CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)


Atenas

Grécia
Crédito: Thinkstock
 

Berço da democracia e filosofia, Atenas é museu a céu aberto

O local onde nasceu o pensamento político e filosófico da civilização ocidental é um dos destinos mais impressionantes do planeta. Com bagagem histórica inquestionável que se traduz na arquitetura e na cultura, a capital da Grécia brinda seus visitantes com diversas belezas naturais, gastronomia deliciosa e um dos melhores climas da Europa. Na Acrópole (que significa Cidade Alta) você verá o Partenon, o Teatro de Dionísio e outras construções históricas que sobreviveram durante séculos frente a guerras e o tempo. Descubra ainda museus, mercados e praias belíssimas nas ilhas próximas. Tudo isso faz de Atenas uma cidade cheia de atrações incríveis e irá tornar sua viagem inesquecível. 

Crédito: Thinkstock  
quando ir

A melhor época para visitar Atenas é de junho a setembro, durante o verão. Entretanto, esta é a alta temporada, o que significa muitos turistas e preços mais caros, além de temperaturas bem altas. 

curiosidades

Atenas sobreviveu a muitas guerras durante sua história. Já foi praticamente destruída por persas e dominada por Esparta, Macedônia, Roma e impérios Bizantino e Otomano até tornar-se independente, em 1833.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

A 100 metros de altura fica a Acrópole, da qual é possível ver toda cidade e local onde estão as mais importantes construções da Grécia Antiga. Ali estão ruínas de templos dos deuses gregos que ainda hoje influenciam nossa cultura. Depois de longas caminhadas pelos pontos turísticos, descanse nas belas praias e curta o mar azul turquesa.

O Partenon, templo dedicado à deusa Atena, fica no ponto mais alto da Acrópole (Crédito: Thinkstock)
Na Acrópole - que significa Cidade Alta - ficam as construções mais importantes da Grécia antiga (Crédito: Thinkstock)
O balneário Agioi Theodoroi é muito frequentado durante o quente verão grego (Crédito: Thinkstock)
A Ágora Romana foi construída no século 1 e era o centro da vida política e pública na Atenas antiga (Crédito: Thinkstock)
A Biblioteca de Adriano servia como espaço para leitura, teatro e jardim com cisterna (Crédito: Thinkstock)
O Erecteion é considerado o espaço mais sagrado da Acrópole (Crédito: Thinkstock)
Com 280 metros de altura, o monte Lykabettus é o ponto mais alto de Atenas (Crédito: Thinkstock)
O Museu da Acrópole traz esculturas do Paternon e outras descobertas de escavações (Crédito: Thinkstock)
Plaka, bairro mais antigo de Atenas, possui belas igrejas bizantinas, lojas e restaurantes deliciosos (Crédito: Thinkstock)
O Propileu é utilizado como ponto de partida para a parte mais alta da Acrópole (Crédito: Thinkstock)
Teatro mais antigo do mundo, o Teatro de Dionísio foi fundado no fim do século 6 a.C (Crédito: Thinkstock)
O Odeão de Herodes ainda hoje é utilizado como é palco de festivais e concertos (Crédito: Thinkstock)
O Templo da Atena Niké também está localizado na Acrópole (Crédito: Thinkstock)
O Templo de Zeus Olímpico é o maior da Grécia Antiga construído em Atenas (Crédito: Thinkstock)
Em Sounio fica o Templo de Posseidon, construído no ano 440 a.C. (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

Impossível deixar Atenas sem visitar as ruínas dos templos dedicados aos antigos deuses. Boa parte deles estão na Acrópole, como o Partenon, o Erecteion e o Templo de Atena Niké. No centro da cidade você encontra o imenso Templo de Zeus Olímpico. A sensação será de voltar no tempo e presenciar momentos importantes da história da humanidade, já que nesta cidade viveram importantes personagens de nossa civilização, como Sócrates e Péricles.

