Bem Vindo a CVC,

(sair )

Televendas : 3003-9282 outros telefones

E-mail

166
0

Dividida entre dois continentes, Istambul preserva costumes asiáticos e consumismo europeu

País: Turquia | Região da Marmara | Cidade: Istambul | Localização: Entre Ásia e Europa

De um lado o tradicionalismo e a história do oriente, do outro a modernidade ocidental. Istambul se mostra assim, contraditória e quase democrática. Isso porque o Estreito de Bósforo que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro divide a cidade, entre Europa e Ásia.

Enquanto a parte oriental mantém seu conservadorismo histórico, a área europeia oferece semanas de moda, shows de jazz, peças de teatro e, até mesmo, certo liberalismo. Lá, a prática religiosa é moderada e a liberdade garantida em constituição. Deve ser por isso que os véus e burcas dão espaço às saias curtas, peças decotadas e de marcas renomadas. As mulheres, bem como os homens, transitam despreocupadamente pelas ruas, casas noturnas e bares do centro de Istambul, mas o consumo de bebidas alcoólicas fica liberado apenas aos maiores de 18 anos.

Ler mais

Fotos do Destino

Basílica de Santa Sofia

Basílica de Santa Sofia

Ícone da arquitetura bizantina, a basílica convertida em museu destaca-se pela riqueza interior e por representar a conciliação do cristianismo com o islamismo. (Crédito: Shutterstock)

Palácio de Ciragan

Luxuoso e sofisticado, esse antigo palácio otomano, transformado em hotel oferece uma belíssima vista da cidade seja durante o dia ou à noite. (Crédito: Shutterstock)

Beleza de Istambul

Verdejante, a vista do jardim da Basílica de Santa Sofia em Istambul impressiona os turistas pelo cuidado e refinamento (Crédito: Shutterstock)

Mesquita Camii

Localizada na capital da Turquia, Ancara, essa moderna mesquita apresenta decoração e acústica incríveis. (Crédito: Shutterstock)

Mesquita Yeni

O que não falta na Turquia são mesquitas, prova disso está a Yeni. Localizada em Istambul conta com um pátio monumental rodeado por uma arquitetura minuciosa, porém menos glamourosa que as demais. (Crédito: Shutterstock)

Porto de Haydarpasa

Maior porto de carga da região de Mármara. (Crédito: Dorak Holding)

Balões da Capadócia

Na cidade, a aproximadamente 800 quilômetros de Istambul, o tour favorito inclui o voo de balão, no céu extremamente azul que parece ter sido uma confraria com a natureza. O destino oferece condições climáticas favoráveis ao balonismo, mesmo quando a neve resolve aparecer. Do alto, é possível apreciar rochas avermelhadas e vales assimétricos. (Crédito: Dorak Holding)

Estreito de Bósforo

Esse canal separa a Ásia da Europa e ainda une o Mar de Mármara ao Mar Negro. (Crédito: Dorak Holding)

Vista aérea do Estreito de Bósforo

(Crédito: Dorak Holding)

Passeio de gôndola em Istambul

Entre as dezenas de atrações espalhadas por suas ruas, Istambul ainda propõe aos turistas e locais, passeios de gôndolas pelas margens do Estreito de Bósforo. (Crédito: Dorak Holding)

Museu de Arte Moderna de Istambul

Sua coleção permanente está exposta no andar superior, enquanto as obras dos grandes artistas são exibidas no grande salão em ordem cronológica. Dedicado aos amantes da arte moderna, promove e compartilha a criatividade artística da Turquia. (Crédito: Dorak Holding)

Vista aérea da cidade de Istambul

(Crédito: Dorak Holding)

Mesquita Camii

Localizada na capital da Turquia, Ancara, essa moderna mesquita apresenta decoração e acústica incríveis. (Crédito: Dorak Holding)

Grande Bazar

Esse centro comercial abriga lojas de produtos diversos por todos os lados. Prepare as sacolas para enchê-las de joias, ouros, tapetes, cerâmicas, narguilés, roupas, tecidos, almofadas e muito mais. (Crédito: Dorak Holding)

