Tudo sobre o Deserto de Atacama

Localizado no Chile, o Deserto de Atacama oferece paisagens de tirar o fôlego. Entre os destaques estão as lagoas de tons intensos de azul, jatos de água que brotam do chão a mais de 80ºC e muito mais. Confira tudo sobre esse destino tão incrível:

O que fazer no Deserto de Atacama? 

Considerado o deserto mais alto do mundo, o Atacama reserva belezas naturais extraordinárias que parecem até saídos de um filme de fantasia. O vilarejo possui muitos passeios para você fazer, como o Valle de La Luna + Valle de La Muerte, Laguna Cejar, Geysers del Tatio e Lagunas Altiplânicas. Esses quatro passeios são bem tradicionais e fazem diversas paradas. 

No Valle da Lua você verá formações de sal, uma duna enorme e poderá caminhar em um cânion. Já a Laguna Cejar é um passeio para fazer mergulhos na lagoa que tem 40% de sal, e faz com que os viajantes entrem na água, mas não afundem. É uma experiência inesquecível. 

O passeio às lagunas altiplânicas leva às lindas lagoas Miscanti e Miñiquez, além de conhecer também a Laguna Chaxa, que tem flamingos e o deserto de sal. Visite também na sua viagem para o Atacama os geysers del Tatio, que são fendas no solo com pequenas erupções. 

Como chegar no Atacama? 

Para chegar em San Pedro de Atacama você precisa pegar um voo para Calama. Eles fazem escalas em Santiago, por isso vale a pena aproveitar a parada para ficar alguns dias na capital chilena.

Onde ficar no Deserto do Atacama

Ocupando uma área enorme, alguns vilarejos e cidades estão localizados ao longo do Atacama, mas o local com melhor estrutura é San Pedro de Atacama, que fica a 100 km de Calama, cidade de grande porte.

Apesar de pequena, a vila de San Pedro de Atacama oferece bons hotéis, albergues, acomodações tipo bed & breakfast, até mesmo opções de hotéis all inclusive!

Quando ir ao Atacama

É possível fazer a viagem ao Deserto do Atacama o ano inteiro. A média é de 300 dias de sol por ano e o deserto proporciona notar melhor as diferenças entre verão e inverno. No verão as temperaturas ficam entre 5°C e 25°C, podendo passar dos 40°C. Já no inverno, os termômetros ficam entre 1°C e 20°C, com temperaturas negativas nas noites mais frias.