3 motivos para fazer intercâmbio no Canadá

Considerada a 11ª maior economia do mundo, o Canadá está em 3º lugar no ranking mundial de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). 99% da população é alfabetizada e a expectativa de vida do país é superior a 80 anos.

Além disso o país tem um clima temperado com estações bem definidas. No verão, o calor é igual ao brasileiro, no inverno neva muito, no outono todas as árvores ganham folhas amarelas e na primavera as flores multicoloridas dominam as paisagens. Por falar em paisagens, o Canadá tem locais de natureza impressionante, como as Rocky Mountains, com suas montanhas geladas e lagos turquesas, além de ser possível ver a aurora boreal bem no norte do país.

Só isso já desperta a vontade de conhecer o Canadá e seu povo, tanto que você já viu aqui uma lista com três motivos para visitar o Canadá. Imagina então ter uma experiência completa de morar e estudar por lá em um intercâmbio? 

Cada vez mais os brasileiros estão buscando o destino para fazer intercâmbio e aqui te daremos três razões para decidir que um intercâmbio no Canadá é perfeito para você e seus filhos!

  • É mais barato

Pode até ser que, pela distância, as passagens aéreas sejam mais caras do que se fosse escolhesse o tradicional intercâmbio para os Estados Unidos ou em Londres, porém o Canadá como um todo tem um custo de vida bem mais baixo. Com o mesmo valor você pode ficar mais tempo no país, se hospedar em um local mais confortável e até, quem sabe, fazer um curso mais longo ou até mais de um!

Isso acontece porque o valor das escolas, alimentação, hospedagem e transportes locais são menores. No caso da educação, o custo reduzido não diminui em nada a qualidade das escolas do país, que estão constantemente entre as melhores do mundo, seja para um adolescente fazer um ano de High School e faculdade ou um profissional aperfeiçoar a língua em um intensivo de inglês ou francês. Ah, até para quem se interessa em aprender francês é mais econômico estudar no Canadá do que na França.

  • Inglês e Francês

O Canadá possui dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Durante muito tempo o país foi uma colônia dividida entre Inglaterra e França. Hoje, o inglês falado pela maioria da população é extremamente correto e limpo, quase como se não houvesse sotaque, ou seja, é mais bacana para quem está aprendendo a língua pois facilita o aprendizado e a compreensão. Já o francês,  segunda língua canadense, é comumente ouvido pelas ruas e é a língua principalmente da província de Quebec e seus arredores. A grosso modo, toda a região leste do país fala francês e o oeste, inglês. Mas no país inteiro todas as placas de trânsito, informativas e os produtos a venda estão escritos nas duas línguas. Já pensou em viajar para o Canadá e voltar de lá poliglota?

  • Diversidade Cultural

Como falamos, o país era uma colônia dividida entre Inglaterra e França e hoje é bilíngue. Pense então na diversidade cultural que você encontrará por lá. O Canadá é tido no mundo como um destino de imigrantes e recebe muito bem aqueles que decidem morar e trabalhar no país de forma legítima. Existem até programas de incentivo que possibilitam que cada vez mais imigrantes morem em suas cidades.

Com tudo isso, o Canadá se torna um destino multicultural e que tem grande respeito pelas diferentes características de sua população plural e multifacetada. Ao fazer intercâmbio você encontrará um povo muito receptivo, acolhedor e respeitoso, ah, e também vai achar facilmente um restaurante com culinária brasileira para matar a saudade daquela feijoada de sábado!

Resumindo, o Canadá é um destino incrível para quem está pensando em fazer intercâmbio. É claro que isso tudo atrai muitos intercambistas, então, em uma sala de aula é comum conhecer pessoas de todas as partes do mundo, o que só eleva a sua experiência nessa viagem sem igual!