Descubra o que fazer em Cartagena: as principais atrações do destino mais famoso da Colômbia

Islas del Rosario

Há muito o que fazer em Cartagena, uma das cidades coloniais mais encantadoras das Américas. 

Na costa colombiana, banhada pelo Mar do Caribe, Cartagena seduz com seu colorido centro histórico cercado por muralhas, onde antigos casarões e sobrados abrigam hoje lojas, restaurantes e cafés. Há muitas construções incríveis para visitar, como o Castelo de San Felipe de Barajas, obra militar de defesa construída pelos espanhóis.

E a cidade soma aos seus encantos, ainda, a intensa vida noturna, a gastronomia cheia de personalidade e as paisagens exuberantes, com praias e ilhas de areia branquinha e águas sempre mornas a curtas distâncias. Não à toa, ela serviu não só de inspiração, mas também de lar, para o escritor Gabriel García Márquez, conhecido pelas suas obras de realismo mágico.

O que fazer em Cartagena:

CASTELO DE SAN FELIPE DE BARAJAS

Para conter os avanços de inimigos, os espanhóis construíram sobre o monte São Lázaro a maior fortaleza de todas as suas colônias americanas. No século 18, o forte bloqueou o avanço de tropas britânicas – dizem que, se não fosse pela estrutura militar de Cartagena, a América do Sul, hoje, falaria inglês. Do castelo, que fica fora da zona amuralhada, é ampla a vista sobre a Baía de Cartagena; e também é possível percorrer os estreitos corredores por onde antes circulavam os soldados.  

Forte de San Felipe de Barajas, Cartagena
Castillo San Felipe de Barajas

PLAZA SANTO DOMINGO E PLAZA SANTA TERESA

Essa é uma das mais animadas praças do Centro Histórico à noite, rodeada de bares. Durante o dia, vale a visita à Igreja de Santo Domingo, a primeira da cidade, que começou a ser construída em 1577, com um belo altar barroco. Outra atração por ali é a escultura Gertrudis, ou La Gorda, do artista colombiano Fernando Botero. Já a Plaza Santa Teresa é um dos melhores lugares da cidade para curtir o fim da tarde e ouvir música ao vivo nos bares e restaurantes com mesas ao ar livre. 

LAS BÓVEDAS

Em Cartagena pode-se comprar lindas peças de cerâmica, chapéus, itens de couro, redes, esculturas de madeira, conchas, cestaria, vestidos de algodão e as coloridas bolsas wayuu, tradicionais da Colômbia. O melhor lugar para encontrá-los é em Las Bóvedas, antiga prisão do centro histórico que hoje conta com mais de 20 lojas no lugar das celas.

MUSEUS

Cartagena tem uma série de museus que retratam diferentes temas de sua história. O Palácio da Inquisição é um casarão do século 18 onde a igreja espanhola interrogava e punia os hereges e as “bruxas”. Hoje, abriga o Museu Histórico, com réplicas de instrumentos de tortura. O Museu do Ouro, por sua vez, guarda peças feitas pela civilização zenu, que habitou o Norte da Colômbia até a chegada dos espanhóis. Já o Museu das Fortificações conta a história e o funcionamento das muralhas, enquanto o Museu Naval do Caribe recria o passado de Cartagena do ponto de vista marítimo.

IGREJAS

As igrejas do Centro Histórico estão entre os principais pontos turísticos de Cartagena. É imperdível a visita à Igreja San Pedro Claver, onde também fica situado o Museu Afro-Caribenho; o Claustro San Agustin, antiga casa da ordem de Santo Agostinho que hoje sedia a Universidade de Cartagena; a Catedral de Santa Catalina de Alejandría, parcialmente destruída pelo pirata Drake para ser transformada em um posto de defesa contra os espanhóis, no século 16; e a Igreja Santo Toribio, que guarda uma bala de canhão em um de seus pilares centrais.

Igreja San Pedro Claver

PÔR DO SOL

Cartagena oferece cenários espetaculares para assistir ao pôr do sol. Um dos pontos mais famosos é o Café del Mar, localizado nas muralhas da cidade, onde a vista panorâmica do mar e da cidade antiga cria uma atmosfera única. Quem busca uma perspectiva mais elevada pode ir de táxi ao Convento de la Popa, que proporciona vistas de tirar o fôlego.

MONUMENTO A GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

O escritor e jornalista colombiano, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, era apaixonado por Cartagena, onde tinha uma casa de veraneio (que hoje só pode ser vista de fora). No centro histórico, fica o monumento com um busto em homenagem a “Gabo”, onde suas cinzas estão depositadas. Em algumas obras do escritor, como O Amor nos Tempos de Cólera e Do Amor e Outros Demônios, Cartagena aparece como cenário.

GETSEMANÍ

Fora da cidade amuralhada, o bairro proporciona uma experiência autêntica e cultural. Ao caminhar por suas ruas, você encontra murais de arte urbana e uma boa variedade de cafés, bares e restaurantes. Aproveite para visitar praças como a Plaza de la Trinidad, que fica superanimada no fim da tarde. Não perca a foto na Calle de las Sombrillas, enfeitada com guarda-chuvas coloridos.

BOCAGRANDE

O setor mais moderno da cidade tem prédios altos que abrigam hotéis, restaurantes, shoppings e casas noturnas. A praia é uma boa opção para famílias com crianças, que se divertem no mar morninho e tranquilo. O visual, porém, não é caribenho: para visitar aquelas praias paradisíacas é preciso pegar passeios de barco ou ir de carro para faixas de areia mais distantes.

ISLA BARÚ

A península, que costuma ser chamada de ilha, é delimitada pela Baía de Cartagena, pelo Canal do Dique e pelo Mar do Caribe. Ali tem lindas praias com areia clara e águas transparentes; uma das mais famosas é a Playa Blanca, que tem estrutura para passar o dia todo (fica bem cheia nos fins de semana).

Playa Blanca, Cartagena
Playa Blanca, Cartagena

ISLAS DEL ROSARIO

A 100 km da costa de Cartagena, o arquipélago de 27 ilhas tem diversas praias de areia branca, águas cristalinas e uma deslumbrante vida marinha, que você pode explorar em um mergulho de snorkel. Passeios de barco levam até lá em roteiros que podem incluir o Oceanário, a ilha de Tierra Bomba, a Isla del Tesoro e a Isla Grande.  

E aí, anotou o que fazer em Cartagena? Para reservar a sua viagem à Colômbia com as melhores tarifas, visite uma de nossas lojas.