Santuário do Caraça: natureza e história entre as montanhas de Minas

É uma beleza a clássica foto do Santuário do Caraça, emoldurado pelas montanhas verdes de Minas Gerais. Situado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, a 120 km de Belo Horizonte, o antigo colégio de padres tem muita história para contar e é rodeado de uma natureza exuberante, com cachoeiras, picos e muitos animais, como lobos-guarás, antas e aves. Confira:

Banhos em meio à natureza

A Cascatinha é a mais popular cachoeira do Santuário do Caraça, porque fica a apenas 2 km do centro de visitantes. Tanto que a visita à Cascatinha está inclusa no passeio de um dia da CVC, disponível para quem está hospedado em Ouro Preto ou Belo Horizonte. As quatro corredeiras e quatro piscinas naturais da Cascatinha são muito refrescantes, principalmente no auge do verão.

Já a Cascatona exige um pouco mais de fôlego – e tempo. A trilha de 6 km é toda pontuada pela beleza da Mata Atlântica. Na chegada, é uma delícia dar um mergulho na sua água gelada e ainda admirar um visual incrível do Vale do Sumidouro a partir do Oratório da Cascatona.

Para quem deseja se refrescar sem andar muito, o Banho do Imperador é o lugar ideal. Como o próprio nome indica, o próprio Imperador Dom Pedro II tomou banho no local quando visitou o Santuário do Caraça no século 19. E os alunos do antigo colégio costumavam se banhar toda semana no agradável local, que é rodeado de árvores e fica a uma curta caminhada do Santuário do Caraça. 

Lobos-guarás e visual dos picos

O lobo-guará é o símbolo do Santuário do Caraça. Como é lindo e imponente! Alguns exemplares deles aparecem na sede à noite, atraídos pelos pedaços de carne oferecidos pelos padres. E chegam bem perto dos visitantes. Outros animais da Serra do Caraça são as antas, os cachorros-do-mato e as mais de 340 espécies de aves, de muitas cores e tamanhos.

Além de curtir a rica fauna da região, você também pode admirar a exuberante paisagem das montanhas de Minas Gerais do alto. Basta escolher entre os vários picos para curtir o visual da região. O Pico da Carapuça, o Pico do Sol e o Pico Três Irmãos são alguns deles. Todos exigem um bom esforço físico para encarar trilhas, que devem ser acompanhadas por um guia.

Visita de Dom Pedro II e história

“Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”, disse o imperador Dom Pedro II em seu diário, durante roteiro realizado pelo Estado em 1881. “Não posso descrever tamanha beleza!… Admirei as montanhas por detrás da casa, entre as quais a chamada Carapuça… Estive na biblioteca, onde encontrei bons livros e edições antigas… Estou satisfeitíssimo com o Caraça.”

A biblioteca citada pelo imperador ainda existe e hoje guarda 30 mil volumes, incluindo cerca de 15 mil obras raras. Outra joia do Santuário do Caraça é o órgão de 700 tubos da igreja neogótica Nossa Senhora Mãe dos Homens, de 1876. A igreja está ligada a duas alas laterais, de estilo barroco.

O santuário ainda mantém ruínas do antigo seminário, erguido em 1774 e 1775 para originalmente sediar uma pousada de tropeiros da Estrada Real. Com tanta riqueza arquitetônica, história e natural, o Caraça agrada diferentes públicos, incluindo aventureiros e pessoas simplesmente em busca de um merecido descanso.

Passeio CVC para o Santuário do Caraça

Quer conferir as belezas do Santuário do Caraça? A CVC oferece um passeio de um dia para lá, saindo de Ouro Preto, por R$ 274 por pessoa (mínimo de duas pessoas). Inclui transporte, guia e passeio à Cascatinha. Consulte uma loja CVC e também valores a partir de Belo Horizonte.

Fotos: Eduardo Franco (abertura e lobo-guará), Acervo Setur – MG (Cascatinha).