Crédito: Thinkstock

Partenon

O famoso templo dedicado à deusa Atena fica no ponto mais alto da Acrópole. Sua construção teve início em 447 a.C. e um trabalho de restauração acontece no local, portanto você verá muitos guindastes por lá. O Partenon teve seu interior destruído em um incêndio no fim do século 3 ou 4 e também durante uma explosão em 1687, quando foi transformado em armazém de pólvora pelos turcos. O templo também já foi utilizado como igreja cristã no século 5 e depois como uma mesquita turca.

ENDEREÇO: Acrópole. 

Crédito: Thinkstock

Erecteion

O Erecteion é considerado o espaço mais sagrado da Acrópole, onde foi realizado o culto de várias divindades. Seu nome homenageia Erecteu, rei e herói de Atenas, e começou a ser erguido durante a guerra do Peloponeso, em 421 a.C.. Na lateral do templo ficam as Cariátides, colunas em forma de estátuas de seis belas mulheres que sustentam todo o peso da cobertura.

ENDEREÇO: Acrópole. 

Crédito: Thinkstock

Propileu e Templo da Atena Niké

Ao final da construção do Partenon, Péricles determinou que fosse feita uma porta monumental, conhecida como Propileu, sendo utilizado até os dias de hoje como ponto de partida para a parte mais alta da Acrópole. Em uma torre a sudoeste está o Templo da Atena Niké (que significa vitória). Segundo registros, no interior desse templo havia uma estátua da deusa Atena desprovida de asas, conhecida como Nike Apteros.

ENDEREÇO: Acrópole. 

Crédito: Thinkstock

Teatro de Dionísio e Odeão de Herodes

O Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, foi fundado no fim do século 6 a.C. com assentos de madeira e era reservado para representações dramáticas, assembleias e cerimônias. No século 4 a.C. foi reconstruído com pedras e adquiriu a forma que pode ser vista até os dias de hoje. Próximo ao local fica o Odeão de Herodes, teatro construído a mando de Tiberius Claudius Atticus Herodes, em homenagem à esposa Regilla. Hoje é palco de festivais e concertos.

ENDEREÇO: Mitseon 25.

Crédito: Thinkstock

Templo de Zeus Olímpico

Considerado o maior da Grécia Antiga construído em Atenas, o Templo de Zeus Olímpico tem 200 metros de comprimento e 130 metros de largura. Apenas 15 das 104 colunas originais permanecem de pé, mas isso é o bastante para lhe dar uma ideia do tamanho do templo. A construção levou 700 anos para ser concluída e ao norte você pode ver ruínas de casas romanas, os muros da cidade e um banho romano. Próximo dali fica o Arco de Adriano, erguido em 131 d.C. 

ENDEREÇO: Centro.

Crédito: Thinkstock

Ágora Romana

Construída no século 1, com doações de Júlio César e Augusto, este era o centro da vida política e pública na Atenas antiga. Ali as pessoas se encontravam em uma área aberta, cercada de prédios com lojas de comércio. É possível ver vestígios de chafarizes, lojas e templos construídos para homenagear os deuses do Olimpo, assim como o antigo portão de Atenas Archegetis, cercado por quatro colunas dóricas clássicas.

ENDEREÇO: Pelopidas and Adrianou.

Crédito: Thinkstock

Biblioteca de Adriano

A Biblioteca de Adriano foi construída entre 132-134 a.C. e foi doada pelo próprio imperador romano. Possuía estrutura retangular e uma única entrada. Ali funcionava um espaço para leitura, um teatro e um jardim com cisterna. Uma pequena igreja foi erguida no local, no século 12, por uma influente família, mas o que restou da construção, demolida em 1843, foi apenas uma parede.

ENDEREÇO: Ao lado da estação do metrô Monastiraki.

Crédito: Thinkstock

Museu da Acrópole

Na entrada, que tem o chão de vidro, dá para ver ruínas de uma cidade pré-histórica, sobre a qual foi erguido o museu. Ali estão as esculturas do Partenon e outras descobertas de escavações. Um vídeo que conta a história do próprio Partenon traz uma reconstituição até o ano de 1600 da Era Cristã do templo.

