Inverno na América do Sul: os melhores destinos para curtir o frio

Bariloche

Se você é daqueles que ama o frio e não vê a hora de chegar o inverno para pegar o casaco e sair por aí para conhecer novas – e geladas! – paisagens, então está na hora de se programar. No hemisfério sul, o inverno começa oficialmente dia 21 de junho e em alguns países dá até para ver neve. Vambora?

Buenos Aires

Buenos Aires

A capital da Argentina é um charme só: com shows de tango, vinhos e uma gastronomia deliciosa. Nos meses de inverno a temperatura em Buenos Aires é sempre muito baixa, com média em torno de 11°C. Durante o dia o frio é moderado, mas à noite pode atingir 0°C! Prepare os casacos e as botas e aproveite para passear pela Calle Florida, , calçadão do Centro que vende todo o tipo de produtos. Outros pontos comerciais muito famosos são a Rua Murillo, a Plaza Serrano e os outlets localizadas na avenida Córdoba, na rua Aguirre e na rua Gurruchaga, no bairro Palermo, e nas ruas Herrera e Iriarte, em Barracas.

Bariloche

Destino de inverno mais famoso da Argentina, Bariloche é invadida por brasileiros nessa época do ano. Localizada ao norte da Patagônia Argentina, lá você poderá esquiar nos cerros espalhados pela região, visitar o bar feito de gelo e se deslumbrar com montanhas e lagos. Outra grande atração é o Parque Nacional Nahuel Huapi, com 700 mil hectares. A época de neve começa oficialmente entre meados de junho e início de outubro, com maior força no mês de agosto. Durante o inverno, as temperaturas ficam entre 0°C e 5°C no centro da cidade. No alto das montanhas, os termômetros são sempre negativos. 🙂

Ushuaia

Ushuaia

Literalmente no fim do mundo, Ushuaia é a cara daqueles destinos para aventureiros: cidade mais ao sul do planeta, com montanhas, geleiras, bosques, colônias de pinguins e grandes mamíferos marinhos. Situada na Ilha Nacional da Terra do Fogo, Ushuaia fica no extremo sul da Argentina e é fantástica no inverno, quando a temperatura varia entre 2°C e -10°C. Para começar, neve! No final de junho e até o começo de setembro é bem comum ter neve por lá e o Cerro Castor é uma das melhores estações de esqui da América do Sul.

Montevidéu

Apesar da neve ser muito rara, a capital uruguaia é bem gelada no inverno, com média de temperatura de 10°C. Roupas quentes, cachecóis e luvas são bem-vindos nessa época do ano. O charme fica por conta do clima europeu da cidade, com árvores que perdem as folhas. Aproveite para visitar cafés e casas de chá, a gastronomia e as vinícolas dos arredores de Montevidéu, onde poderá degustar vinhos e curtir uma paisagem linda.

Santiago, Farellones

Santiago

A capital do Chile é um prato cheio para o turismo no inverno. Nos arredores da cidade existem diversas pistas de esqui, com destaque para o Valle Nevado e a montanha El Colorado, ambos distantes cerca de 60 km de Santiago e a Farellones, localizada a 36 km da capital. Outra boa pedida é conhecer as vinícolas chilenas, degustando vinhos e aprendendo sobre os processos de fabricação. E nos restaurantes da cidade vários grupos de dança costumam apresentar durante o jantar a Cueca, dança típica bem animada.

☃ Aproveite o inverno no Brasil 

Gramado

No Brasil, a Serra Gaúcha reina absoluta quando falamos de destinos de inverno. Com paisagens naturais lindas, gastronomia com raízes alemãs e italianas, além de muitas atrações, as cidades recebem muitos turistas nessa época. Gramado, Canela e Bento Gonçalves são as mais famosas, mas a região conta com muitos municípios charmosos e repletos de boas opções de passeios.

Em São Paulo, a cidade de Campos de Jordão conta com ótima infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, além do Festival de Inverno, maior evento de música clássica da América Latina. Já Monte Verde, localizada na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, é ótima para viagens românticas. O friozinho da serra combinado com a comida típica é simplesmente imperdível.