Torre de Leandro (Doncella)

Essa construção histórica de Istambul, chamada também de Torre da Donzela, está localizada no Estreito de Bósforo, canal que divide a cidade entre Europa e Ásia. Foi erguida para controlar o movimento dos navios persas no local. O interior abriga um café e restaurante que proporcionam uma linda vista da cidade. (Crédito: Dorak Holding)

Istinye Park

Considerado um dos maiores e mais modernos shopping centers do mundo oferece grande variedade de marcas, joias, todos os tipos de mobiliário e produtos para a saúde e corpo. (Crédito: Dorak Holding)

Monte Ararat

Não é de hoje que o Monte Ararat, a montanha mais alta da Turquia está associada à tradição judaico-cristã. De acordo com o livro Gênesis, da Bíblia Sagrada, foi lá o último destino da Arca de Noé, após o período do dilúvio.

Hermés

Em meio à profusão de lojas de Istambul está a Hermès, tradicional marca francesa, famosa por seus produtos em couro e artigos de luxo.

Fransız Sokagi (Rua Francesa)

Enquanto Nova York abriga a Chinatown, Istambul conta com a Fransız Sokagi, uma rua que mantém vivo o importantíssimo legado francês. Por dia, aproximadamente 6.500 pessoas visitam o local que oferece edifícios, cafés, restaurantes, artistas de rua, uma galeria de arte e centro de entretenimento. (Crédito: Dorak Holding)

Rua Bagdat

Situada no lado asiático de Istambul, essa que é uma das maiores ruas de compras de luxo do mundo, ganha destaque pela enorme oferta de cafés e restaurantes de gastronomia variada, lojas de departamentos, shopping centers, boutiques de luxo como Louis Vuitton, Prada e Burberry.

Ponto Turísticos de Istambul

Mesquita Azul

Os tons anil dos azulejos inspiraram o nome da Mesquita Azul, imponente prédio de seis minaretes (espécie de torres) construído estrategicamente em frente à Basílica de Santa Sofia, monumento arquitetônico bizantino e otomano, como forma de competir com sua importância religiosa. O interior do templo está repleta de arte muçulmana e milhares de peças de azulejos desenhados à mão. Vale saber que pode ser visitado fora dos horários de oração e rende belas fotos.

Hagia Sophia

Nomeada Patrimônio Cultural pela Unesco, Hagia Sophia foi o centro do Cristianismo Ortodoxo até meados de 1453. Mais tarde tornou-se símbolo de poder dos mulçumanos, mas somente no ano de 1935 deixou de ser disputada por religiosos e foi convertida em museu. Na parte interna, mosaicos centenários e cúpula de mais de 30 metros de diâmetro enriquecem a arquitetura e mostram a dimensão da religiosidade de Istambul.

Palácio TopKapi

Residência de sultões no passado, o grandioso Palácio TopKapi guarda objetos de antigos moradores e relíquias sagradas como fragmentos da barba do profeta Maomé. Embora coleções de diamantes e de porcelanas, exposição de armas, carruagens e trajes reais se destaquem em meio à atmosfera histórica do lugar, o ápice deste tour é mesmo o famoso harém, ambiente com mais de 400 cômodos onde centenas de mulheres tinham a função de satisfazer os prazeres dos homens.

ENDEREÇO: Babihumayun Cad | Telefone: (90) 212 512-0480.

Estreito de Bósforo

Com pouco mais de 30 quilômetros de água, esse canal separa a Ásia da Europa e ainda une o Mar de Mármara ao Mar Negro. Percorrer o Estreito de Bósforo de barco ou navio proporciona vista privilegiada de mesquitas e palácios. A viagem costuma demorar pouco mais de duas horas.

