REprograma: sustentabilidade nos meios de transporte

reprograma-sustentabilidade-nos-meios-de-transporte

A CVC está cada vez mais atenta aos impactos que podemos causar no ambiente. Pensando em dois pilares do REprograma (reduzir pegada e reeducar públicos), apresentamos aqui parceiros que também estão preocupados em neutralizar a emissão de carbono.

Movida, locadora de carros carbon free

A Movida começou a se preocupar com a emissão de carbono em 2013. Quando você aluga um dos carros da empresa, pode contratar a opção de carbon free, que funciona assim: é feito o cálculo de emissão de gás carbônico de sua locação de acordo com quantos km você andou – a quantidade que foi emitida é traduzida em quantidade de árvores.


Estas árvores são plantadas no Brasil, no Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, que fica localizado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Dessa forma, o reflorestamento das áreas degradadas proporcionam benefícios à natureza e as comunidades locais, além de neutralizar as emissões de impacto negativo para a atmosfera.

GOL, a companhia aérea fez uma parceria com a Moss

A GOL anunciou em 2021 uma nova medida para contenção da pegada de carbono. De forma pioneira no Brasil, todos os voos da companhia de ida e volta para Fernando de Noronha, a partir de Recife, terão emissão neutra de gás carbônico. Para que isso aconteça, foi firmada uma parceria com a Moss, uma empresa que vende tokens de crédito de carbono, que é quanto o carbono vale em blockchain. Funciona da seguinte forma: os créditos vêm de projetos florestais na Amazônia e o dinheiro investido serve para incentivar os projetos ambientais, ajudando os proprietários de terras e as comunidades locais a manterem as florestas em pé.Os passageiros que comprarem passagem para Fernando de Noronha conseguem resgatar com a Moss o certificado de créditos de carbono já compensados depois de seus voos, além disso, se quiserem, podem comprar mais créditos para neutralizar a emissão de gás carbônico para as outras rotas que compõem a viagem depois de Recife (por exemplo, para voltar para São Paulo, Porto Alegre ou Belo Horizonte). 

Essas ações também têm como intuito mostrar que é necessário para as empresas se preocuparem com o impacto de seus serviços no planeta e nas mudanças climáticas, mas também lembrar a todos que a importância de fazer a sua parte.