Feriados no segundo semestre: veja viagens rápidas a partir das capitais

O segundo semestre chegou voando, mas ainda há muitas oportunidades para viajar até o fim do ano.

Apesar de três dos próximos feriados caírem em quartas-feiras – Independência do Brasil (7 de setembro), dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) –, isso não é desculpa para não sair de casa: para esses dias off no meio da semana, sugerimos seis viagens curtas a partir das principais capitais brasileiras para conhecer em um bate e volta.

Confira!

Leia mais: alugue um carro com a CVC

1 – São Paulo – São Roque (SP)

O Roteiro do Vinho, em São Roque, é ideal para um passeio de dia inteiro

De carro, a viagem da capital paulista a São Roque leva cerca de 1h30. No caminho, dá para fazer compras no Catarina Fashion Outlet.

O grande atrativo da cidade é o Roteiro do Vinho, que abrange vinícolas, restaurantes e empórios com produtos como chocolates, queijos e compotas. Vinícolas como a Góes, uma das mais conhecidas por lá, tem experiências com menus harmonizados e degustações. Para ir além, dá para fazer passeios na natureza, como a trilha do Morro do Saboó, e conhecer o Ski Park. com pistas artificiais de esqui, teleférico, parede de escalada, arvorismo e outras atividades.

2 – Rio de Janeiro – Petrópolis (RJ)

O Dedo de Deus, formação rochosa no Parque Nacional Serra dos Órgãos

A região serrana do Rio é um charme só: clima de interior, muito verde, construções históricas e muitas cervejarias. A dica é direcionar o GPS a Petrópolis, a 70 km da capital carioca, em um trajeto de cerca de 1h30.  

No centro histórico, não perca a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu Imperial. Por ali também fica a Casa de Santos Dumont, antiga casa de veraneio do pai da aviação. Para explorar a natureza da região, há muitas trilhas fáceis no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, como as que levam a Cachoeira da Macumba e o Circuito das Bromélias. Para matar a fome, você pode ir ao Brewgarden Petrópolis, com petiscos e cervejas artesanais.

3 – Porto Alegre – Vale dos Vinhedos (RS)

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/vineyard-grapes-vale-dos-vinhedos-bento-1952829529

nome do arquivo: feriado_segundo_semestre_vale_dos_vinhedos.jpg

Vinhedos a perder de vista no Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, concentra vinícolas de pequeno e grande porte. A partir de Porto Alegre, a viagem para Bento Gonçalves, cidade que é porta de entrada para o vale, leva aproximadamente 2h30.

Em um dia de feriado, você pode fazer o simpático passeio de maria-fumaça, que vai até Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi, passando por campos de araucárias. Depois, escolha uma vinícola para visitar, como a premiada Casa Valduga, que tem um restaurante top, e a moderna Cave do Sol, com experiências diferentonas com vinhos. Para comer, vale conferir a cozinha autoral do chef Rodrigo Bellora no restaurante Valle Rustico. Quem for com os filhos pode conferir também o Parque de Aventuras Gasper.

4 – Belo Horizonte – Inhotim (MG)

Inhotim é misto de museu e jardim botânico

O Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, fica no município de Brumadinho, a apenas 60 km de Belo Horizonte.

As obras e instalações de grandes nomes da arte contemporânea do Brasil e do mundo – Adriana Varejão, Yayoi Kusama, Olafur Eliasson – estão dispostas por pavilhões em um imenso jardim botânico com mais de 4 mil espécies de plantas. O lugar é tão incrível que dá de dois a três dias inteiro de passeio, mas pode sim ser curtido em um dia de feriado. Chegue cedinho para aproveitar bem o tempo e cheque a programação para saber de eventos especiais em datas específicas.

5 – Salvador – Praia do Forte (BA)

A vibe especial da Praia do Forte

Apenas 85 km separam a capital baiana da Praia do Forte, uma das praias mais gostosas do litoral norte do estado.

Em um dia de passeio dá para conhecer a sede do Projeto Tamar, que fala sobre o trabalho de preservação das tartarugas-marinhas na região. Até outubro, também dá para embarcar em um passeio de barco para observação de baleias-jubarte, que chegam perto da costa nessa época. Aproveite ainda para flutuar nas piscinas naturais do Papa-Gente, passear pelas casinhas coloridas da vila e comer bolinho de peixe no Souza Bar ou massas na Taverna Paradiso.

6 – Brasília (DF) – Cristalina (GO)

A Pedra do Chapéu é cartão-postal de Cristalina

A 130 km de Brasília, em meio ao cerrado, Cristalina é conhecida pelos cristais do seu solo e o garimpo que ocorria ali no passado – no Mercado do Cristal e outras lojinhas da cidade você pode comprar pedras e artesanatos.

E Cristalina também dá um banho de natureza: em um dia de feriado dá para conhecer a formação rochosa da Pedra do Chapéu, cartão-postal local, e fazer a caminhada até a bela Cachoeira dos Topázios. Outra opção é o Adventure Park, onde dá para praticar stand up paddle em uma lagoa turquesa.