OURO PRETO

CIDADE HISTÓRICA, OURO PRETO GUARDA TESOUROS ARQUITETÔNICOS

Uma das principais cidades históricas brasileiras, Ouro Preto foi eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos e artísticos entre suas ladeiras de pedra. Nascida da febre do ouro, no final do século 17, a então chamada Vila Rica chegou a abrigar cerca de 40 mil habitantes até o fim do século 18 – mais do que muitas cidades europeias na época. Suas construções preservadas formam um dos principais conjuntos arquitetônicos do barroco mineiro, que ostentam obras de grandes artistas como Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde. A cidade ainda foi palco de alguns dos mais importantes episódios da história do país, como a Guerra dos Emboabas e a Inconfidência Mineira. Atualmente, Ouro Preto é um dos destinos turísticos mais visitados de Minas Gerais, que atrai turistas interessados em arte, arquitetura, história, religião e até mesmo agitação. O carnaval de rua é uma das épocas mais animadas por lá, assim como os períodos do ano em que acontecem o Festival de Inverno e a Mostra de Cinema, que ocorrem em junho e julho.

QUANDO IR

O clima é úmido no verão e seco no inverno, mas o que deve se levar em conta ao visitar Ouro Preto é o calendário de eventos: Carnaval, Semana Santa, Mostra de Cinema (junho), Festival de Inverno (julho) e 12 de Outubro, que costumam lotar a cidade de turistas.

CURIOSIDADES

Existem na cidade aproximadamente duas mil minas abertas. Embora exauridas, algumas estão abertas à visitação, como a famosa Mina do Chico Rei.

O QUE FAZER EM OURO PRETO

Impossível visitar Ouro Preto sem se encantar com a riqueza de detalhes das igrejas e casarios feitos em estilo barroco, as peças de arte que estão expostas a céu aberto e dentro de museus, além de conhecer ao menos uma das minas onde exploravam ouro na época do Brasil Colônia. Como se isso não bastasse, a cidade ainda é um dos locais mais animados do país quando o assunto é comemorar o Carnaval. Confira os pacotes para Ouro Pretocom a CVC e tenha uma viagem incrível!

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Reúne entalhes das três fases do barroco mineiro e é um dos templos com maior quantidade de ouro do Brasil: 400 quilos. Nos seis altares laterais estão representadas irmandades e grupos sociais da época. O Museu de Arte Sacra, no subsolo da sacristia, exibe imagens de Nossa Senhora do Pilar, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição.

ENDEREÇO: Praça Monsenhor Castilho Barbosa |Centro Histórico.

Igreja São Francisco de Assis

A igreja foi projetada por Aleijadinho, responsável pelo medalhão da fachada e o lavabo da sacristia. O forro da nave foi pintado por Mestre Athaíde, que levou mais de dez anos para terminar a obra. No altar-mor, os painéis e quadros laterais também são de sua autoria.

ENDEREÇO: Largo de Coimbra |Centro Histórico.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Foi um dos últimos projetos do arquiteto Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, construída em estilo rococó – a última fase do barroco, menos carregada de ouro. É a única do estado com painéis de azulejos portugueses, na capela-mor. Reúne peças de Aleijadinho e pinturas de Mestre Athaíde.

ENDEREÇO: Rua Brigadeiro Musqueira |Centro Histórico.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Com fachada de formas arredondadas, possui altares dedicados aos santos negros e pouca ostentação de ouro. A escultura de Santa Helena tem o rosto atribuído a Aleijadinho e possui um detalhe interessante que merece destaque: uma das faces tem traços masculinos e a outra, femininos.

ENDEREÇO: Largo do Rosário|Centro Histórico.

Museus

São muitos os museus que estão à disposição em Ouro Preto. Destaque para o Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, estão os restos mortais de 16 inconfidentes; oMuseu do Oratório, com mais de 160 oratórios dos séculos 17 ao 20; e o Museu de Arte Sacra, com vestimentas de fios de ouro, livros e até um mausoléu construído para o funeral simbólico de D. João V, Rei de Portugal, morto em 1750.

Ateliês

São diversos os ateliês de arte espalhados pela cidade. Um deles é a Casa de Artes Ouro Preto, que reúne pinturas e esculturas de 20 artistas da região e espaços de escultores e pintores como Bié, Carlos Bracher, Elias Layon e Paulo Valadares.

 

Teatro Municipal

Também conhecido como Casa da Ópera, é o mais antigo teatro do país em funcionamento. Os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II chegaram a ocupar o camarote destinado à Família Real.

ENDEREÇO: Rua Brigadeiro Musqueira |Centro Histórico.

Horto dos Contos

O parque, encravado no Centro Histórico, possui uma trilha calçada de 1,5 quilômetro com mirantes onde você poderá fotografar diversas igrejas. Os principais acessos ficam próximos à rodoviária e à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

ENDEREÇO: Centro Histórico.

Casa dos Contos

A antiga casa de pesagem e fundição do ouro era o local onde o minério era transformado em barra e reconhecido pelo Império. Nesse processo, um quinto do valor era descontado na forma de impostos – o que originou a expressão “quinto dos infernos”. O lugar serviu ainda de prisão aos inconfidentes.

ENDEREÇO: Rua São José, 12 |Centro Histórico.

Minas de ouro

Milhares de minas de ouro foram abertas no subsolo de Ouro Preto no auge da atividade mineradora, que ocorreu entre os séculos 17 e 18, e muitas delas ainda podem ser visitadas. Algumas das mais conhecidas são as minas Jeje, Santa Rita e Chico Rei.

 

ONDE FICAR EM OURO PRETO

As melhores ofertas de hotéis em Ouro Preto estão no Centro Histórico, com opções para todos os bolsos e gostos. Lá você ficará próximo das principais atrações, lojas e restaurantes da cidade.

 

Informações importantes

Fuso horário Ouro Preto segue o horário oficial de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional de Confins
Voltagem 110 volts | Tomada tipo N
Peso da bagagem 23 kg de bagagem e 5 kg de bagagem de mão