VIENA

VIENA RESPIRA HISTÓRIA, CULTURA, MÚSICA E SOFISTICAÇÃO

Repleta de opções culturais e palácios luxuosos, Viena é perfeita para turistas apaixonados por história, música, rica arquitetura e belas paisagens. O que não falta na capital austríaca é opção de passeio. Entre os destaques da cidade considerada uma das melhores do mundo para viver estão o rio Danúbio, a Catedral de São Estevão, o Palácio de Hofburg, museus e a região de Ringstrasse, repleta de lojas e prédios históricos. Aproveite para conhecer o centro histórico (tombado como patrimônio mundial pela Unesco), parques e até fazer passeio de carruagem.

QUANDO IR

Prepare-se para encontrar dias quentes em julho, com máximas em torno de 25⁰C, e temperaturas abaixo de zero entre os meses de janeiro e fevereiro. Evite viajar em junho, época conhecida como a mais chuvosa do ano.

CURIOSIDADES

Viena abriga mais de dois mil espaços verdes, entre parques e jardins imperiais. A cidade também é conhecida como uma das capitais europeias mais econômicas para viajar.

O QUE FAZER EM VIENA

Caminhar pela região de Ringstrasse, visitar os jardins imperiais que ocupam boa parte da cidade, ir ao Quarteirão dos Museus ou no Museu de História Nacional e conhecer a imponente Casa de Ópera de Viena são atividades indispensáveis nos pacotes para Viena.

Avenida Ringstrasse e principais praças

Localizada no centro de Viena, a praça Stephansplatz é um dos cartões-postais da região e divide espaço com prédios modernos e exemplos de arquitetura barroca, como a imponente Catedral de São Estevão. Esse ponto da cidade fica no coração da avenida Ringstrasse, anel viário rodeado de estações de metrô, lojas, restaurantes, cafés e feirinhas de presentes. Visite também a Josefsplatz, porta de entrada para o famoso Palácio Imperial de Hofburg e para a Biblioteca Nacional. É também no entorno da Ringstrasse que acontecem tradicionais mercados de Natal, concentrados em praças. O mais famoso deles fica na Rathausplatz, conhecida como a praça da Prefeitura.

Palácio e Museu de Belvedere

Palácio de Belvedere é ideal para fotos entre colinas, jardins e um lago. Aproveite para conhecer a mais completa coleção do mundo do famoso pintor austríaco Gustav Klimt e veja de perto a tela “O Beijo”, principal representante do estilo art nouveau no país. No interior do palácio, construído no século 18, também há respeitadas obras austríacas. O complexo de prédios também abriga coleções barrocas e medievais.

ENDEREÇO: Prinz Eugen-Strasse, 27

Palácio de Schönbrunn

A visita ao interior deste palácio e aos belíssimos jardins que o cercam não pode faltar no seu roteiro. O Schönbrunn funcionou como residência de verão da família real Habsburgo e é tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Estima-se que ele tenha mais de 1400 cômodos. A construção também abriga o Gloriette (monumento cercado por lago), além do Jardim Zoológico e do Museu das Carruagens. O complexo é aberto para visitação, mas somente os jardins têm entrada gratuita.

ENDEREÇO: Schönbrunner Schlossstrasse 47

Palácio Imperial de Hofburg

O complexo em que está instalado o Palácio Imperial de Hofburg possui vários museus e a luxuosa Biblioteca Nacional. Residência de inverno da família Habsburgo, o palácio tem mais de 600 anos de história e chama a atenção pela beleza arquitetônica e preservação das salas em estilo barroco, além dos móveis do século 19 e da coleção de objetos de prata e porcelana. No mesmo local é possível conhecer o Museu Sisi, em homenagem à imperatriz do império austríaco, e o fantástico jardim do palácio, o Burggarten.

ENDEREÇO: Michaelerkuppel

Quarteirão dos Museus

Os apaixonados por arte e cultura podem conhecer vários locais interessantes em um único endereço. Explore o Quarteirão dos Museus, também conhecido como bairro dos museus. A área, de 60 mil metros quadrados, concentra 70 espaços culturais e exposições, além de jardins e cafés. Conheça o Kunsthalle Wien, que sempre recebe exposições de temas atuais, como novas tecnologias e fotografia. Estique o passeio até o Mumok, com foco na arte moderna e pop art.

