CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

 

Capital da Toscana, Florença reúne arte e história

Com mais de 2 mil anos de história, Florença, capital da Toscana, é um verdadeiro museu a céu aberto, com palácios, galerias de arte, casarões e catedrais. Estima-se que aproximadamente 40% do acervo artístico da Itália estão nos museus e nas ruas da cidade, que mesmo repleta de edifícios históricos, não perde em nada para capitais modernas. Em Florença você encontra diversos restaurantes, bares e cafés. Desenvolvida às margens do rio Arno, sobre o qual ainda estão pontes milenares, a cidade teve seu auge no Renascimento e foi lar de grandes nomes como Dante Alighieri, Nicolau Maquiavel e Michelangelo. Descubra os segredos deste lugar mágico e encante-se com Florença!

Crédito: Thinkstock  
quando ir

Com clima mediterrâneo, tem invernos frios e verões quentes e secos, com temperaturas que podem chegar a 35⁰C. As chuvas são mais abundantes no outono e, no inverno, pode nevar.

curiosidades

Na segunda metade do século 19, a cidade exerceu forte influência sobre a escolha do idioma do país, que tinha muitos dialetos. Até então o siciliano seria o idioma eleito, mas na época Florença destacava-se culturalmente e a língua falada na cidade foi decretada como oficial.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Repleta de atrações incríveis, Florença é o paraíso para quem gosta de história e arte. Duas das galerias mais concorridas do mundo, Uffizi e Accademia, estão na cidade, com obras de gênios como Michelangelo e Botticelli. Conheça ainda o Duomo, o Palazzo Pitti e a famosa ponte Vecchio. Garanta agora sua passagem aérea para Florença!

A Ponte Vecchio une as duas margens do rio Arno a mais de 650 anos (Crédito: Thinkstock)
Com clima mediterrâneo, Florença tem invernos frios e verões quentes e secos (Crédito: Thinkstock)
O Davi, de Michelangelo, possui réplicas por todos os lados de Florença (Crédito: Thinkstock)
A Catedral de Santa Maria del Fiore, conhecida como Duomo, é o símbolo da cidade e tem estilo gótico (Crédito: Thinkstock)
Fachada de Duomo; igreja começou a ser construída em 1296 (Crédito: Thinkstock)
Os belos jardim de Boboli ficam no Palazzo Pitti e encantam visitantes (Crédito: Thinkstock)
As ruas de Florença estão repletas de construções históricas, que dividem espaço com carros e motocicletas (Crédito: Thinkstock)
No Palazzo Pitti, que data do século 15, você encontrará museus e salões de arte (Crédito: Thinkstock)
Museo del Bargello fica em um edifício que já abrigou o conselho de justiça e polícia (Crédito: Thinkstock)
A Piazza Della Signoria era o principal ponto de encontro político e social da cidade no século 14 (Crédito: Thinkstock)
A basílica de Santa Croce teve a construção concluída em 1294 (Crédito: Thinkstock)
Muitos dos integrantes da família Médici foram enterrados na Basilica de San Lorenzo e na Cappelle Medicee (Crédito: Thinkstock)
As Galleria degli Uffizi e a Galleria dell'Accademia guardam tesouros da arte florentina e mundial (Crédito: Thinkstock)
Da Piazzale Michelangelo se tem uma das melhores vistas da cidade (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

Mais do que apenas uma cidade histórica, Florença reúne quase a metade de todo acervo artístico italiano, tornando-se parada obrigatória para quem quer ver de perto obras de gênios do Renascimento e edifícios cuja arquitetura encanta há séculos. Separe vários dias na agenda para desvendar os segredos desta cidade maravilhosa! Garanta agora seu pacote para Florença!

Crédito: Thinkstock

Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo)

A catedral de estilo gótico possui fachada coberta por mármore cor de rosa, branco e verde. Começou a ser construída em 1296, mas recebeu a consagração do papa somente 140 anos depois. No interior da cúpula é possível ver os afrescos de Giorgio Vasari. O espaço também abriga o Museo dell’Opera del Duomo, com obras de Donatello.

ENDEREÇO: Piazza del Duomo.

Crédito: Thinkstock

Battistero

A construção mais antiga de Florença foi cenário do batismo de Dante Alighieri. De acordo com historiadores, a primeira versão do prédio foi erguida ainda no século 6. Compõe, juntamente com a Catedral e o Campanário, o trio de maravilhas arquitetônicas da Praça do Duomo, reconhecidas como patrimônio da humanidade pela Unesco. As portas da face leste foram decoradas por Lorenzo Ghiberti, no século 15.

ENDEREÇO: Piazza del Duomo.

Crédito: Thinkstock

Piazza Della Signoria

No século 14 a praça era o principal ponto de encontro político e social da cidade. Atualmente, a arte tomou o espaço da política com algumas esculturas e réplicas renascentistas famosas em todo mundo. Entre os trabalhos originais estão a estátua que Giambologna talhou do Duque de Médici montado em um cavalo. Já entre as réplicas, o destaque fica para Il Marzocco, de Donatello e Davi, de Michelangelo.

Crédito: Thinkstock

Piazzale Michelangelo

Uma réplica de bronze do Davi, de Michelangelo, divide as atenções com a melhor vista da cidade a partir deste parque planejado pelo arquiteto Giuseppe Poggi, no século 19. Dali é possível ver todo o Centro Histórico e o rio Arno.

ENDEREÇO: Piazzale Michelangelo|50125.

