ALAGOAS

VISITE E SE ENCANTE COM SUAS PRAIAS PARADISÍACAS

O pequeno estado de Alagoas presenteia seus visitantes com paisagens extraordinárias, desde variados tipos de vegetação até as praias mais deslumbrantes, de coloração verde e azul – sem contar as lagoas e o rio São Francisco. A região, palco de numerosos conflitos políticos nos séculos 17 e 19, preserva muito da sua história e cultura em museus, construções de arquitetura colonial e tradições folclóricas espalhadas por várias cidades.

QUANDO IR

A visita às piscinas naturais de Alagoas varia conforme a tábua das marés – fique atento ao programar sua viagem. No verão faz 30°C na alta temporada, quando as cidades ficam mais cheias e caras. Se você quiser fugir da chuva, evite visitar o estado entre maio e julho.

CURIOSIDADES

Alagoas recebeu esse nome devido aos 17 rios e 17 lagoas distribuídas por seu território. Além disso, o estado possui a maior concentração de piscinas naturais do Brasil.

O QUE FAZER EM ALAGOAS

Os pacotes para Alagoas garantem atrações para diferentes públicos, desde praias e rios com água cristalina até cidades que são verdadeiros museus a céu aberto, guardando uma fração importante da arquitetura colonial brasileira. Confira as regiões de destaque espalhadas pelo Estado.

Lagos e Mares do Sul

Os Lagos e Mares do Sul possuem diversos atrativos em diferentes regiões. Você vai se impressionar com a estrutura da praia do Francês, em Marechal Deodoro – lá também ocorre o encontro das águas das lagoas Manguaba e Mundaú. Em Barra de São Miguel, a praia do Gunga se une à lagoa do Roteiro, formando uma vista magnífica, sem contar a orla toda margeada por coqueirais. PilarJequiá da PraiaCoruripe e Feliz Deserto também integram o litoral sul de Alagoas.

Costa dos Corais

No norte de Alagoas, oito cidades compõem a belíssima região conhecida como Costa dos Corais, dona da segunda maior barreira de corais do mundo. Paripueira tem a maior concentração de piscinas naturais do Brasil, enquanto Maragogi, o segundo destino mais procurado do estado, abriga praias paradisíacasSão Miguel dos MilagresPasso de CamaragibeBarra de Santo AntônioPorto de PedrasJaparatinga e Porto Calvo são os outros municípios que compõem esta área.

Maceió

Responsável por receber a maioria dos turistas do Estado, a capital Maceió tem seus maiores atrativos divididos entre o litoral e o centro histórico. A praia de Pajuçara é calma, tem boa infraestrutura e dela saem embarcações para as piscinas naturais; já a de Ponta Verde é famosa pelas barracas Lopana e Kanoa – vale a visita! Na região central da cidade estão erguidas construções de grande importância arquitetônica, algumas do século 19, como igrejas e museus.

Rio São Francisco

O majestoso rio São Francisco tem 240 quilômetros de extensão dentro do território de Alagoas. Partindo do município de Piranhas, o passeio de barco ao Cânion do Xingó é o mais impressionante na região da divisa com Sergipe – águas esverdeadas e paredões rochosos formam a paisagem local. Às margens do rio, vale também a visita às cidades de Penedo, cheia de construções centenárias preservadas, e Pão de Açúcar, com um belo acervo arquitetônico e sítios arqueológicos.

Quilombos

Na Serra da Barriga existiu o Quilombo dos Palmares, o símbolo mais expressivo da resistência negra no País. Seu líder mais famoso foi Zumbi, também nascido no estado de Alagoas – e hoje o Parque Memorial Quilombo dos Palmares preserva os capítulos dessa história. Além da venda de artesanato em cerâmica, o destaque fica para o Caminho da Liberdade, um roteiro que mistura cultura, história e ecologia, passando pelas cidades de São José da LajeIbateguaraMurici e União dos Palmares.

 

ONDE FICAR EM ALAGOAS

Os principais hotéis em Alagoas se concentram nas cidades mais frequentadas pelos turistas, a exemplo de MaragogiBarra de São Miguel e Maceió. De pousadas a resorts luxuosos, o estado tem opções para todos os gostos e bolsos.

Praia Hotel Sete Coqueiros

Localizado na famosa praia de Pajuçara, o Praia Hotel Sete Coqueiros dispõe de piscina com vista para o mar, estacionamento e bar. Os apartamentos são equipados com TV, ar-condicionado, telefone, internet grátis, cofre e frigobar. Você pode saborear drinks no bar da piscina e receitas locais no restaurante, além de contar com room service 24h e café da manhã.

Reserve agora seu hotel em Maceió!

Ritz Lagoa da Anta Resort

Ritz Lagoa da Anta tem localização privilegiada à beira-mar, na praia Lagoa da Anta, ao lado de JatiúcaPonta Verde. Lazer e entretenimento para crianças e adultos estão garantidos, além de diferentes opções gastronômicas, spa e serviços como aluguel de bicicletas, locadora de veículos, room service e lavanderia.

Garanta hoje seu hotel em Maceió!