ENDEREÇO: Rua Dionysiou Areopagitou.

Crédito: Thinkstock

Monte Lykabettus

Com 280 metros de altura, o monte Lykabettus é o ponto mais alto de Atenas e oferece um belo espetáculo do pôr do sol. No topo fica um café/restaurante e uma capela do século 19 dedicada a São Jorge e o teatro Lykabettos, espaço que recebe várias performances artísticas.

Crédito: Thinkstock

Plaka

O bairro mais antigo de Atenas possui belíssimas igrejas bizantinas e é indicado para quem gosta de programas noturnos, já que tem muitos bares e restaurantes, alguns com show de música grega ao vivo. Durante o dia, aproveite para fazer compras nas dezenas de lojas.  

Crédito: Thinkstock

Agioi Theodoroi

A 60 quilômetros de Atenas fica o balneário Agioi Theodoroi, praia frequentada por muitos habitantes locais durante o verão. O cenário é de águas calmas, mornas e com tom de azul turquesa. A cidade ainda oferece muitos restaurantes e é ideal para passear a pé.

Crédito: Thinkstock

Sounio

De acordo com a lenda, Sounio é o local em que o rei Egeu se atirou ao mar após crer que seu filho Teseu havia sido morto pelo Minotauro. Depois disso, seu nome passou a batizar um dos mares que banham a Grécia. No local fica o Templo de Posseidon, construído no ano 440 a.C. - destruído pelos persas 40 anos depois.

ENDEREÇO: Estrada Athinon-Souniou.

 

Hospedagem

Existem muitas opções de hospedagem em Atenas, para todos os gostos e bolsos. Os bairros de Plaka, Monastiraki, Psiri e Makriyianni, são boas áreas para ficar próximo da Acrópole e possuem infraestrutura de lojas, restaurantes e transporte público. 

Hellinis

Localizado no centro de Atenas, o hotel fica a apenas dois quilômetros da Acrópole e a menos de quatro quilômetros de Psiri e Plaka. Oferece café da manhã todos os dias, restaurante, cyber café, recepção 24h, business center e serviço de quarto. Os quartos possuem TV via satélite e acesso à internet. 

Anastazia Luxury Suites Rooms

O hotel fica próximo ao Centro e oferece recepção 24 horas, estacionamento gratuito, jardim, terraço, hidromassagem, café da manhã, restaurante, lanchonete, wi-fi gratuito em todas as áreas, serviço de quarto e balcão de turismo. Os quartos possuem banheiras de hidromassagem, varanda, minibar e TV.

Iniohos Hotel

Situado na Praça Central Omonia, o Iniohos apresenta wi-fi gratuito em todas as áreas, bar, estacionamento, serviço de quarto, recepção 24h e aluguel de veículos. Os quartos são equipados com ar-condicionado, televisão, frigobar e varanda.

Parnon

O Hotel Parnon está localizado no centro de Atenas, a 50 metros da estação de metrô Omonia e a 200 metros do terminal rodoviário. Os quartos possuem televisão e ar-condicionado. O local dispõe de bar, recepção 24h, balcão de turismo e aluguel de veículos. O wi-fi é gratuito nas áreas comuns.

Athens Mirabello

O hotel tem excelente localização, a apenas cinco minutos a pé do metrô, a 100 metros do Teatro Nacional e a 850 metros do Museu Nacional de Arqueologia. Oferece café da manhã, business center, serviço de quarto, aluguel de veículos e wi-fi gratuito em todas as áreas. As acomodações são equipadas com ar-condicionado e TV por satélite.

Odeon

Situado próximo das áreas Monastiraki, Keramikos e Thisio, que oferecem ampla variedade de bares, cafés e casas noturnas, o hotel dispõe de café da manhã, wi-fi gratuito em todas as áreas, serviço de quarto, balcão de turismo e lavanderia. Os quartos incluem ar-condicionado, TV via satélite, janelas com isolamento acústico e secador de cabelo.

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.