ENDEREÇO: Museumsplatz 1

Museu de História Natural

Inclua o Museu de História Natural no seu roteiro. Trata-se de um dos museus mais respeitados da cidade. Destaque para o acervo dinâmico com experimentos e salas temáticas que contam a história da terra, detalhes sobre meteoritos e dinossauros. Conheça também a sala de pedras preciosas e aproveite para registrar fotos da parte externa do prédio, exemplo da arquitetura neorrenascentista.

ENDEREÇO: Burgring 7

Espaços dedicados à música

Famosa na história da música clássicaViena reserva lugares especiais para este tema. Assistir a um concerto é programa obrigatório na cidade. A Casa de Ópera Estatal, localizada no centro da cidade, é um dos principais endereços de apresentações de música erudita. Já a renomada Orquestra Filârmonica de Viena tem como sede oficial o Musikverein. O Museu de Mozart conta tudo sobre o artista que compôs várias de suas obras na região. O acervo está instalado na casa em que Mozart viveu entre os anos 1784 e 1787 e fica perto da Catedral de Santo Estevão, no centro histórico.

Passeios urbanos e rio Danúbio

Para explorar todos os cantos de Viena, escolha entre agradáveis caminhadas, passeios de bonde ou de bicicleta. Se quiser algo diferente, opte por tours de carruagem e faça uma verdadeira viagem ao tempo. Para curtir as paisagens verdes e o agito dos bares às margens do rio Danúbio, escolha passeios de barco. Há minicruzeiros que passam não só por Viena, mas também por outras cidades vizinhas.

Parques

Explore o Prater, gigante área de lazer que reúne parque de diversões, museus, restaurantes e cafés. O espaço abriga dois símbolos da cidade: a roda gigante e o carrossel em estilo retrô. Já no Augarten, em estilo francês, conheça os campos floridos e as torres que funcionaram como fortalezas na época da Segunda Guerra Mundial.

 

ONDE FICAR EM VIENA

Em Viena você pode aproveitar as opções de hospedagem próximas de atrações turísticas, como o Palácio de Belvedere e o Ringstrasse, ou dar prioridade para endereços situados na região de estações de metrô ou ruas comerciais. Confira aqui hotéis em Viena!

Hotel de France

Boa opção para se hospedar no centro histórico de Viena, o Hotel de France é vizinho a estações de metrô e atrações como Ringstrasse e o parque Prater. Aproveite as facilidades como restaurante, academia e internet wi-fi gratuita. Há serviço de quarto, lavanderia e business center. Os quartos possuem TV e secador de cabelo.

Holiday Inn Vienna City

Próximo do Palácio de Belvedere, estações de metrô e de várias opções de lojas, o Holiday Inn Vienna Citygarante conforto e praticidade. Descanse nos quartos equipados com TV, frigobar e ar-condicionado. Aproveite também o restaurante e o bar da propriedade. Há internet wi-fi gratuita disponível em todo o hotel.


Hotel Mercure Wien Westbahnhof

Fique perto de locais históricos e estações de metrô do centro da cidade no Mercure Wien Westbahnhof, instalado a cerca 15 minutos da Stephansplatz. Aproveite a facilidade de internet wi-fi gratuita em todo o hotel, além de bar, restaurante e sauna. Os quartos são equipados com telefone, TV a cabo e secador de cabelo.

NH Belvedere

Localizado próximo ao Palácio Belvedere, o NH Belvedere garante fácil acesso a bonde e metrô, além de oferecer acomodações com ar-condicionado, internet wi-fi gratuita e mesa de trabalho. Entre os itens de lazer estão saunas, academia e serviços de SPA.

 

Informações importantes

Idioma Alemão. O inglês não é falado por toda a população
Moeda Euro
Fuso horário De 5h a 7h a frente do horário de Brasília, de acordo com o horário de verão de cada país
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional de Viena Schwechat
Voltagem 230V | Tomadas C e F
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Vacina Não são exigidos certificados internacionais ou vacinas para entrar no país
Documentação É necessário apresentar passaporte e não é preciso visto