Alimentação vegetariana e vegana em viagens: 6 dicas para facilitar a sua vida

Manter uma dieta vegetariana ou vegana durante a sua viagem pode apresentar desafios, mas é superpossível: no mundo todo, há cada vez mais opções pensadas para as pessoas que optam por essa alimentação, principalmente em grandes cidades.

A seguir, selecionamos cinco dicas essenciais para te ajudar nessa empreitada. O mais importante é, no geral, pesquisar bastante e se planejar com antecedência.

Alimentação vegetariana e vegana em viagens: veja nossas dicas

Peça com antecedência o menu veggie no avião
As companhias aéreas costumam oferecer um menu sem carne sem cobrança adicional, mas é preciso solicitar pelo menos 72 horas antes do voo. Geralmente, você pode pedir pelo site, no momento da reserva do voo. Se não ver essa opção, entre em contato com a central de atendimento por telefone, Whatsapp ou email, ou com ajuda do seu agente CVC. Vale reforçar seu pedido na hora do check-in.

Leve alguns lanches e ingredientes de casa

A depender do seu destino e do estilo da viagem, pode ser interessante levar algumas comidinhas com você, como porções de biscoitinhos, frutas e oleaginosas. No caso dos veganos, dá para levar pasta de amendoim para passar no pão de manhã, pois ela não precisa ficar na geladeira.

Pesquise antes de sair do hotel

Capriche na pesquisa antes de embarcar para o seu destino e já chegue lá com uma listinha de restaurantes vegetarianos/veganos à mão. Use o Google, claro, mas também sites e aplicativos como o Happy Cow. Outro caminho é seguir viajantes veganos nas redes sociais e procurar perfis que reúnam restaurantes sem carne na cidade específica que você vai visitar.

Há cada vez mais restaurantes vegetarianos, principalmente em grandes cidades

Escolha uma hospedagem com cozinha

Dependendo do tipo de viagem que você vai fazer, vale procurar uma hospedagem que tenha fogão e microondas, para que, em horas de aperto, você possa cozinhar. Outra ideia é comprar alguns itens no supermercado e guardar no frigobar para comer no café da manhã, por exemplo, caso não tenha muitas opções sem derivados de animais.

Procure restaurantes de especialidades que costumam ter opções sem carne

Restaurantes italianos, por exemplo, sempre tem massas com acompanhamentos vegetarianos. Nos árabes, costumam haver pratos como hommus, falafel e tabule. Nos indianos e tailandeses, bons curries de vegetais. Em restaurantes contemporâneos, costuma haver pelo menos uma ou duas opções veggie. Se for vegetariano, sempre dá pra resolver o jantar com pizza.

Um lanche de falafel pode salvar os vegetarianos e veganos nas viagens

Pergunte se pode trocar a carne por ovo

Para os vegetarianos, uma solução para comer em restaurantes mais simples, quando estiver viajando pela costa ou pelo interior do Brasil, por exemplo, é pedir para trocar a carne pelo ovo. Se estiver à beira-mar e o lugar servir “prato-feito” com peixe, pergunte se podem colocar ovo no lugar.