antigos galpões do Cais do Porto Mauá, às margens do Guaíba. Ali estão unidades de alguns dos mais conhecidos restaurantes porto-alegrenses, como o Eat Kitchen, o 20barra9 e o Press, onde é possível emendar o pôr do sol mais famoso de Porto Alegre com uma deliciosa refeição.
É aqui que estão algumas das principais instituições culturais da cidade, como o Farol Santander, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Teatro São Pedro e a imperdível Casa de Cultura Mario Quintana, que ocupa um prédio que já foi um hotel. Seu hóspede mais ilustre foi o poeta que atualmente dá nome ao espaço. Ainda hoje é possível visitar o seu antigo quarto. Os demais cômodos abrigam biblioteca, espaço de estudo, cursos variados e salas de cinema.
Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre continua sendo um dos principais centros de compras da cidade. Vale a pena visitar o prédio histórico e dedicar um tempo às bancas que vendem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, erva-mate, charque e outras iguarias. Também é uma boa opção para almoçar. O Gambrinus, em funcionamento desde 1889, faz sucesso até hoje com o seu cardápio de influência lusitana.
Fora do circuito do Centro da cidade, onde estão as principais atrações turísticas de Porto Alegre, a Fundação Iberê Camargo vale a viagem até a zona Sul. O belo prédio projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza abriga obras do importante artista plástico gaúcho Iberê Camargo, além de mostras temporárias. Para fugir do trânsito e ver a cidade de outra perspectiva, a dica é pegar uma bike compartilhada no centro e pedalar até a fundação. São 7 km percorridos em uma agradável ciclovia à beira do Guaíba.
Além de oferecer um belo espetáculo no pôr do sol, o Guaíba tem águas tranquilas e navegáveis, de onde é possível ter uma visão panorâmica de Porto Alegre. O Cisne Branco é um verdadeiro ícone da cidade e oferece diferentes opções de passeio. O mais clássico é o “Navegando pelo Guaíba”, que percorre as principais ilhas da região, saindo do Cais do Porto, em um tour de uma hora que conta um pouco da história de Porto Alegre.
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Porto Alegre, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Porto Alegre
Porto Alegre tem as quatro estações do ano bem marcadas: faz frio no inverno e calor no verão. Os meses mais frios são junho, julho e agosto, com mínimas que giram em torno de 11oC. É uma época boa para curtir os dias frios e ensolarados, comer bem e apreciar um bom vinho. A primavera e o outono têm temperaturas bastante agradáveis e a cidade ganha charme extra com as árvores florescendo ou as folhas caindo. No verão, os termômetros frequentemente superam os 30ºC. É a estação para aproveitar os parques e as noites quentes e animadas da cidade.
O mês mais chuvoso em Porto Alegre é setembro, com média de 137 milímetros de precipitação. O mês menos chuvoso é março, com média de 84 milímetros.
Em um fim de semana é possível visitar as principais atrações de Porto Alegre. Com alguns dias a mais, vale a pena esticar até a Serra Gaúcha.
A orla do Guaíba é uma unanimidade entre os gaúchos, que não cansam de exaltar o seu deslumbrante pôr do sol. Se existe um programa que não se pode deixar de fazer em Porto Alegre, é contemplar este espetáculo diário.
De avião, o visitante desembarca no Aeroporto Internacional Salgado Filho, que fica a 7 km do Centro. A viagem de carro ou de ônibus é uma boa opção para quem já está na Região Sul, sendo que a BR-101 é a principal via de acesso à capital gaúcha.
A voltagem em Porto Alegre é de 110 volts.
A mala para Porto Alegre muda de acordo com a estação do ano. No inverno, não podem faltar casacos pesados, gorros e até luvas (mas sempre é bom ter uma camiseta à mão, pois há alguns dias quentes mesmo no inverno). No verão, é recomendável colocar na mala roupas levíssimas e protetor solar, pois faz muito calor. Já na primavera e no outono, é bom levar um pouco de tudo, pois o clima é bem imprevisível.