Mesquita Suleymaniye

Construída na colina mais alta de Istambul, entre 1550 e 1557 d.C., foi intitulada uma das mais importantes obras da arquitetura e engenharia turcas deste período. Mesmo a quilômetros de distância é possível notá-la, tamanha sua beleza. Prova disso, está no seu interior que impressiona pela simplicidade e amplitude. Quatro enormes colunas sustentam a mesquita, enquanto as pinturas internas, datadas do século 19 e restauradas recentemente, dividem espaço com os azulejos de Iznik e vitrais coloridos.

ENDEREÇO: Mimar Sinan Cd | Suleymaniye Mh.

Palácio Dolmabahçe

Erguido no lado Europeu do país, foi o centro administrativo do Império Otomano. Assim como outros prédios históricos, foi transformado em museu. Além da decoração luxuosa com tapetes de seda e pinturas que adornam as paredes, o grande destaque do salão principal é o lustre de cristal de mais de quatro toneladas.

ENDEREÇO: Dolmabahce Cad, Besiktas | Telefone: (90) 212 227-3442 |


Tilia Hotel

Localizado na parte europeia de Istambul, a alguns minutos de pontos turísticos importantes da cidade, como Grande Bazar, Mesquita Azul, Palácio de Topkapi e Hagia Sophia. A decoração moderna com cores quentes, os quartos adaptados à tecnologia e as camas confortáveis garantem uma atmosfera relaxante.

ENDEREÇO: Gencturk Cad Mahmudiye Cesme Sok No 7.

Best Western Senator

Bem avaliado entre seus clientes, esse hotel, embora pequeno, oferece um grande conforto, além de estar próximo ao metrô.

ENDEREÇO: Gencturk Cad.Sirvanizade Sok. No 7/11 | Telefone 0212 528 1865.

Celal Aga Hotel

Agradável, esse hotel dispõe de acomodações de luxo no coração de Istambul.

ENDEREÇO: Balabanaga Mah. Sehzadebasi Cad. No 5-7 | Eminonu | Telefone: +90-212-519 09 09.


Onde Comer em Istambul

Doy Doy

No terraço deste restaurante é possível provar pratos à base de berinjela, cordeiro e sopa de lentilha com ervas típicas da região. Localizado em bairro turístico, proporciona vista das mesquitas e do Estreito de Bósforo.

ENDEREÇO: Şifa Hamamı Sok, 13 | Telefone: (90) 212 517- 1588.

Habi Baba

A culinária otomana é o destaque do estabelecimento. Entre os pratos principais estão pernil de cordeiro, frango recheado e berinjela com carne moída.

ENDEREÇO: Istiklal Caddesi, 39 | Telefone: (90) 212 244-1886.

Gálata House

Antigo endereço de uma prisão, o edifício recebe atualmente pessoas em busca de experiências gastronômicas. Cordeiro ensopado, vitela e feijão vermelho integram o cardápio.

ENDEREÇO: Kulesi Sokak, 61.

Mikla

Considerada uma das melhores casas da cidade, Mikla chama a atenção pela decoração elegante e vista panorâmica do pôr do sol, além do preparo de pratos exclusivos.

.

ENDEREÇO: Mesrutiyet Caddesi, 149.

Num Num

Também é possível provar deliciosos lanches na região. O Num Num oferece quase 20 tipos de hambúrgueres, que partem dos tradicionais até os mais picantes. A casa também dispõe de massas e pizzas.

ENDEREÇO: Musrutiyet Caddesi, 94/7 | Telefone: (90) 212 243-8460.

Asitane

Ao lado da Igreja Chora garante pratos da verdadeira cozinha otomana. Experimente a sopa de amêndoas com iogurte seco, pasta de pimentão vermelho e menta.

ENDEREÇO: Kariye Cami Sokak, 06 | Edirnekapl | Telefone: 0212 534 8414.

Mado

Muitos o consideram a melhor sorveteria do mundo, mas o destaque está em sua excentricidade: os sorvetes são degustados à garfo e faca.

ENDEREÇO: 186 Istiklal Caddesi | Telefone: 212 244 17 81.


