Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo é um tipo de viagem que, além de ser focado no meio ambiente, preserva o ecossistema e busca passar a todos os turistas um pouco de educação ambiental e valorizar tudo de mais bonito que existe na natureza.

 

O Brasil, com todas as suas belezas naturais é um dos melhores lugares do mundo para se buscar e incentivar o Ecoturismo. São dezenas de opções de parques, cachoeiras, serras, chapadas, trilhas, praias e muito mais! Por isso, fizemos aqui uma lista de 10 destinos imperdíveis no Brasil para fazer Ecoturismo.

Localizado mar adentro, a 500km de Recife/PE, Fernando de Noronha está em meio ao azul profundo do Atlântico, onde as Ilhas Vulcânicas formaram um abrigo perfeito para a fauna marinha. Lá você pode praticar mergulho, seja de superfície, ou de cilindro para ver de perto a vida marinha. A pequena ilha de apenas 17 km² sabe receber os turistas e preza pelo seu ecossistema acima de tudo. Há uma taxa ambiental para os visitantes e todo o lixo produzido e até passeios são controlados para beneficiar o meio ambiente.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina está localizado no interior da Bahia, abrangendo 24 municípios. Nos 38 mil km² do Parque Nacional da Chapada Diamantina, já foram catalogadas mais de 200 espécies vegetais e animais endêmicas. Para explorar a região é fundamental ter um guia em cada passeio. Ao chegar nas cidades que abrigam o parque nacional como Lençóis, Mucugê, Andaraí e Vale do Capão, todas as ofertas de passeios já contam com os guias especializados.Procure ainda intercalar passeios mais tranquilos com os mais desgastantes e leve dinheiro papel pois por lá poucos são os lugares que aceitam cartão.

Localizado na divisa entre Sergipe e Alagoas, é um destino turístico relativamente novo e se tornou uma das maiores maravilhas naturais do Nordeste, localizado a 200 km da capital Aracaju/SE.
Este é o 5º maior cânion navegável do mundo e sua água verde esmeralda do Rio São Francisco com os paredões que chegam aos 15 metros de altura constroem o caminho de uma viagem inesquecível.São 60 km de extensão e até 190 metros de profundidade! É um passeio de um dia e pode ser feito até com crianças pequenas. Tivemos aqui no Dicas de Viagem um post exclusivo sobre o destino!

O Brasil é mesmo o país da natureza e o Jalapão é mais uma prova exuberante da nossa diversidade.
Localizado no Estado de Tocantins, entre as cidades de Palmas e Ponte Alta do Tocantins, o Jalapão é um conjunto de cinco áreas de conservação que inclui um parque estadual, com uma área preservada maior que o estado do Rio de Janeiro.
O cenário é um dos mais exuberantes e inusitados do Brasil, com cachoeiras cristalinas, piscinas naturais num tom de verde-esmeralda de encher os olhos, dunas alaranjadas e chapadões, uma imensidão sem fim.

Uma cidade pequena em Minas Gerias que é muito famosa pela produção e venda de malhas. Ou seja, destino que combina muito com dias de inverno. Em todas as estações do ano você pode aproveitar muito os passeios ao ar livre fazendo trilhas a pé, à cavalo e até mesmo de mountain bike. A região tem dezenas de hotéis ecológicos e hotéis fazenda que oferecem a experiência perfeita de viagem para toda a família. 

Em Lagoa Santa, Minas Gerais, está um dos mais famosos conjuntos de grutas do Brasil, a Lapinha. Suas cavernas e grutas são repletas de pinturas rupestres. Além disso aqui está o Museu Arqueológico de Lagoa Santa com um acervo formado por funerárias indígenas, esqueletos, ossadas, crânios e arcadas. A mais famosa delas, Luzia, é a ossada mais antiga já encontrada e acredita-se que ela tenha vivido aqui nesta região onze mil anos atrás.

No Sul de Minas Gerais essa pequena região é cercada por Mata Atlântica e oferece o melhor do ecoturismo em um destino rural cheio de charme. Faz parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, é também uma estância mineral por conta das várias fontes de água. Seus principais passeios envolvem trilhas de caminhada, escalada, jipes 4×4 e muita aventura. Para quem quer uma viagem mais leve, vale embarcar no Maria Fumaça no Trem da Serra da Mantiqueira para se deslumbrar com a paisagem. 

A imponência natural da Chapada dos Guimarães justificou a criação, em 1989, do parque nacional que leva seu nome. Na área de conservação e em seus arredores ficam a maior gruta de arenito do Brasil, cachoeiras como a emblemática Véu de Noiva, uma profusão de paredões de pedra alaranjados e belos rios. Recentemente, a cidade ganhou um estruturado parque de ecoturismo. Muitos restaurantes só abrem nos fins de semana, quando as pousadas costumam lotar. Perfeito para viajar no verão, caminhas sob o sol e mergulhar nas águas de uma cachoeira para se refrescar. 

 

Quem sonha em fazer um Safári não precisa ir muito longe. Aqui no Brasil, no Pantanal, são cada vez mais comuns os Safáris pelo Pantanal. Observar os animais de perto em seus habitat natural é uma grande experiência para qualquer pessoa que adore viver em meio a natureza e fazer Ecoturismo. 

 É território habitado por povos indígenas da tribo bacairi e é uma região rica em belezas naturais. Nos meandros da serra do Tombador e do distrito de Bom Jardim escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras, lagos, rios e grutas, algumas totalmente inexploradas. Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região. Você poderá aproveitar passeios de flutuação em balneários, conhecer o Reino Encantado da Lagoa Azul, visitar a Lagoa das Araras, cachoeiras como a Serra Azul e para os mais aventureiros fazer boia cross pelo Duto do Quebó. Encerre o dia no Mirante do Cerrado com uma vista de tirar o fôlego.

Este é simplesmente o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita, que forma o Aquário Natural você nada ao lado de diversas espécies de peixes coloridos. Perfeito para uma viagem em família com muita aventura. O local tem ótima estrutura para receber todo tipo de turista. É possível fazer rappel, descer corredeiras, mergulho e trilhas. Aqui a preocupação com o meio ambiente é levada a sério. Parece até que muitas das atrações da cidade foram descobertas recentemente, de tão intocadas.

Um dos pontos turísticos mais procurados em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um dos mais famosos locais para Ecoturismo. Na região, é possível encontrar várias cachoeiras com as mais variadas alturas. Para chegar a algumas delas, é necessário percorrer trilhas que variam de 2 km a 12 km, considerando a ida e a volta. Alguns dos caminhos são planos em grande parte e bem sinalizados, enquanto outros apresentam nível de dificuldade mais elevado por terem terreno íngreme e acidentado. Então sempre procure por guias especializados para transitar pela região. São também vários os mirantes, pontos de escalada e vale também a visita ao incrível Vale da Lua.

Este é um novo refúgio no coração do cerrado, perfeito para renovar as energias. os turistas descobriram a pouco tempo esse lugar maravilhoso. inclusive, fizemos já um post fantástico com detalhes do destino. São várias as opções de trilhas, cachoeiras, visuais incríveis, pôr do sol e comidas boas! 

pirenopolis-cachoeira-meia-lua-