9 cidades pequenas da Europa que você precisa conhecer!

Castelo Neuschwanstein, Alemanha

Se você ama viajar, com certeza já descobriu lugares incríveis explorando um destino sem pressa. Traçar uma rota e aproveitar as surpresas pelo caminho é uma ótima forma de curtir as cidades pequenas da Europa. Lugares como AlemanhaItália e Suíça são destinos certeiros para se deparar com pequenas cidades irresistíveis quando o assunto é charmeCastelosmuralhas e outras construções históricas apaixonantes garantem roteiros que unem belezas naturais e arquitetura.

Você pode começar reservando voos baratos para a Europa e planejar o caminho até cidades maiores e mais famosas, e depois, ir parando ao longo do trajeto para ver o que há de interessante no interior do país. De repente, é naquele vilarejo charmoso que você vai encontrar uma refeição inesquecível, um souvenir exclusivo ou as fotos lindas com um cenário que você nem imaginava. Além disso, nos pequenos municípios há mais chances de não ter que dividir espaço com tantos turistas. Nós listamos aqui algumas das cidades mais bonitas da Europa para você se inspirar!

Berchtesgaden, Alemanha
Aproveite a visita a Berchtesgaden e faça relaxantes passeios de barco (Crédito: Shutterstock)

1 – Berchtesgaden, Alemanha

Berchtesgaden fica no meio dos alpes, pertinho da Áustria. A praça Schlossplatz e as piscinas termais são imperdíveis por lá. Do Parque Natural Berchtesgaden saem passeios de barco pra ver de perto as águas transparentes do lago Königssee. Já no alto das montanhas, há passeios para o Ninho da Águia, uma mansão de pedra que já foi de Hitler. O destino também faz parte do roteiro Alemanha Romântica, com trajeto pela Alemanha e Áustria.

Dinkelsbuhl, Alemanha
Dinkelsbuhl possui construções medievais bem conservadas (Crédito: Shutterstock)

2 – Dinkelsbühl, Alemanha

Em trajeto de aproximadamente 1h30 a partir de Stuttgart, você estará em Dinkelsbühl, conhecida como a cidade das torres. O município tem construções medievais bem conservadas e é cercado por vinícolas. No tour arquitetônico as estrelas são as fachadas em estilo enxaimel espalhadas pelas ruas históricas e tranquilas, além das 20 torres medievais. Viaje entre junho e agosto para curtir o clima ameno, em torno dos 20 graus.

Goslar, Alemanha
Goslar é uma das várias cidades históricas da Alemanha (Crédito: Shutterstock)

3 – Goslar, Alemanha

Cidade histórica na Alemanha, Goslar já foi referência na extração e comércio de metal. Um passeio curioso é pelas Minas de Rammelsberg, um complexo de minas de prata que virou museu. O local está entre as mais de 40 atrações alemãs que são consideradas Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. As fachada das igrejas e do palácio real são muito bonitas e tudo fica ainda mais encantador com a decoração caprichada na época dos mercados de Natal.

Manarola, Itália
Manarola fica na encosta de um penhasco, com uma vista fantástica para o mar (Crédito: Shutterstock)

4 – Manarola, Itália

Localizada em Cinque Terre, conjunto de vilarejos de cair o queixo no litoral da Itália, a pequena Manarola é sinônimo de comida deliciosa. A arquitetura por lá também deixa saudades em meio às fachadas coloridas. Como fica em uma área alta, a vista para o mar já vale o passeio. Se der para incluir atrações históricas no roteiro, vá a igreja de São Lourenço, erguida no século 12! Saindo de trem dá para se deslocar facilmente entre Gênova, Roma e Milão.

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Cidade medieval é uma das mais bem conservadas na Alemanha (Crédito: Shutterstock)

5 – Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

Com ares de conto de fadas, Rothenburg ob der Tauber te transporta para a Idade Média. É uma das cidades medievais mais bem conservadas do velho continente, repleta de construções históricas e muralhas. Reserve tempo para visitar a Praça do Mercado e os cafés por perto, a loja Weihnachtsdorf Käthe Wohlfahrt (onde é Natal o ano inteiro!) e não deixe de provar as guloseimas típicas, como os doces cobertos de açúcar e canela.

Schwangau, Alemanha
O castelo de Neuschwanstein é a grande estrela do turismo na cidade (Crédito: Shutterstock)

6 –  Schwangau, Alemanha

A estrela da cidade é o Castelo de Neuschwanstein. A ponte Marienbruck, destino de muitos casais apaixonados, tem um visual sensacional do castelo em meio à natureza e quando as temperaturas caem chega a ficar coberta de neve. Outro passeio sensacional é ir até a montanha Tegelberg para curtir o visual do alto do teleférico. Schwangau faz parte da Rota Romântica, área que abrange várias cidades medievais.

Volendam, Holanda
Vila de pescadores exibe casas de fachadas coloridas (Crédito: Shutterstock)

7 – Volendam, Holanda

Volendam, a 30 minutos de Amsterdã, é uma das vilas de pescadores da Holanda. As fachadas coloridas convidam para uma caminhada. É possível ver moradores com trajes folclóricos, provar pratos tradicionais com frutos do mar e ir de barco até a pequena Ilha Marken, ideal para encontrar artesanato. Há boa oferta de transporte público por lá. Se preferir garantir traslados entre várias cidades, veja nosso pacote para Volendam, passando também por Bélgica e França.

Wurzburg, Alemanha
Um dos pontos mais famosos de Wurzburg é a fortaleza Marienberg (Crédito: Shutterstock)

8 – Wurzburg, Alemanha

Wurzburg não foi poupada de bombardeios na época da Segunda Guerra Mundial e continua apaixonante e bem cuidada. Entre os locais mais visitados pelos turistas está a Fortaleza Marienberg e a ponte Alte Mainbruecke. Caminhar por lá fica ainda mais agradável na companhia de um vinho, principalmente se for do tipo Bocksbeutel, um símbolo local! A arquitetura barroca e os vinhedos também são memoráveis.

Zermatt, Suíça
Com visual de contos de fadas, Zermatt fica ainda mais bela no inverno (Crédito: Shutterstock)

9 – Zermatt, Suíça

Com apenas 5 mil habitantes, cerca de 1% da população de São Paulo, Zermatt tem a pista de esqui mais alta dos Alpes. A estrela da cidade é o monte Matterhorn, um dos mais famosos da Suíça, com mais de 4 mil metros de altitude. Acredita-se que a montanha é a mesma estampada nas embalagens do chocolate Toblerone. De lá dá para chegar facilmente a Zurique (trajeto de 3h). Zermatt e Zurique fazem parte da maioria dos pacotes para a Suíça da CVC.