Grand Oca Maragogi Resort

Piscinas naturaispraia privativa, mergulho com snorkel e esportes aquáticos são algumas atividades oferecidas pelo Grand Oca Maragogi Resort, localizado em Maragogi. Relaxe com uma massagem no spa e saboreie pratos da culinária regional e internacional. Você também pode contar com serviços como internet wi-fi gratuita nas áreas comuns e café da manhã no quarto.

Compre já seu hotel em Maragogi!

Salinas do Maragogi Resort

Localizado de frente para o mar, o Salinas do Maragogi Resort possui quadras, boate, campo de futebol, academia, sauna, piscinas e salão de jogos para sua diversão. Os quartos são equipados com ar-condicionado, frigobar, cofre, secador de cabelo, TV e telefone. O hotel também oferece o sistema all inclusive de comidas e bebidas.

Adquira agora mesmo sua diária de hotel em Maragogi!

Village Barra Hotel

Localizado na praia da Barra de São Miguel, o Village Barra Hotel oferece piscina, playground, salão de jogos, internet wi-fi gratuita, além de restaurante e bar. Os quartos possuem ar-condicionado, internet wi-fi e TV por assinatura. O hotel está a 25 minutos de Maceió e a 50 minutos do Aeroporto de Maceió.

Garanta hoje sua diária de hotel em Barra de São Miguel!

Ponta Verde Praia do Francês

Localizado na praia do Francês, o hotel fica em Marechal Deodoro, a 17 quilômetros das praias do GungaBarra de São Miguel e do centro da Maceió. Oferece wi-fi gratuita em todo hotel, piscina, jardim, terraço, mergulho e banheira de hidromassagem, restaurante, bar e estacionamento gratuito. Os quartos são equipados com cofre digital, TV por assinatura, ar-condicionado e minibar.

Reserve já sua diária de hotel em Marechal Deodoro!

 

ONDE COMER EM ALAGOAS

Frutos do mar não podem faltar à mesa de um Estado com território litorâneo tão grande. Além disso, Alagoas tem restaurantes que servem pratos de diversas cozinhas internacionais e regionais. Experimentar as variações da tapioca, iguaria típica nordestina, é obrigação de todo visitante!

Restaurante Maria Antonieta

Considerado o melhor restaurante italiano de Maceió, o Maria Antonieta lhe recebe em um ambiente requintado, com diversas opções de massas, peixes, carnes, frutos do mar e uma carta de vinhosimpressionante, a maioria de produção italiana. Reservas são recomendadas.

ENDEREÇO: Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 150, Maceió.

Divina Gula

Divina Gula traz até você um pouco da tradicional cozinha mineira, em receitas combinadas com ingredientes da gastronomia nordestina. Lá você também pode experimentar e levar para casa cachaças de fabricação exclusiva, todas produzidas em Minas Gerais.

ENDEREÇO: Rua Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85, Maceió.

Tapioca Maria Bonita

Muito tradicional em Maceió, a premiada Tapioca Maria Bonita oferece essa iguaria nordestina em dezenas de receitas diferentes, entre doces e salgadas – do básico queijo e presunto até bacalhau e carne de sol. Praticamente todas levam coco e queijo de coalho como ingredientes básicos. Imperdível!

ENDEREÇO: Avenida Álvaro Otacílio, s/nº, mix 10, box 3 – Jatiúca, Maceió.

Bodega do Sertão

Muito tradicional e bem avaliada em Maceió, a Bodega do Sertão oferece inúmeros pratos típicos da culinária nordestina, tais como baião de dois, sarapatel, carne de sol com nata, arroz de queijo coalho derretido, tapiocas, entre muitos outros. A decoração rústica é encantadora e o restaurante ainda possui cachaças, doces e suvenires à venda.

ENDEREÇO: Avenida Doutor Júlio Marques Luz, 62, Maceió.

Carne de Sol do Picuí

Especializado em receitas à base de carne de sol, o restaurante oferece o melhor da culinária nordestinaem um ambiente requintado. Variações de queijo coalho, macaxeira e peixes completam o cardápio do Carne de Sol do Picuí, que também possui suvenires regionais à venda.

ENDEREÇO: Avenida da Paz, 1.140, Maceió.

ONDE COMPRAR EM ALAGOAS

Alagoas tem em Maceió seus principais centros comerciais. A capital é o lugar para quem deseja levar para casa lembrancinhas e peças típicas do artesanato nordestino.

Mercado do Artesanato

Localizado no centro de Maceió, o Mercado do Artesanato reúne mais de 200 lojas, com grande variedade de produtos decorativos, roupas e artigos regionais. São peças feitas de cerâmica, fibra do coqueiro, palha, madeira, couro e barro, a maioria produzida na região. Recomenda-se atenção com a segurança no local.

ENDEREÇO: Rua Melo Morais, Maceió.

Feirinha de Pajuçara

O passeio é indicado a quem quiser comprar lembrancinhas de Maceió, tudo a preço muito barato. Figuras de barro, chapéus, tecidos, roupas e peças feitas de cerâmica ou fibra de coco também podem ser encontradas nas centenas de barracas.

ENDEREÇO: Avenida Antonio Gouveia, Maceió.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Fuso horário Horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (Maceió)
Voltagem Maceió e Maragogi – 220V | Tomada tipo N
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea

Imagens: Divulgação CVC