CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

alterar senha (sair)


Santiago de Compostela

Espanha
Crédito: Thinkstock
 

Fé e beleza marcam caminhos para Santiago de Compostela

Percorrer os vários caminhos que levam a Santiago de Compostela é mais do que uma viagem turística, mas sim um grande ato de fé e de superação física. Utilizado por peregrinos desde a Idade Média, o Caminho de Santiago, localizado entre a Espanha e a França, e com ramificações em Portugal, segue por estradas, montanhas e rios. Surgiu a partir da descoberta, no século 9, do túmulo do apóstolo São Tiago no local onde hoje está a cidade de Santiago de Compostela. Com o tempo, devotos de toda a Europa passaram a fazer longas viagens para chegar ao corpo do discípulo de Jesus Cristo. Ao longo das rotas de peregrinação foram construídos castelos, igrejas, muralhas, mosteiros e até cidades inteiras. Entre os vários caminhos que levam a Santiago, o mais tradicional é chamado Caminho Francês, com cerca de 800 quilômetros, que se inicia em Roncesvalles, na Espanha. Os outros mais famosos são o Caminho Português (que vem de Braga e Porto), o Caminho Sudeste-de la Plata (que passa por Ourense), Caminho de Fisterra-Muxía e o Caminho Inglês (vindo do porto de La Coruña). 

Crédito: Thinkstock  
quando ir

Até para quem não pretende fazer o percurso a pé, é melhor evitar os períodos mais frios ou quentes do ano. Prefira viajar entre maio e o início de junho ou entre os meses de setembro e novembro.

curiosidades

Santiago de Compostela já competiu com Roma pelo posto de principal polo de peregrinações na Europa. Ainda hoje é muito popular e pessoas do mundo inteiro percorrem os caminhos a pé, de bicicleta, a cavalo, de moto e mesmo de carro.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Incentivados pela Igreja, milhares de fiéis fizeram dos caminhos até Santiago de Compostela uma grande e movimentada rota de turismo na Idade Média. Para facilitar o acesso, os reinos situados no que hoje é norte da Espanha ergueram muralhas, estradas, pontes, hospedarias, igrejas e mosteiros. A herança desse esforço pode ser contemplada durante todo o percurso. 

Peregrinos do mundo todo percorrem todos os anos as rotas para Santiago, que chegam a 800 quilômetros (Crédito: Thinkstock)
O destino final é a Catedral de Santiago de Compostela, erguida para prestar homenagem a São Tiago (Crédito: Thinkstock)
A imponente Praza do Obradoiro é um dos cartões-postais da cidade (Crédito: Thinkstock)
Entre as várias cidades que ficam ao longo dos caminhos para Santiago está Astorga, com mais de 2 mil anos (Crédito: Thinkstock)
Burgos tem uma bela catedral gótica, remodelada e ampliada ao longo dos séculos (Crédito: Thinkstock)
Em León você encontra igrejas românicas e góticas, além de um edifício do modernista catalão Antoni Gaudí (Crédito: Thinkstock)
Pamplona tem um centro histórico interessante e bairro mais modernos (Crédito: Thinkstock)
Puente la Reina une as rotas do Caminho Francês e do Caminho Aragonês (Crédito: Thinkstock)
Já Saint Jean Pied-de-Port é o de partida do Caminho Francês e preferida dos peregrinos (Crédito: Thinkstock)
Durante a viagem você verá paisagens lindas, vilas históricas e bosques saídos de contos de fadas (Crédito: Thinkstock)
Para quem quiser esticar a viagem, Finisterra ficou conhecida como fim do mundo (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

Ao realizar os longos percursos dos Caminhos de Santiago, o peregrino irá se deparar com uma das catedrais mais impressionantes da Europa. Construído para abrigar os restos mortais do apóstolo Tiago, o templo possui obras-primas do barroco. Na Praza do Obradoiro você verá ainda o Hostal de Los Reyes Católicos, considerado o hotel mais antigo do mundo.

Crédito: Thinkstock

Catedral de Santiago de Compostela

A espetacular fachada barroca é de tirar o fôlego de qualquer peregrino. Depois que os ossos do apóstolo Tiago foram redescobertos no século 9, o templo foi erguido para lhe prestar homenagem. O atual edifício data do século 12. Aprecie o Pórtico da Glória e o altar-mor, obras-primas do barroco espanhol, além do imenso turíbulo botafumeiro – utilizado para espalhar a fumaça do incenso. Com 1,60 metro de altura e 80 quilos, ele é suspenso por um complexo sistema de cordas e roldanas.

ENDEREÇO: Plaza de Platerías.

Crédito: Thinkstock

Praza do Obradoiro

A imponente praça central da cidade é um dos cartões-postais de Santiago. À direita da catedral, ainda na praça, está o prédio do Hostal de Los Reyes Católicos, construído por Fernando e Isabel no século 16, e que acolhia peregrinos doentes. Hoje é considerado o hotel mais antigo do mundo. Tem uma capela gótica que sedia concertos e fontes em seu interior. Pode ser visto numa visita guiada.

 

Caminho de Santiago

Ao longo do Caminho de Santiago – ou melhor, das várias rotas que levam à cidade – você encontrará cidades medievais, montanhas cobertas de neve, vales verdes, bosques de contos de fadas e campos de trigo. Os povoados e cidades são, atualmente, a grande atração da viagem. 

