Relato de viagem: Lisboa

Lisboa

Quer conhecer um pouco sobre Lisboa sob o olhar de quem visitou a bela capital de Portugal? Então vamos embarcar nessa aventura com Joabe Coelho, colaborador da CVC que esteve lá em novembro de 2019 e dá diversas dicas especiais de passeios. Bora conferir?

“Tive o prazer de conhecer um pouco de Portugal, pela primeira vez e fui totalmente surpreendido com o que encontrei. Um passeio pela capital é reviver a história local e também viajar à época dos descobrimentos.

Lisboa a capital do país, tem um ar de cidade do interior e cidade grande com belas paisagens e arquitetura histórica. Tem um mix de atrações históricas, vida noturna e calmaria. Comecei explorando a região de Belém, onde fica a tão famosa Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos e o delicioso pastel de Belém.

Como a região é mais afastada do centro histórico e do centro financeiro, onde ficam as principais regiões de hospedagem, recomendo que tire uma manhã para explorá-la. É fácil chegar de uber ou por meio de Hop On Hop Off, que facilita a locomoção pela cidade, já que com o ingresso de 1 dia você poderá, durante todo o horário de funcionamento, subir e descer do ônibus em qualquer uma das paradas que estão localizadas nos principais pontos da cidade – você pode ficar no ônibus e fazer toda a rota sem descer, tendo a primeira impressão da cidade e depois quando a rota for reiniciada, descer na parada que quiser e iniciar seu passeio.   

Como falei, recomendo iniciar pela região de Belém, começando pelo Pastéis de Belém, pastelaria tradicional fundada em 1837 e que dá origem ao nome do doce mais famoso de Portugal. Somente um pastel feito na pastelaria Pastéis de Belém pode levar o nome de pastel de Belém, qualquer outro é apenas pastel de nata. Chegue cedo, por volta das 9h para não encontrar muita fila, deguste o Pastel de Belém antes de iniciar o passeio pela região.

Bem ao lado da pastelaria encontra-se o Mosteiro dos Jerônimos, com o belo jardim da Praça do Império, onde se pode caminhar, tirar boas fotos, apreciar a vista e, claro, visitar o mosteiro que teve sua construção iniciada em 1501 e durou 100 anos. Hoje é patrimônio da humanidade pela Unesco.

Em seguida, do outro lado da praça, encontra-se o Padrão dos Descobrimentos, um dos cartões postais de Lisboa localizado à margem do Rio Tejo, monumento símbolo das expedições feitas por Portugal homenageando aos grandes navegadores portugueses. Além do monumento, ali tem talhado a Rosa dos Ventos com o mapa mostrando por onde passaram as navegações e os países descobertos por eles. Muitos moradores fazem caminhadas, andam de bicicleta ou patinetes por ali, já que a região é plana e facilita tal pratica. E você ainda tem a vista do Rio Tejo de um lado e da cidade no outro. Tive a experiência de locar um patinete elétrico e desbravar a região, o que foi muito legal!

Do Padrão dos Descobrimentos até a Torre de Belém, são aproximadamente 900 metros e existe espaço dedicado para bicicletas, pedestres e patinetes, então, recomendo a experiência. Se for de bicicleta/patinete, em poucos minutos estará na Torre de Belém, se for andando, em torno de 10 minutos.

A Torre de Belém é um dos monumentos mais visitados de Lisboa, foi construída entre 1514 e 1520 projetada para ser uma construção defensiva da cidade. Nos anos que se passaram a construção teve sua função alterada, passando a ser utilizada como aduana, farol e até como masmorra para presos políticos. Em 1907 foi classificada como monumento nacional e em 1983 patrimônio mundial da Unesco.

Se ainda estiver com a bicicleta/patinete, recomendo continuar o passeio pela região e explorar o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), museu de arte contemporânea em cujo topo você pode ter uma vista panorâmica da região, com a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e o Rio Tejo. Ali próximo está localizado o LX Factory, um complexo industrial que foi revitalizado e abriga diversos restaurantes e comerciantes locais – ideal para um bom almoço/jantar e fazer compras de souvenires e outras mercadorias locais.

Um local que indico é o Rio Maravilha, Gastropub que homenageia o Rio de Janeiro mesclando culinária brasileira com portuguesa, sendo ótima opção tanto para almoço quanto para jantar ou quem quer aproveitar a noite. Após o almoço, aproveitei para fazer um passeio panorâmico por Lisboa, conhecendo outras regiões com o Hippotrip, atração que leva os turistas de forma bem animada a conhecer a cidade por terra e pelo Rio Tejo!

Embarcamos em um ônibus anfíbio na doca de Santo Amaro e saímos para conhecer a Praça do Comércio, Chiado, Avenida Liberdade e passando novamente por Belém com destino ao Cais do Sodré onde iniciamos o passeio pelo Rio Tejo, sem trocar de veículo, o momento mais emocionante do passeio quando o ônibus entra no rio. Após cruzeiro pelo Rio Tejo, o passeio termina na Doca onde foi o ponto de partida.

Aproveite o restante da tarde para passear pela Praça do Comercio, subir a Rua Augusta passando pelo Arco da Rua Augusta conhecendo o coração do Chiado subindo até a Praça do Rossio, que divide o Chiado e a Avenida Liberdade, principal avenida para compras com diversas lojas de marcas renomadas mundialmente. À noite, conheça o Bairro Alto, principal ponto de vida noturna ou a Rua Rosa com opções de bares para aproveitar a noite Lisboeta até as 2h da manhã, pois a lei local obriga os estabelecimentos a fecharem este horário!”

Fotos: Joabe Coelho.

Quer fazer um passeio incrível por Lisboa? A CVC te leva!

Compre aqui no Brasil seu passeio panorâmico pela capital dentro de um veículo Hippotrip. O passeio tem duração aproximada de 1h30, passando por locais como a Praça do Comércio, Praça Marquês de Pombal, Jardim da Estrela, Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Decobrimentos e Torre de Belém. E ainda tem um “mergulho” no Rio Tejo, com o veículo anfíbio passeando sobre as águas!

Para adquirir o passeio, basta ir a uma das lojas CVC ou pelo telefone 😉