Carnaval de 2023: veja algumas das principais festas

Depois de um hiato de dois anos devido à pandemia, o Carnaval em 2023 promete trazer de volta a alegria carnavalesca para o mês de fevereiro. A farra começa na sexta, dia 17, e se estende até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 22. 

Salvador, Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte são os principais destinos do Brasil para quem quer curtir a folia com blocos de rua, desfiles de escolas de samba e trios elétricos. Cada cidade proporciona diferentes experiências aos foliões.

Leia mais aqui sobre a festa em cada uma delas e decida o seu destino para o Carnaval de 2023.

Salvador

Salvador – Bloco Afoxé Filhos de Gandhy desfila no centro histórico de Salvador pelo 68º ano com mensagem de paz e de resistência (Sayonara Moreno/Agência Brasil)

A folia em Salvador tradicionalmente acontece em três circuitos: o Circuito Osmar é o mais antigo e percorre o centro da cidade. O Dodô, também conhecido como Barra/Ondina, acontece à beira da praia, com um percurso de cerca de 4 km. E no Circuito Batatinha, no Pelourinho, tem Carnaval à moda antiga, com bailes de máscaras, bandas de fanfarras, afoxés e outras manifestações culturais. Artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Bell Marques sobem nos trios elétricos para comandar a festa. Para ficar “dentro” dos blocos ou nos camarotes, é preciso pagar ingresso, mas também dá para curtir a festa na “pipoca”, do lado de fora das cordas. 

Confira pacotes CVC para o Carnaval de Salvador

Olinda

O frevo e o maracatu dão o ritmo do Carnaval de Olinda

Bonecos gigantes de até quatro metros acompanham os foliões pelas ladeiras do Centro Histórico de Olinda durante o Carnaval, quando mais de 500 grupos se divertem ao som de ritmos como frevo e maracatu. Um dos bonecos mais famosos é o Homem da Meia Noite, que desfilou pela primeira vez em 1932. Para curtir a festa, não é preciso pagar nada: todos os desfiles são gratuitos e abertos.

Confira pacotes CVC para o Carnaval de Olinda

Rio de Janeiro

Escadaria Selaron, Centro, Rio de Janeiro

No Rio, blocos de rua gratuitos tomam a cidade e atraem milhões de foliões. Muitas festas pagas também acontecem em várias partes da cidade, com shows e DJs. Na Marquês de Sapucaí, reinam as escolas de samba, com seu espetáculo visual e artístico impressionante. Para assistir, é preciso pagar por um lugar na arquibancada ou para o acesso a um dos camarotes, que têm visão privilegiada dos desfiles e shows particulares, além de comida e bebida liberados.

Confira pacotes CVC para o Carnaval do Rio de Janeiro

São Paulo

Bloco Charanga do França, na região central de São Paulo

A capital paulista também tem suas escolas de samba tradicionais que dão um show no sambódromo, no Anhembi – o esquema para assistir é similar ao do Rio. E na última década o Carnaval de rua ganhou muita força, bom blocos gratuitos percorrendo diversos bairros da cidade e agradando a diferentes públicos. Tem marchinha, claro, mas também axé, funk, sertanejo e até rock. 

Confira pacotes CVC para o Carnaval de São Paulo

Belo Horizonte

Há quase 500 blocos cadastrados para o Carnaval de 2023

Confira pacotes CVC para o Carnaval de Belo Horizonte