Onde Comprar em Istambul

Grand Bazaar

Prepare-se para uma profusão de cores, sabores e etnias. Esse lugar significa à Istambul a mesma importância que a região da rua 25 de Março aos paulistanos. São aproximadamente 5 mil lojas espalhadas por mais de 60 ruas. Joias, ouros, tapetes, cerâmicas, narguilés, roupas, tecidos, almofadas e tantos outros itens podem ser encontrados neste local. Se há a intenção de evitar a muvuca, visite no fim da tarde.

ENDEREÇO: Beyazit Gate.

Rua Bagdat

Localizada no lado asiático de Istambul, essa é uma das maiores ruas de compras de compras de luxo do mundo. Ao longo de suas calçadas há diversas ofertas: cafés e restaurantes de gastronomia variada, lojas de departamentos, shopping centers, boutiques de luxo que vendem peças imperdíveis, entre elas marcas famosas Louis Vuitton, Prada e Burberry. O lugar é tão agradável que vale a pena investir em passeios de bicicleta, inclusive.

ENDEREÇO: Situado no lado asiático de Istambul, dentro do distrito de Kadıkoy.

Bairro de Nişantaşi

A zona comercial e de entretenimento mais chique de Istambul dispõe de marcas mundialmente famosas e boutiques que oferecem muitas opções em alta costura e sapatos variados.

ENDEREÇO: Localizado na parte europeia de Istambul, no distrito de Şişli.

Istinye Park

Um dos maiores shopping centers do mundo oferece em seu ambiente moderno, grande variedade de marcas, joias, todos os tipos de mobiliário e produtos para a saúde e corpo. Vale a pena conferir algum dos muitos restaurantes presentes no local, dos pratos refinados e saudáveis aos populares junk foods.

ENDEREÇO: Pınar Mh. 34460.

Citys

Um dos shoppings mais famosos do país está localizado na região chamada de coração da moda de Istambul. Marcas conceituadas como Lacoste, CK, Gap, Nine West e Mango têm representantes neste centro comercial.

ENDEREÇO: Tesvikiye Mah, 162 | Telefone: (90) 212 373 3333.

Arzul Kaprol

Roupas estilosas são encontradas nesta loja, que costuma vestir celebridades do país.

ENDEREÇO: Fazil Kaftanoğlu Caddesi, 15 | Telefone: (90) 212 386-2000 |

Hermès

Lenços, gravatas, canecas, agendas e diversos outros tipos de objetos são vendidos nesta loja, que possui franquias em todo o mundo.

ENDEREÇO: Abdi Ipakçi, 79 | Telefone: (90) 212 241-2778 |

Optmim

Galeria formada apenas por outlets de marcas famosas como Tiffany, Levi’s e Quiksilver, é ótima pedida para sair com a sacola cheia de presentes.

ENDEREÇO: İstiklal Sokak, 10/4 | Telefone: (90) 216 664-1414.


Curiosidades sobre Istambul

Monte Ararat

A montanha mais alta da Turquia está associada à tradição judaico-cristã. Segundo o livro Gênesis, da Bíblia Sagrada, o lugar teria sido o destino final da Arca de Noé, após o período do dilúvio.

Ponte entre dois mundos

Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes. A razão? Istambul é cortado pelo Estreito de Bósforo (Europa), unindo o mar Negro ao mar de Mármara (Ásia).

Santo Guerreiro!

Diz a lenda que São Jorge, nasceu na Capadócia, localizada na região central da Turquia, a 760 km de Istambul, tornou-se militar do exército romano e foi torturado e morto defendendo sua fé no cristianismo.

Antiga capital

Istambul, maior cidade da Turquia no início do século 20, já foi sua capital, mas perdeu o título para Ancara, importante cidade comercial, industrial e cultural, que não acumula metade da população de Istambul. Istambul é a antiga Constantinopla, a velha capital do Império Romano do Oriente (cuja tomada pelos turcos otomanos, em 1453, deu luz à Idade Moderna). Istambul abriga cerca de 12 milhões de habitantes.


Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

Seu e-mail foi registrado com sucesso!

Agora você receberá as melhores ofertas da CVC.

Confira todos os pacotes para

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2014 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.
fechar