CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

alterar senha (sair)


 

Capital do Egito, Cairo brinda turistas com atrações milenares

Uma cidade barulhenta, populosa e com trânsito caótico não parece muito promissora para o turismo. Apesar disso tudo, Cairo é um dos destinos mais procurados do mundo. São milênios de história e monumentos erguidos pelos antigos egípcios que ainda estão de pé, desafiando o tempo e a humanidade. No platô de Gizé, a apenas alguns quilômetros do centro, estão as grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da Grande Esfinge. Impossível não ficar intrigado com os mistérios da cultura egípcia representados nas milhares de peças expostas no Museu do Cairo. O mesmo acontece com a Citadela de Saladino, onde há demonstrações de dançarinos sufi - vertente mística do islamismo - e nas belas mesquitas, como a de Al-Azhar. Como se isso não bastasse, faça compras no imenso mercado de Khan-El-Khakili, onde é possível encontrar quinquilharias e preciosidades. Mas lembre-se: a pechincha é uma arte nesta cidade e nenhum serviço é feito sem antes negociar o preço quase à exaustão.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

O clima da cidade é seco e quente, com temperaturas mais amenas entre setembro e maio. É importante ressaltar que a variação de temperatura do dia para a noite pode passar de 10 graus. 

curiosidades

Em determinados momentos do dia, o chamado do muezim – responsável pelo aviso dos muçulmanos à oração – ecoa por meio de alto-falantes nos minaretes das mesquitas. Tudo para nestes breves períodos, inclusive o comércio. 

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Além dos monumentos do antigo Egito, Cairo é uma das principais capitais islâmicas do mundo e reúne diversas mesquitas, algumas com mais de mil anos. Antes de visitá-las, não se esqueça de vestir roupas conservadoras. O mercado de Khan al-Khalili – outra atração milenar – estende-se por várias ruelas, com muitas tendas que vendem praticamente de tudo. 

No platô de Gizé ficam as três pirâmides e a Grande Esfinge, com mais de 20 metros de altura e 73 metros de comprimento (Crédito: Thinkstock)
A Cidadela de Saladino é uma grande fortificação islâmica, construída em 1183 (Crédito: Thinkstock)
Mênfis, antiga capital do Egito, fica a25 quilômetros a sudoeste do Cairo (Crédito: Thinkstock)
A Igreja Suspensa é a mais famosa igreja ortodoxa copta do Cairo, construída no século 4 (Crédito: Thinkstock)
A Mesquita Al-Azhar foi construída pelo califado dos Fatímidas em 972 d.C. (Crédito: Thinkstock)
A Mesquita de Muhammad Ali, construída na primeira metade do século 19, tem minaretes idênticos (Crédito: Thinkstock)
Divirta-se fazendo compras e pechinchando no mercado de Khan-El-Khakili, no coração do Cairo (Crédito: Thinkstock)
O incrível acerto do Museu Egípcio possui peças das mais variadas do antigo Egito (Crédito: Thinkstock)
O clima da cidade é bastante quente e seco, mas a noite as temperaturas caem até 10 graus (Crédito: Thinkstock)
Saqqara abriga o complexo funerário de Zoser, faraó fundador da III Dinastia (Crédito: Thinkstock)
Não deixe o Cairo sem fazer os tradicionais passeios de camelo tendo as pirâmides como pano de fundo (Crédito: Thinkstock)
As grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos são as grandes estrelas do turismo na capital egípcia (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

São muitas as atrações da capital egípcia e algumas delas representam alguns dos melhores momentos da história da humanidade. Impossível não se impressionar com Necrópole de Gizé, onde ficam as três pirâmides mais famosas do mundo e a Grande Esfinge e não se perder pelas ruelas do mercado de Khan-El-Khakili. Encante-se também com o incrível acervo do Museu Egípcio e admire as belezas das mesquitas que existem por lá. 

Crédito: Thinkstock

Necrópole de Gizé

Nela se localizam as três mais famosas pirâmides do mundo e a Grande Esfinge. Quéops, também conhecida como Grande Pirâmide de Gizé, é a maior e mais antiga, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Pode-se visitar seu interior, por meio de um túnel. Ao  lado estão Quéfren e Miquerinos. A cerca de 350 metros de distância fica a Grande Esfinge, com mais de 20 metros de altura e 73 metros de comprimento.

Crédito: Thinkstock

Museu Egípcio

Este incrível e bagunçado museu é imperdível para quem gosta de história antiga. Reúne inúmeros objetos relacionados ao Egito antigo, como os tesouros da tumba de Tutankhamon, incluindo a famosa máscara mortuária de ouro. Em cada sala ou galeria você terá a oportunidade de ver estátuas, sarcófagos, múmias, objetos decorativos e cotidianos, esfinges e modelos de monumentos. Nem tudo é identificado, mas a experiência é inesquecível.

ENDEREÇO: Tahrir Square.

Crédito: Thinkstock

Mesquitas

Cairo possui muitas mesquitas e, entre as principais, está a Mesquita Al-Azhar, construída a mando do califado dos Fatímidas em 972 d.C. e que abriga uma das mais tradicionais universidades de todo o Oriente Médio. A Mesquita de Al-Hakim terminou de ser construída no ano de 1013 e chegou a ser utilizada como prisão na época das Cruzadas e como forte pelo exército de Napoleão. Já a Mesquita de Amr ibn al-As foi provavelmente a primeira mesquita a ser construída no Egito. Erguida em 642 d.C., marca o início da expansão islâmica na África.

