DONA DE 5% DA BIODIVERSIDADE DO PLANETA, COSTA RICA TEM PAISAGENS ESPETACULARES
Embora tenha um território de apenas 51 mil km² – pouco menor que o estado do Rio Grande do Norte – a Costa Rica é dona de 5% da biodiversidade do planeta. É o país com maior porcentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo (26%), com 35 parques nacionais e oito reservas biológicas. Isso torna a Costa Rica um dos melhores lugares para o ecoturismo. Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, nas quais você vê praias, costões rochosos, colunas de cordilheiras e vulcões. E de bônus conhecerá um povo alegre e hospitaleiro. Embarque nessa aventura!
QUANDO IR
O país possui 12 zonas climáticas e cada uma tem suas características, determinadas principalmente pela umidade e pela altitude. Na média, as temperaturas são amenas, entre 17⁰C e 32⁰C. A estação seca ocorre entre dezembro e abril e das chuvas, de maio a novembro. Além do verão, os meses de junho e julho também são alta temporada.
CURIOSIDADES
Na Costa Rica fica a Isla del Coco, maior ilha desabitada do mundo. O local foi cenário do filme ‘Jurassic Park’.
O QUE FAZER EM COSTA RICA
Entre os maiores atrativos do país estão os oito parques nacionais: Braulio Carrillo, Cahuita, Chirripó, Corcovado, Guanacaste, Isla del Coco, Manuel Antônio e Tortuguero. Destaque também para os vulcões Arenal, Irazu, Poás e Rincón de La Vieja. As praias são outro atrativo imperdível, com areias brancas e águas quentes.
Praias
A área das praias da região do Caribe conta com 200 quilômetros de costa, desde a fronteira com o Panamá até a fronteira com a Nicarágua. Cercadas de mata exuberante, os destaques ficam para as praias do Parque Nacional Cahuita (Blanca e Negra), a praia de Manzanillo e a Barra del Colorado, com águas claras e azuis. Na região do Pacífico Norte ficam extensas praias de areia cinza, com formatos variados, ondas intensas e muita vegetação.
Parques Nacionais
São oito os parques nacionais da Costa Rica: Braulio Carrillo, Cahuita, Chirripó, Corcovado, Guanacaste, Isla del Coco, Manuel Antônio e Tortuguero. As áreas protegidas guardam milhares de espécies de animais selvagens, plantas exóticas, trilhas, corredores biológicos e bosques. Não perca os passeios pela Isla del Coco, maior ilha desabitada do mundo e considerada laboratório natural para o estudo da evolução das espécies.
Vulcões
É impossível visitar a Costa Rica sem fazer um passeio pelos vulcões. O Arenal é o único vulcão em formato cônico do país. Se tiver sorte, durante a noite você irá presenciar pequenas explosões. O Poásconta com duas crateras: uma inativa, onde se localiza o Lago dos Botos, e outra ativa. O vulcão Rincón de la Vieja contempla nove diferentes crateras, das quais a única ativa tem 1.800 metros de profundidade. Já o Irazu é um dos vulcões mais ativos da Costa Rica, com atividades registradas desde 1723.
San José
A capital concentra sozinha boa parte dos habitantes da Costa Rica. A parada ali é obrigatória, por conta do aeroporto internacional, mas antes de aproveitar as praias, dê um giro pela cidade. Centro político e econômico do país, possui prédios modernos, edifícios históricos e muitas áreas verdes. Não deixe de conhecer a Plaza de la Cultura, onde estão os museus do Banco Central: o do Ouro e o de Numismática, além de visitar o Teatro Nacional.
ONDE FICAR EM COSTA RICA
A Costa Rica possui muitas opções de hotéis, pousadas, resorts de luxo e acomodações com estilo ecológico. Na capital, a dica é ficar em bairros como San Pedro, Santa Ana e Escazú. Na Costa do Pacífico, escolha entre as regiões de Guanacaste, Península de Nicoya, Costa Central e Costa Sul. Já a Costa Caribenha se divide na região nordeste de florestas tropicais e outra mais ao sul, com praias desertas e recife de corais.
Inca Real
Localizado no bairro de Amon, em San José, o hotel fica a menos de um quilômetro do Zoo Simón Bolivar. Possui serviços de aluguel de carro, concierge e bar. Os quartos tem estilo clássico e estão equipados com TV a cabo, wi-fi gratuito, cafeteira e mesa de trabalho.
Hotel Maragato
O hotel fica no centro de San José. Dispõe de restaurante, wi-fi gratuito e balcão de turismo. Todos os quartos oferecem TV a cabo, ar-condicionado e frigobar. Você ainda terá a disposição recepção 24 horas, terraço e lanchonete.
Best Western Irazu
Localizado a cinco minutos do centro de San José, o hotel oferece buffet de café da manhã, piscina e quadras de tênis. O aeroporto internacional Juan Santamaría fica a 18 quilômetros de distância. As acomodações dispõem de ar-condicionado, TV a cabo, telefone e wi-fi.
Rincon Del Valle
O hotel fica situado a apenas 250 metros do parque metropolitano La Sábana. Dispõe de spa com academia e piscina, restaurante e serviços de massagem. Os quartos possuem wi-fi gratuito, ar-condicionado, TV a cabo, máquina de café e secador de cabelo.
ONDE COMER EM COSTA RICA
Com gastronomia muito parecida com a brasileira, na Costa Rica você irá se sentir em casa. O prato típico do país chama-se gallo pinto, uma mistura de arroz e feijão preto, bem condimentado. Pode ser servido com pedaços de queijo branco quente, ovos, linguiça ou natilla (espécie de requeijão). Mas tudo isso é para o café da manhã! No dia a dia, arroz, feijão moído (preto ou vermelho) e carnes de frango, peixe ou porco formam os cardápios básicos. A Costa Rica ainda é uma grande exportadora de banana e café, portanto não faltam esses dois itens no comércio local.
Restaurant la Terrace
Situado na capital San José, o restaurante serve pratos de culinária francesa. Os pratos são criativos e o ambiente é aconchegante, ideal para um jantar romântico a dois.
ENDEREÇO: Avenida 9, Calle 15 | San José
Park Cafe
O Park Cafe serve pratos da culinária internacional e espanhola, ideal para degustar carnes e saladas. Prove a viera com bacon e ravioli. Uma delícia!
ENDEREÇO: Rostipollos, La Sabana| San José
Restaurante Grano de Oro
O local serve pratos franceses, internacionais, sul-americanos e costarriquenhos. O ambiente é elegante e sofisticado, com ótimas sobremesas.
ENDEREÇO: Calle 30, Avenida 2 y 4| San José
Informações importantes
Idioma | Espanhol |
---|---|
Moeda | Colón |
Fuso horário | 4 horas a menos do que o horário oficial de Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional Juan Santamaría |
Voltagem | 110 volts | Tomada tipo A e B |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | A Costa Rica exige dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela |
Documentação | Passaporte válido por 6 meses |
Embaixada | Paseo Colón |Torre Mercedes, 6º piso| San José |
Imagens: Divulgação CVC