João Pessoa: praias, história e natureza

Vista aérea de João Pessoa

A bela capital da Paraíba, João Pessoa, é uma das cidades mais antigas do Brasil e por isso preserva como poucas a sua história. Mas também é dona de um litoral de praias paradisíacas, coqueirais a perder de vista e imensas falésias. A cidade conta ainda com uma reserva florestal bem preservada. De qualquer ângulo, João Pessoa é linda. ❤

Alvorecer e praias incomparáveis
Estar em João Pessoa é desfrutar de alguns privilégios. Um dele é assistir ao nascer do sol antes de qualquer outra cidade nas Américas. Quando o assunto é praia, a orla da capital conta com ótima infraestrutura, com quiosques, estacionamento e duchas. Destaque para as praias de Tambaú, Bessa e Cabo Branco, no perímetro urbano e para o litoral sul (já no município vizinho de Conde), como Coqueirinhos, Tabatinga e Tambaba, a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste. No litoral norte ficam os melhores picos de surfe.

 

Para quem gosta de piscinas naturais, não pode perder o passeio para as Piscinas do Seixas, distante 500 metros do Ponto mais Oriental das Américas. Para chegar até o imenso banco de corais, que ficam visíveis quando a maré está baixa, é necessário utilizar um serviço de catamarã, com direito a serviço de bar, som e guia de turismo. Do embarque até o local de chegada são apenas 10 minutos.

Parques e natureza
João Pessoa conta com várias áreas verdes, como a Mata do Buraquinho (Jardim Botânico), a Mata do Amém e o Parque Arruda Câmara, mas conhecido como Bica, que abriga o jardim zoológico. O Parque Solon de Lucena é um dos recantos mais bonitos da capital, com lagoa natural e jardins do paisagista Burle Marx. E no Jardim Botânico, além do visual incrível, você encontra estações de educação ambiental ao longo das trilhas do Rio e da Preguiça trazendo elementos relacionados com história, botânica e ecologia.

História e monumentos
Entre os muitos monumentos barrocos, um merece destaque:  o Conjunto Franciscano, formado pela igreja de São Francisco e Convento de Santo Antônio, que começou a ser construído em 1589, quatro anos depois da fundação da cidade. Atualmente o conjunto funciona como Centro Cultural e abriga exposições de todos os tipos. Conheça ainda a  Basílica de Nossa Senhora das Neves, datada de 1586, e a Igreja e Mosteiro de São Bento, construção dos frades beneditinos.

 

Mercado de artesanato
Depois de muita praia e passeios pelo centro, que tal umas comprinhas? Nossa dica é conhecer o Mercado de Artesanato da Paraíba, com 128 lojas e duas lanchonetes, além de um amplo estacionamento. O MAP possui uma ótima infraestrutura e é dividido em dois pavimentos. Lá você encontra redes, mantas, cerâmica, trabalhos em madeira, crochê, arte em fuxicos, joias artesanais, esculturas e artes plásticas em geral.

Dicas de hotéis na Paraíba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Fotos Acervo PBTur/ Cacio Murilo, Edgley Delgado e Antonio Davi

 

 

Vale-Viagem

 

Aproveite e compre sua viagem com o cartão Vale-Viagem da CVC! Com ele você pode parcelar em até 6x sem juros, recarregar quantas vezes quiser (a partir de R$ 200) e o crédito tem validade de 18 meses. Confira!