Crédito: Thinkstock

Ponte Vecchio

Misto de ponte e base de sustentação para casas, a Ponte Vecchio une as duas margens do rio Arno a mais de 650 anos. É um dos cartões-postais mais conhecidos de Florença, juntamente com o Duomo. Algumas das lojas que a ocupam são geridas pelas mesmas famílias há séculos, numa tradição que teve início no século 16.

Crédito: Thinkstock

Santa Croce

A basílica franciscana teve a construção concluída em 1294 e traz em seu interior afrescos de Giotto e Taddeo Gaddi, além do museu Opera di Santa Croce. Entre as atrações mais curiosas desta igreja ainda estão sepulturas decoradas por artistas renomados como Donatello. Nelas estão restos mortais de moradores da cidade, como Maquiavel, Galilei e Michelangelo.

ENDEREÇO: Piazza Santa Croce |16.

Crédito: Thinkstock

Museo del Bargello (Palazzo del Popolo)

O museu fica em um edifício que já abrigou o conselho de justiça e polícia florentino. Abriu as portas em 1886 e, entre as obras expostas, estão a estátua em homenagem ao deus Baco, de Michelangelo, Marzocco de pedra (símbolo heráldico de Florença), de Donatello, e esculturas inacabadas, como um Davi em fase inicial.

ENDEREÇO: Via del Proconsolo |4.

Crédito: Thinkstock

Palazzo Pitti

Museus e salões fazem parte desse palácio do século 15. O destaque fica para a Galleria Palatina, cujo acervo conta com trabalhos de Rafael, Tiziano, Caravaggio e Tintoretto, enquanto outras salas exibem mostras de arte moderna. Uma atração imperdível é um passeio pelos belos Jardins Boboli.

ENDEREÇO: Piazza de Pitti| 1.

Crédito: Thinkstock

Basilica de San Lorenzo e Cappelle Medicee

A família Medici, que exerceu o poder entre os séculos 14 e 17, foi a responsável por Florença ter se tornado sinônimo de arte. Muitos de seus integrantes estão sepultados entre esculturas de Donatello, na Sacrestia Vecchia, dentro da Basilica de San Lorenzo (do século 14), ou nas Cappelle Medicee. Ali encontra-se a Sacrestia Nuova, com arquitetura e três túmulos projetados por Michelangelo.

ENDEREÇO: Piazza Madonna degli Aldobrandini| 6.

Crédito: Thinkstock

Galerias de arte

Não deixe Florença sem visitar duas das principais galerias de arte do mundo: a Galleria degli Uffizi e a Galleria dell'Accademia. A primeira possui 45 salas em prédio inaugurado em 1560. A coleção criada pela família Medici, entre os séculos 14 e 16, inclui obras de mestres do Renascimento e pintores como Caravaggio e Rembrandt. Já a Galleria dell'Accademia expõe coleções impressionistas de artistas como Bellini, Titian e Mantegna, além do David de Michelangelo, que está em exibição no lugar desde 1873.

 

Hospedagem

A maior oferta de hospedagem na capital da Toscana está no centro histórico e há opções simples e luxuosas. Próximo à estação ferroviária de Santa Maria Novella também ficam bons hotéis. Já nas margens do rio Arno estão os estabelecimentos mais exclusivos, com vantagem de uma vista deslumbrante. Reserve agora seu hotel em Florença!

Hotel Embassy

O hotel está localizado no centro, a poucos passos da estação de trem Santa Maria, a 10 minutos da catedral e a 15 minutos da Ponte Vecchio. Apresenta bar, wi-fi, recepção 24h, serviço de bilheteria, concierge, lavanderia e business center. Os quartos são equipados com camas king size, ar-condicionado, cofre e TV por assinatura.

Reserve agora seu hotel em Florença!

B&B Hotel Firenze Novoli

O B&B Hotel Firenze Novoli oferece aos seus hóspedes estacionamento e acesso wi-fi gratuitos, além de café da manhã, sala de TV, depósito de bagagens e funcionários bilíngues. O ônibus que fornece conexão para o centro histórico de Florença passa em frente ao hotel. Os quartos apresentam ar-condicionado, TV por assinatura e secador de cabelo.

Golden Tulip Mirage Hotel

Situado a pouco menos de dois quilômetros do aeroporto e a 10 minutos de carro do centro de Florença, o hotel conta com estacionamento gratuito, restaurante, café da manhã, bar, serviço de quarto e acesso wi-fi gratuito em todas as áreas. As acomodações são equipadas com móveis de madeira, TV via satélite e ar-condicionado.

The Westin Excelsior

Este luxuoso hotel fica às margens do rio Arno, na Piazza Ognissanti, a 900 metros da Ponte Vecchio. Dispõe de terraço, academia, restaurante, bar, estacionamento privativo, serviço de quarto, balcão de turismo, serviço de câmbio e acesso wi-fi gratuito nas áreas comuns. Os quartos oferecem ar-condicionado, TV por assinatura e jukebox digital.

Hotel Galileo

O hotel Galileo fica em um edifício histórico, a 10 minutos a pé da estação de trem e do centro de exposições Fortezza da Basso. Os quartos dispõem de TV via satélite, ar-condicionado e o acesso wi-fi é gratuito em todas as áreas. O hotel ainda oferece serviço de câmbio, lavanderia e recepção 24 horas.

Ibis Firenze Nord Aeroporto

Localizado a quatro quilômetros do aeroporto Peretola e a oito quilômetros do centro da cidade, o hotel oferece estacionamento gratuito, business center, salas de reuniões, bar, restaurante e recepção 24 horas. Os quartos dispõem de ar-condicionado, TV por assinatura e secador de cabelo. O acesso wi-fi é gratuito em todas as áreas.

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).