O que fazer em San Andrés: confira 10 motivos para visitar essa ilha colombiana

San Andrés, Colômbia

San Andrés faz parte de um arquipélago colombiano que fica a pouco mais de 700 km do continente. Ali, o Mar do Caribe ali atinge tons quase inacreditáveis, entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda.

A ilha tem apenas 26 km², mas inúmeros atrativos para curtir de dia e noite, incluindo uma boa dose de passeios para ilhas vizinhas, tudo com preços muito mais atraentes do que se vê em grande parte dos outros destinos caribenhos. Aliás, o público é majoritariamente sul-americano: ou seja, espere pelo borogodó latino durante toda a estadia. E a região ainda pode ser facilmente integrada à uma viagem maior pela Colômbia, passando por cidades como a lindíssima Cartagena.

A seguir, elencamos dez motivos para colocar San Andrés na sua lista de férias dos sonhos:

1- Há desde hotéis menores a grandes resorts all inclusive

Ou seja: dá para curtir o destino tanto em hospedagens mais tranquilas e reservadas quanto em unidades de redes hoteleiras com direito a programação intensa para adultos e crianças, área de lazer turbinada e refeições já inclusas na diária.

Hotéis com vista: boa parte das acomodações ficam de frente para o mar

2- Suas praias são conhecidas pelo “mar de sete cores”

O arquipélago é uma reserva de biosfera marinha protegida pela Unesco. A combinação de areia clarinha, diferentes profundidades e tipos de solo e alta incidência solar resultam em águas com muitas tonalidades de azul. Por isso se diz que a ilha tem um “mar de sete cores”. 

Os muitos tons do mar de San Andrés

3- Há muitos passeios de barco para passar o dia

O que vai a Johnny Cay é um dos mais famosos: a ilhota tem praias de areias branquinhas e piscinas naturais de cinema. Lanchas privativas podem levar a pontos fora do circuito comum. 

Com passeios de barco você conhece pequenas ilhas ao redor de San Andrés

4- A incrível ilha de Providencia também fica por ali

São cerca de 30 minutos de avião ou três horas de barco. Parte do mesmo arquipélago, a ilha tem menos estrutura, mas praias mais vazias que San Andrés. Para quem tem tempo vale pernoitar algumas noites por ali.

Providencia, um paraíso de areias claras e praias isoladas

5- Dá para conhecer a ilha, literalmente, por completo 

Como mencionado, San Andrés tem apenas 26 km², e a volta à ilha é um dos passeios mais tradicionais por ali. É fácil alugar um carrinho elétrico e explorar sua área de norte a sul, passando por praias, cavernas, pontos de mergulho e outros atrativos.

Essa vista, ao longo de todo o passeio: nada mal, não?

6- Rolam muitos esportes aquáticos

Kitesurfe, windsurfe e rolê de jet ski são algumas possibilidades. Não perca o caiaque com fundo transparente para admirar a paisagem subaquática enquanto rema. Para ir mais fundo, embarque no mergulho com escafandro.

As pipas de kitesurfe no horizonte são comuns por lá

7- É um paraíso para mergulhadores

São muitos os lugares em que se pode ver peixinhos e tartarugas sem nem pegar um snorkel mas, caso mergulhar seja a sua praia, San Andrés é perfeita para isso. São dezenas de pontos de mergulho, com rica vida marinha, naufrágios e água quentinha. A visibilidade pode passar dos 30 metros. 

A incrível paisagem subaquática de San Andrés

8- Tem agito o tempo todo

De dia, o burburinho se concentra nos beach clubs, grandes bares a céu aberto e pé na areia, ideais para passar o dia bebericando e compartilhando porções da culinária local, farta em frutos do mar. À noite, as baladas têm pistas cheias até de madrugada, com muita salsa e reggaeton. 

San Andrés tem agito perto e longe da areia

9- Há várias lojas livres de impostos

Na ilha tem lojas duty free com perfumes, roupas, bolsas, joias, bebidas, eletrônicos e outros produtos com preços mais baixos do que no Brasil.

O Paseo Peatonal concentra várias lojas

10- O clima é ameno

A localização privilegiada de San Andrés garante temperaturas que oscilam entre os 26 e os 29°C durante o ano inteiro. Mas é bom saber que de setembro a novembro pode chover bastante.

Clima bom o ano inteiro: uma das maravilhas de visitar o Caribe