Crédito: Thinkstock

Saint Jean Pied-de-Port

A cidade de partida do Caminho Francês é Saint Jean Pied-de-Port, um dos locais preferidos dos peregrinos, já que por este caminho é possível cruzar os Pirineus - a travessia das montanhas que separam a Península Ibérica do continente é a etapa mais difícil e mais bela de todo o percurso. Pequena e charmosa, sua parte antiga é cercada por muralhas. A cidade também guarda os restos de uma fortaleza. Conheça a igreja de Nossa Senhora e vários edifícios medievais que ficam na rua principal, cortada por um rio de águas escuras.

Crédito: Thinkstock

Pamplona

A primeira grande cidade do Caminho Francês é a antiga capital do reino de Navarra. O centro histórico tem traçado medieval que contém palácios renascentistas e uma bela catedral. Logo após o centro histórico existem bairros modernistas, com avenidas largas, praças e jardins. Com duas universidades, Pamplona é cheia de jovens, diferente das demais cidades do caminho.

Crédito: Thinkstock

Burgos

A antiga capital de Castela é uma das cidades mais fascinantes da Espanha. A maior atração é a catedral gótica, remodelada e ampliada ao longo dos séculos. No centro histórico ainda ficam diversas praças e ruas renascentistas. Bem próxima dali está a serra de Atapuerca, onde foram encontrados os vestígios mais antigos da presença humana na Europa, além do fantástico Museu da Evolução Humana.

Crédito: Thinkstock

León

A bela cidade é um verdadeiro labirinto de ruas estreitas e becos, repletas de cafés, bares e restaurantes. Sua catedral é famosa pelos 737 vitrais, que levaram oito séculos para serem instalados. Possui ainda igrejas românicas e góticas, edifício do modernista catalão Antoni Gaudí e museu de arte contemporânea.

Crédito: Thinkstock

Astorga

Com mais de dois milênios, Astorga era centro de uma área mineradora do Império Romano, de onde saía uma estrada que levava ouro e prata para Roma. Parte dessa via seria mais tarde aproveitada pelos peregrinos. Ao lado da catedral gótica fica o palácio episcopal, obra de Gaudí. 

Crédito: Thinkstock

Puente la Reina

A cidade une as rotas do Caminho Francês e do Caminho Aragonês em um trajeto único. Na região fica a ermida Santa María de Eunate, datada do século 12 e que reúne restos mortais de antigos peregrinos, além de abrigar uma das pontes mais famosas de todo o caminho: a Puente de los Peregrinos, construída no século 11 e sustentada por arcos sobre o rio Arga.

Crédito: Thinkstock

Finisterra

A cidade era considerada o fim do mundo na antiguidade e a tradição se encarregou de prolongar o caminho de Santiago, terminando a romaria à beira do mar. Ali os peregrinos costumavam queimar as roupas usadas antes de iniciar o caminho de regresso, de frente para o Oceano Atlântico e à sombra de um antigo farol.

 

Hospedagem

Durante o caminho para Santiago de Compostela existem muitas opções de hospedagem – desde hotéis muito luxuosos até pousadas simples – que irão atender às necessidades de cada perfil de turista. 

Celuisma Los Tilos Hotel

O hotel fica a três quilômetros do centro de Santiago de Compostela, próximo do shopping El Corte Inglés e dispõe de wi-fi gratuito em toda a propriedade, piscina, sauna, academia, quadra de tênis, restaurante e bar. Os quartos possuem TV, frigobar, ar-condicionado e secador de cabelo.

Exe Area Central

Localizado no ponto final da peregrinação a Santiago de Compostela e a apenas dois quilômetros da praça principal da cidade, o hotel oferece wi-fi gratuito, café, recepção 24h e balcão de turismo. Os quartos são equipados com TV. 

San Carlos

Situado em frente ao Parlamento da Galícia, a cinco minutos do centro histórico de Santiago e a 150 metros da estação de trem, o hotel possui área para uso da internet, recepção 24h e balcão de turismo. Os quartos são equipados com TV, wi-fi gratuito, ar-condicionado e aquecimento. 

Eurostars San Lazaro

O moderno hotel está situado no bairro de San Lázaro e possui fácil acesso à rodovia do Atlântico AP-9. Uma parada de ônibus localizada a cinco minutos a pé do hotel leva você até o centro da cidade, bem como para o aeroporto, a oito quilômetros de distância. Oferece quartos com ar-condicionado, wi-fi gratuito, TV, frigobar e secador de cabelo. Entre as comodidades estão buffet de café da manhã, restaurante e estacionamento. 

Mexico PR

O hotel está localizado no centro de Santiago de Compostela, a apenas 500 metros da estação de trem e a 10 minutos de caminhada do centro histórico da cidade. Oferece recepção 24h, lavanderia, aluguel de carros e depósito para bagagem. As acomodações contam com ar-condicionado, wi-fi gratuito, TV via satélite e cofre.

Hesperia Peregrino

O hotel está situado a 15 minutos a pé da Catedral de Santiago e da Praça do Obradoiro. Dispõe de jardim amplo, piscina sazonal, café da manhã, restaurante, bar, balcão de turismo e serviço de concierge. Os quartos são equipados com ar-condicionado, wi-fi gratuito, TV via satélite e frigobar. 

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.