8 razões indiscutíveis para fazer uma viagem para Maceió

Um dos destinos mais queridos pelos clientes CVC está fazendo aniversário hoje, 5 de dezembro: Maceió, a querida capital de Alagoas.

É uma boa oportunidade para lembrar porque tantos visitantes se encantam com essa cidade, que tem atmosfera contagiante, mar de cor quase caribenha e uma cena gastronômica farta e variada. Lembrando, claro, que o verão está chegando, e o sol vai reinar como nunca por lá!

A seguir, elencamos 8 razões que sempre fazem de uma viagem para Maceió uma escolha certeira:

1- A cidade tem uma das orlas mais bonitas do Nordeste

Mar clarinho com tons que variam entre o verde-água e o azul-turquesa, areia branca, coqueiros a perder de vista: o visual da orla de Maceió é imbatível, em praias urbanas como Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. O litoral de Alagoas, vale lembrar, é um dos lugares do Brasil onde o mar mais se assemelha ao do Caribe.

2- A gastronomia é turbinada

Há muitos frutos do mar, claro, em restaurantes como o Imperador dos Camarões, famoso pelo prato “chiclete de camarão”, e o Janga, com ambiente superagradável. Também tem culinária sertaneja, em lugares como o Bodega do Sertão e o Picuí, para comer muita carne de sol. E há muitas opções internacionais, como o italiano Massarella e o peruano Wanchako, entre os melhores restaurantes da cidade.

3- As barracas de praia são divertidíssimas

Deliciosas barracas têm estrutura completa para curtir um dia à beira-mar. A Lopana, na praia de Ponta Verde, tem ótimo serviço e comida, além de um catamarã que leva até piscinas naturais. A vizinha Kanoa também é ótima, e costuma ter música ao vivo. A 20 km da capital, o Hibiscus Beach Club fica em um trecho lindo da Ipioca, e tem restaurante, mesas de massagem e caiaques à disposição.

4- Tanto o litoral sul quanto o norte são belíssimos

Você pode alugar um carro com a CVC e escolher uma ou algumas praias diferentes para conhecer todos os dias na sua viagem para Maceió. Ao norte, tem Guaxuma, Ipioca e Tabuba. Ao sul, estão a Praia do Francês, uma das mais concorridas pelos locais, a Barra de São Miguel, com um dos banhos de mar mais gostosos do estado, e a cênica Praia do Gunga, que fica entre o rio e o mar.

5- A região é cheia de piscinas naturais

Recifes de corais represam a água na maré baixa e formam verdadeiras piscinas, algumas mais perto da praia, outras, mais longe. As de Paripueira, a 28 km de Maceió, são as mais famosas, com águas cristalinas e muitos locais para avistar peixinhos. Na Praia do Gunga também há piscinas gostosas.

6- O artesanato é especial

O pequeno bairro de Pontal da Barra, a 5 km do centro de Maceió, é casa das rendeiras que produzem o filé, um tipo de bordado único, vendido em dezenas de lojas. Dá para observar as mulheres trabalhando e comprar peças para a casa e roupas com diferentes cores e texturas. 

7- Dá para visitar a Foz do Rio São Francisco

A 140 km da cidade dá para ver o local onde o Velho Chico deságua após percorrer quase 3 mil km a partir de sua nascente, em Minas Gerais. No município de Piaçabuçu, o passeio inclui tour de barco, banho no rio e esquibunda nas dunas. Quem quiser conhecer mais pode pernoitar na cidade de Penedo, com um centro histórico à beira-rio.

8- Os hotéis têm ótima estrutura

E a CVC te leva para alguns dos melhores deles, como o Jatiúca Hotel & Resort, o único resort da orla urbana, o Pratagy Beach Resort, que tem o próprio parque aquático, e o luxuoso Ritz Lagoa da Anta, com spa, circuito de minigolfe e o maior conjunto de piscinas (de hotéis) de Maceió.

Para conhecer mais destinos que combinam com Maceió, veja a série de vídeo