Dicas de Jericoacoara: roteiro de seis dias pronto para usar

Um dos destinos de praia mais procurados do litoral do Ceará (e do Brasil todo!), Jericoacoara encanta com sua mistura de rusticidade e sofisticação.

Essa vila de ruas de areia tem hotelaria turbinada, diversos restaurantes e uma vida noturna para lá de animada. As paisagens ao redor incluem dunas, mangues, formações rochosas, lagoas de água cristalina e um pôr do sol deslumbrante.

Para saber como aproveitar sua viagem, preparamos um roteiro completo de seis dias com várias dicas de Jericoacoara, incluindo passeios e restaurantes. Vem ver!

Lojas do Vilarejo de Jeri

Dicas de Jericoacoara: roteiro de seis dias pronto para usar

1° Dia: A vila de Jeri é supercharmosa. São três ruas principais, São Francisco, Principal e do Forró, ligadas por ruelas como o Beco das Flores e o Beco Doce. O movimento gira em torno da Praça Edvá Esmerino da Silva, a pracinha central de Jeri, com bancos em formato de canoas, quiosques, um letreiro para tirar fotos e muitos bares e restaurantes. Aproveite o dia da chegada para bater perna e assistir ao pôr do sol na praia principal, ou quem sabe com um drinque no Café Jeri.

2° Dia: Faça o passeio Passeio à Lagoa do Paraíso, no qual você pode tirar a famosa foto deitado em uma rede dentro da lagoa. Localizada a 30 km de Jericoacoara, ela exibe areias brancas e águas cristalinas. Além de relaxar neste cenário paradisíaco, é possível fazer um passeio de barco, praticar kitesurfe, tomar uma bebida refrescante, degustar frutos do mar e saborear pratos regionais em lugares como o The Alchymist, um beach club sofisticado. À noite, uma boa pedida para o jantar é o restaurante Pimenta Verde.

É possível chegar até a Pedra Furada caminhando

3° Dia: Aproveite a praia da vila e escolha um restaurante beira-mar para almoçar. O Club Ventos tem uma área gostosa e promove aulas de kite e windsurfe. Se a maré estiver baixa, você pode caminhar até a Pedra Furada, o cartão-postal de Jeri, pela Praia da Malhada; se não, vá pelo Morro do Serrote. À noite, aproveite a música ao vivo do bar da Dona Amélia ou do Samba Rock Café.

4° Dia: Faça o Passeio ao Mangue Seco e ao Lago Grande para conhecer mais belezas da paisagem de Jeri. Primeiro, você atravessa de balsa o Rio Guriú e faz uma parada para conhecer um berçário de cavalos-marinhos. Na chegada a Mangue Seco, em Camocim, há tempo livre na praia fluvial para tomar banho de rio e deitar em redes à sombra da vegetação do manguezal. O passeio continua para o Lago Grande, com águas calmas e cristalinas e vários restaurantes e bares que oferecem pratos típicos da região. À noite, o charme do restaurante Na Casa Dela é irresistível.

5° Dia: Procure os passeios ao lado leste de Jeri, que passam pela Árvore da Preguiça, pela Praia do Preá, pelo Buraco Azul, pela Lagoa Azul e pela Lagoa do Amâncio. Para um jantar especial, vale conhecer o Bistrô Caiçara.

buraco-azul-jijoca-de-jericoacoara
Buraco Azul em Jijoca de Jericoacoara.

6° Dia: Aproveite para conhecer as atrações que possam ter ficado de fora nos dias anteriores e fazer comprinhas de artesanato para fechar a viagem. De frente para o mar, a Jeri Arte é a maior loja da vila, com produtos que vão de acessórios e objetos de decoração a cachaças artesanais. Quem gosta de trabalhos manuais também se encanta com as peças das crocheteiras da região, entre roupas, toalhas de mesa e outros produtos.