Sabia que o fim do verão e o começo do outono são ótimas épocas para viajar e pegar praias mais vazias e preços melhores no geral?
Com a chegada da baixa temporada, os destinos de praia mais badalados do Brasil ficam mais acessíveis: os preços das passagens aéreas, das hospedagens e até dos passeios tendem a ser menores em comparação com o alto verão.
A seguir, selecionamos alguns desses lugares incríveis, com sugestões de pousadas e hotéis.
8 destinos de praia para aproveitar no fim do verão e início da baixa temporada:
Trancoso (Bahia)

O vilarejo a 47 km de Porto Seguro resume bem a expressão “hippie-chique”: sua essência rústica vive em sintonia com um toque de sofisticação. Os preços sobem muito na alta temporada, mas, no fim do verão, é possível encontrar tarifas mais em conta. Por lá você encontra, além de belas praias enfeitadas por falésias, uma porção de beach clubs, restaurantes, bares, lojas e casas de shows, tudo espalhado por um centrinho com casinhas coloniais coloridas.
Onde se hospedar em Trancoso:
Pousada Recanto de Trancoso – $
Pousada Cajueiro Trancoso – $$
Aysú Trancoso Boutique Hotel – $$$
Praia do Forte (Bahia)

Localizada na chamada Linha Verde, estrada que segue pelo litoral norte da Bahia, Praia do Forte é um destino de praia completíssimo. Fica pertinho de Salvador, tem farta oferta de hospedagem (que fica mais em conta no fim do verão), muitos restaurantes e uma vila charmosa para passear no fim da tarde. E as faixas de areia são lindas, claro, com vários trechos com piscinas naturais e ninhos de tartarugas-marinhas – aliás, foi em Praia do Forte que começou o Projeto Tamar.
Onde se hospedar na Praia do Forte:
Pousada Rosa dos Ventos – $
Pousada João Sol – $$
Tivoli Ecoresort Praia Do Forte – $$$
São Miguel dos Milagres (Alagoas)

Milagres é a parte mais concorrida da chamada Rota Ecológica, que exibe praias com mar tão turquesa que poderiam estar no Caribe. Fantásticas pousadas de charme predominam por ali, e as diárias para ficar nelas e fazer passeios pela região, que incluem visitas a piscinas naturais, ficam mais convidativas no fim do verão e na baixa temporada. É o lugar perfeito para uma viagem romântica e para quem quer passar alguns dias de sombra e água fresca.
Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres:
Pousada Praia Bonita Milagres – $
Reserva De Tatuamunha – $$
Jericoacoara (Ceará)

Jeri, como é conhecida, se tornou um dos destinos de praia mais desejados do Brasil, com hotéis sofisticados, restaurantes variados e beach clubs badalados. Mas muitos de seus prazeres rústicos ainda estão lá, como as ruas de areia e a ampla área natural, protegida por um parque nacional, com mangue, praias e dunas. Os passeios de bugue e as diárias das hospedagens tendem a ser menores no fim do verão e na baixa temporada.
Onde se hospedar em Jericoacoara:
Mini Hotel Dunas – $
Rox By Essenza Hotel – $$
Pousada Naquela Jericoacoara – $$$
Praia da Pipa (Rio Grande do Norte)

Que tal aproveitar a baixa temporada para conhecer o point mais badalado do litoral potiguar? O centrinho charmoso e organizado abriga uma ampla oferta gastronômica e boêmia, com desde pizzaria a bar de tapas e sanduicheria uruguaia. Bem perto, há faixas de areia como a Praia do Madeiro, que exibe falésias cobertas de mata preservada e mar verdinho. Passeios de jardineira levam para conhecer a região mais a fundo, entre chapadões, piscinas naturais e dunas.
Onde se hospedar na Praia da Pipa:
Pousada Pedra D’Água Pipa – $
Pipa Lagoa Hotel – $$
Hotel Ponta do Madeiro – $$$
Porto de Galinhas (Pernambuco)

Porto de Galinhas é um destino best-seller da CVC. A praia, que fica no município de Ipojuca, a 66 km de Recife, é tão famosa e bonita que seu nome acabou virando sinônimo também para as enseadas vizinhas, como Muro Alto e Cupe. O mar clarinho, rodeado de resorts e represado por corais, é morninho o ano todo. No fim do verão e na baixa temporada no geral, você pode aproveitar esse paraíso pagando menos.
Onde se hospedar em Porto de Galinhas:
Pousada Girassol – $
Malia Resort By Mai – $$
Armação Resort Porto De Galinhas – $$$
Búzios (Rio de Janeiro)

Depois que as multidões de turistas do verão já foram, fica mais fácil curtir as várias praias de Búzios. Com mar aberto, Geribá reúne surfistas, jovens e clubes de praia agitados. Famílias com crianças ocupam as águas tranquilas da Praia das Tartarugas; celebridades são vistas nas pequenas Azeda e Azedinha e os estrangeiros gostam de João Fernandes. Com o cair da tarde, aumenta a movimentação da Rua das Pedras e sua continuação, a Orla Bardot, endereços de muitos restaurantes, bares, lojinhas e pousadas charmosas.
Onde se hospedar em Búzios:
Pousada Brisas de Búzios – $
Apa Pau Brasil Eco Praia Hotel – $$
Pousada Vila Pitanga – $$$
Florianópolis (Santa Catarina)

Floripa é muito convidativa no fim do verão, principalmente em março e abril, quando as praias ficam mais vazias e, as hospedagens, mais econômicas. E o tempo ainda está firme, bom para curtir faixas de areia como Barra da Lagoa, Jurerê e Joaquina. À tarde e à noite, dá para visitar a sede do Projeto Tamar e curtir os restaurantes de frutos do mar do Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa.
Onde se hospedar em Florianópolis:
Pousada Pedra Rosa – $
Bossa Jurerê Hotel – $$
Costa Norte Ponta das Canas Hotel – $$$