Vai para o Catar? Descubra tudo o que precisa saber sobre sua viagem!

Doha

O jogo de futebol mais esperado do ano está próximo de acontecer e desta vez um time brasileiro está na disputa pela taça de campeão. O torneio acontecerá entre 11 e 21 de dezembro, em Doha, no Catar.

Se você está de malas prontas para conferir esse jogaço, corra para a CVC e garanta agora as melhores ofertas para o Catar!

O que fazer no Catar

Situado a oeste da Arábia Saudita, o Catar vem se transformando em um polo cultural e tecnológico do Oriente Médio nos últimos anos. Com um dos maiores PIB per capita do mundo, antes a calma Doha, capital do país, é hoje uma metrópole com edifícios modernos e museus de vanguarda.

O torneio de futebol acontece bem nos meses de inverno, o que é ótimo! Este é o período mais indicado para conhecer o país, quando as temperaturas estão mais suaves, variando entre 17°C e 20°C. Entre os passeios mais indicados para fazer no Catar estão o Museu de Arte Islâmica, uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o povo árabe e o islamismo.

Visite ainda o Souq Waqif, região de Corniche, espécie de mercado a céu aberto repleto de lojas, onde você pode comprar especiarias, frutas secas, tecidos, roupas e outros produtos. Outra dica de compras é ir ao shopping Villagio Mall, inspirado na cidade de Veneza, com 200 lojas e um canal artificial com direito a gôndolas.

Aproveite para ir também ao Museu de Arte Islâmica, um dos principais cartões postais de Doha. O projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, norte-americano de origem chinesa, responsável pelo projeto da pirâmide de vidro do Museu do Louvre em Paris e pelo arranha-céu do Bank of China em Hong Kong.

E para quem gosta de experimentar novos sabores, prove pratos típicos como Machbous (risoto com carne ou marisco), Haruf (arroz de cordeiro assado), Umm Ali (pudim de pão com nozes e uva passa) e Mehalabiya (flan com pistache). Um ponto importante é que, apesar dos muçulmanos serem proibidos de adquirir ou consumir bebidas alcoólicas, os estrangeiros estão liberados tanto para o consumo quanto para a compra.

Dicas

Por ser um país islâmico, é preciso observar algumas regras de vestimenta no Catar. Não é recomendável o uso de roupas curtas, transparentes, decotadas e muito justas. Nas mesquitas, mulheres devem usar lenço em volta da cabeça e ombros. Todos devem vestir roupas largas, cobrindo braços e pernas.

Uma boa notícia para quem vai fazer a viagem ao Catar é que cidadãos brasileiros não precisam solicitar ou pagar por um visto de entrada. O visto é emitido diretamente no aeroporto com a apresentação do passaporte com validade mínima de seis meses e passagem de ida e volta. A estadia máxima para esse visto concedido é 30 dias durante uma única viagem ou viagens múltiplas. A validade da isenção é de 30 dias da data de emissão e prorrogáveis por mais 30 dias.