Crédito: Thinkstock

Bairro do Cairo Islâmico

Este bairro histórico abriga mais de 800 monumentos, como a Mesquita El Azhar, fundada em 972 e a Universidade de Al-Azhar, criada em 988, uma das mais antigas do mundo. Foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Crédito: Thinkstock

Cidadela de Saladino

Localizada no Monte Mokattan, é uma grande fortificação islâmica, construída em 1183. Lá fica a Mesquista de Muhammad Ali, em estilo turco, fundada em 1830, e quatro museus: Museu da Polícia, Museu Militar Nacional, Carriage Museum e Museu do Palácio Al-Gawhara.

Crédito: Thinkstock

Igreja Suspensa

É a mais famosa igreja ortodoxa copta do Cairo, construída no século 4 sobre as ruínas de uma fortaleza da Babilônia romana e reconstruída no século 11. No local são vendidos CDs da liturgia copta e sermões do Papa Shenouda III.

ENDEREÇO: Shar'a Mari Girgis.

Crédito: Thinkstock

Mercado de Khan-El-Khakili

A área comercial fica localizada no coração do Cairo se estende por estreitas ruelas. Conta com milhares de pequenas tendas com as mais diferentes mercadorias: sapatos, tecidos, especiarias e joias, até mesmo animais como cabras e marrecos. Ali a ordem é pechinchar muito e nunca comprar nada pelo preço que foi dado na primeira vez. 

Crédito: Thinkstock

Mênfis

A antiga capital do Egito, datada de 3.200 a.C., fica a 25 quilômetros a sudoeste do Cairo. Entre as atrações deste lugar incrível, o destaque fica para o Colosso de Ramsés II, uma imensa estátua de 13 metros de comprimento e 120 toneladas do antigo faraó, toda feita em alabastro.

Crédito: Thinkstock

Saqqara

Com oito quilômetros de extensão, abriga o complexo funerário de Zoser, faraó fundador da III Dinastia. No entorno existem pirâmides e mastabas (sepulcros de nobres e empregados do alto escalão da corte) de várias épocas. Neste complexo é possível ver obras do genial arquiteto Imhotep, cujo nome está registrado na base de uma estátua que representa o monarca. Aproveite para conhecer a pirâmide de Djoser, as ruínas da Casa do Sul, as mastabas de Nebet, Kagemmi, Ptah-Hotep e Mereruka, além da Pirâmide de Unas.

 

Hospedagem

Ao procurar por hospedagem, dê preferência aos hotéis do Centro, perto de tudo que você precisa: transporte público, supermercados, casas de câmbio, restaurantes e lojas. Há bons estabelecimentos também em Zamalek e no Cairo Islâmico.

Indiana Cairo

O hotel está situado a uma curta caminhada do calçadão do Nilo, da Ópera do Cairo e do Museu Egípcio. Oferece piscina com espreguiçadeiras, restaurante na cobertura com vista do Nilo e dois restaurantes. Os quartos possuem varanda, TV via satélite, armário e frigobar. O acesso wi-fi é gratuito nas áreas comuns.

Tiba Pyramids Resort

O Tiba Pyramids Hotel apresenta acomodações com vista para as pirâmides de Gizé. Todos os quartos dispõem de varandas, TV via satélite, banheira, área de estar e decoração moderna. Os hóspedes podem desfrutar do restaurante do hotel, que serve buffet de café da manhã e jantar. 

Husa Pyramids

Localizado na avenida das Pirâmides, a pouca distância das pirâmides de Gizé, o hotel está a 50 minutos do aeroporto internacional do Cairo. Oferece piscina coberta, café da manhã, restaurante, cybercafé, loja de presentes, serviço de câmbio e recepção 24h. Todos os quartos dispõem de ar-condicionado, TV via satélite, telefone e frigobar. O wi-fi é gratuito nas acomodações.

Concorde

Localizado no centro comercial da cidade, na margem esquerda do Nilo, o hotel está próximo do Museu do Cairo e da Opera House. Oferece restaurante, bar, café da manhã, serviço de quarto, recepção 24h e concierge. Os quartos possuem ar-condicionado e TV. O acesso wi-fi é gratuito em todas as áreas.

Pyramids Park Resort

Este resort fica a apenas cinco minutos de carro das pirâmides de Gizé. A propriedade oferece piscina, quatro restaurantes, piano bar, discoteca, quadra de tênis, academia, playground, serviço de quarto, serviço de câmbio e serviço de bilheteria. Os quartos dispõem de varanda e banheiro revestido em mármore com banheira de imersão. O acesso wi-fi está disponível em todas as áreas por um custo adicional.

Oasis

Situado a 20 quilômetros do Museu Egípcio e a uma hora do aeroporto internacional, o hotel possui piscina, academia, quadra de tênis, spa, salas de reunião, serviço de quarto 24h, café da manhã e restaurante. As acomodações dispõem de TV via satélite, ar-condicionado, banheira e secador de cabelo. O wi-fi está disponível em todas as áreas por um custo adicional.

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.