PETRÓPOLIS

CULTURA, CHARME E HISTÓRIA POR ENTRE SERRAS E CACHOEIRAS

Com clima serrano e hotéis com atmosfera de fazenda, Petrópolis, localizada a cerca de duas horas do Rio de Janeiro, é o destino perfeito para aproveitar a tranquilidade de charmosas paisagens, curtir o clima romântico (principalmente durante o inverno) e praticar esportes em meio à natureza. O roteiro não pode deixar de incluir visita ao Museu Imperial, que serviu de residência de verão de Dom Pedro II, e ao Palácio de Cristal, palco para apresentações artísticas e culturais.

QUANDO IR

A região é mais visitada no inverno, entre junho e julho, quando as temperaturas mínimas podem chegar a 8°C. Além do friozinho, também é a época em que acontece o Festival de Inverno.

CURIOSIDADES

Petrópolis respira arte e cultura. Há eventos culturais durante o ano todo, como festivais de música e dança, festas típicas da cultura alemã, exposições, festivais gourmet e o Festival de Inverno, com entradas a preços populares.

O QUE FAZER EM PETRÓPOLIS

A tranquilidade e as belíssimas serras que cercam Petrópolis tornam o destino perfeito para passear por festivais tradicionaisfeiras de artesanato elojas espalhadas pela cidade. É imperdível o tour pelo centro histórico e também pelas trilhas e cachoeiras nas redondezas. Confira dos pacotes para Petrópolis e conheça este destino maravilhoso com todo conforto!

Museu Imperial

Instalado no palácio que foi residência da família de Dom Pedro II no verão, o museu é rodeado por jardins. Entre as atrações locais estão objetos históricos, como louças, móveis, quadros, mapas, fotos e até um berço folheado a ouro, utilizado pelos filhos da Princesa Isabel. A parte exterior possui uma exposição permanente de carruagens e também recebe apresentações culturais. No complexo ainda há loja e bibliotecas. A entrada é paga.

ENDEREÇO: Rua da Imperatriz, 220 | Centro

Museu Casa de Santos Dumont

Rica em história e invenções de Santos Dumont, a casa museu preserva praticamente tudo sobre a vida do Pai da Aviação. Objetos, desenhos, anotações pessoais, móveis e outros elementos originais espalhados pelo local explicam porque a casa, construída como residência de veraneio, é conhecida como ‘Encantada’. Ao lado do museu está o Centro Cultural 14 Bis, onde há exibição de filmes sobre o inventor.

ENDEREÇO: Rua do Encanto, 22 | Centro

Cervejaria Bohemia

O passeio começa com história e termina com cerveja gelada. Na visita ao complexo da antiga fábrica da Cervejaria Bohemia, erguido no século 19, é possível aprender sobre o universo da bebida e sua evolução ao longo dos séculos. Há uma exposição interativa com recursos em 3D e tecnologia touch-screen. A visita interna inclui degustações, mas você pode terminar o tour no Restaurante Bohemia ou no Bar Bohemia e aproveitar todas as especialidades da tradicional cervejaria. A entrada é paga.

ENDEREÇO: Rua Alfredo Pachá, 166 | Centro

Palácio de Cristal

Visitar o charmoso Palácio de Cristal é passeio obrigatório. A construção, inaugurada em 1884, foi criada para receber feiras de hortaliças e pássaros, tradicionais na região. Ao longo do tempo, o palácio se tornou espaço de atividades culturais e referência em eventos importantes, como a festa que comemorou a liberdade dos últimos escravos de Petrópolis, com a presença de Princesa Isabel, em meados de 1888.

ENDEREÇO: Rua Alfredo Pachá, s/n | Centro

Compras

O potencial de Petrópolis para compras é outro atrativo. Explore galerias de arte, feirinhas e as vitrines espalhadas pelas áreas mais populares. Na rua Teresa, próxima ao centro histórico, vale a pena passar pelas lojas de roupas e outros artigos de moda. Já na Feirinha de Itaipava, no distrito de mesmo nome, localizado a cerca de 40 minutos do centro da cidade, é praticamente impossível não ter vontade de comprar presentes e itens criativos, como artigos de couro, objetos de decoração e artesanato.

Ecoturismo

Petrópolis também é destino certeiro para explorar a natureza e aproveitar o melhor da região serrana do Rio de Janeiro. Aproveite para agendar atividades como trilhas por cachoeiras, arvorismo, montanhismo, escalada e rafting. Grande parte das cachoeiras está na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Destaque para a Véu da Noiva, com 32 metros de altura.

 

ONDE FICAR EM PETRÓPOLIS

Escolha o hotel que mais se adequa ao seu estilo e às necessidades da viagem. Os hotéis em Petrópolis oferecem opções de quartos confortáveis, desde mais simples e integrados à natureza a acomodações modernas. Confira!

Atelier Molinaro Boutique Hotel & Bistrô

O Atelier Molinaro rende uma experiência diferente de tudo o que você já viu. O mix de hotel, bistrô, atelier e loja é ideal para quem ama arte e busca por um ambiente acolhedor. Instalado numa antiga casa de montanha, o local abriga quartos equipados com TV a cabo, frigobar, internet wi-fi e secador de cabelo. A área de lazer conta com piscina e campo de futebol.

Reserva agora seu hotel em Petrópolis!

Clarion Hotel Itaipava

O estilo moderno do Clarion Hotel vive em harmonia com a natureza. Aproveite para explorar o verde da região e descanse em suítes equipadas com ar-condicionado, frigobar, mesa, cofre, internet wi-fi e TV a cabo. A infraestrutura de fitness center, quadras, piscina e serviço de SPA complementam o conforto.

Garanta já sua hospedagem em Petrópolis!

Hotel Casablanca Imperial

Instalado em um casarão do período colonial, o Hotel Casablanca Imperial tem arquitetura e decoração únicas. Os quartos possuem internet wi-fi gratuita, frigobar e TV. Também há piscina e fácil acesso ao Museu Imperial.

Reserva agora seu hotel em Petrópolis!

Casa do Sol Hotel

Dono de várias opções de lazer, o Casa do Sol Hotel oferece as facilidades de um clube com o conforto de hotel e o charme da arquitetura dos anos 50. As acomodações possuem frigobar, secador de cabelo e ar-condicionado. Algumas opções oferecem vista panorâmica. A propriedade oferece ainda restaurante e estacionamento.

Garanta já a reserva de seu hotel em Petrópolis!

 

Informações importantes

Fuso horário Petrópolis segue o mesmo horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão
Voltagem 110 volts
Peso da bagagem O peso máximo para bagagem despachada é de 23 kg