ISTAMBUL

PARAÍSO DE COMPRAS, CULTURA E PASSEIOS ENTRE A EUROPA E A ÁSIA

Dividida entre dois continentes – Ásia e Europa –, Istambul preserva o passado e, ao mesmo tempo, revela atmosfera descontraída. O centro histórico da cidade, onde estão as mesquitas e os tradicionais bazares, convive em harmonia perfeita com o perfil cosmopolita dos demais bairros, repletos de lojas modernas, vida noturna agitada e rica programação cultural. Bares, restaurantes, praças e parques rendem passeios inesquecíveis. Durante sua viagem, navegue pelo Estreito de Bósforo e conheça de perto imponentes construções, como a Mesquita Azul, o Museu Santa Sofia e o Palácio Topkapi.

QUANDO IR

No meio do ano os dias são ensolarados, com média de 20°C. Entre abril e maio a cidade fica florida. Entre o fim do ano e o os meses de janeiro e fevereiro a temperatura cai e pode até nevar.

CURIOSIDADES

A cidade passou por dominação dos povos gregos, romanos e pelo Império Otomano. Ao longo de sua história foi capital da Turquia e importante ponto de rotas comerciais. Diante de um rico passado, já foi eleita uma das capitais europeias da cultura pela União Europeia.

 O QUE FAZER EM ISTAMBUL

De um lado asiática, e do outro, europeia, Istambul mantém locais tradicionais e repletos de história e também é ideal para curtir a vista do Bósforo e as opções de compras. Aproveite os pacotes para Istambul e passeie por pontos turísticos como a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi e o Museu de Arte Moderna.

Mesquita Azul

Conhecida pelos azulejos azuis, esta mesquita é formada por seis torres (as chamadas minaretes), que dominam a paisagem do centro de Istambul. O local abriga arte muçulmana e se tornou uma das mesquitas mais visitadas da cidade – planeje-se com antecedência. Esta pode ser uma boa pedida para você conhecer de perto a arquitetura local e os costumes religiosos. As mulheres devem utilizar véu durante a visita. Quem não quiser entrar, pode capturar belas imagens e aproveitar a praça e o jardim do lado de fora.

ENDEREÇO: Sultanahmet Mh. | Torun Sk 19 | 34400

Museu Santa Sofia

Vale a pena visitar esta antiga basílica, também chamada de Hagia Sophia, que funciona atualmente como museu. Além da beleza arquitetônica da construção, a igreja transformada em mesquita é tombada como patrimônio cultural pela Unesco e tem grande importância para a história da Turquia, pois representa a harmonia entre cristianismo e islamismo. Ao longo de sua história, passou por incêndios, demolições e reformas. Acredita-se que a primeira construção tenha ocorrido em 360, durante o Império Romano.

ENDEREÇO: Ayasofya Square, Sultanahmet | Fatih

Palácio Topkapi

Neste palácio convertido em museu você vê de perto como era a vida dos sultões e dos famosos haréns que faziam parte dos vários cômodos dos palácios muçulmanos. O Palácio Topkapi abriga objetos reais e a decoração da época em que foi utilizado como residência, período que compreende os séculos 15 ao 19. A coleção inclui ainda porcelanas, joias e pinturas históricas. Além disso, conserva o quarto maior diamante do mundo e relíquias sagradas.

ENDEREÇO: Saray içi, Sultanahmet

Grande Bazar

É imperdível a visita a um dos maiores e mais antigos mercados do mundo: o Grande Bazar. Prepare-se para encontrar um pouco de tudo e andar muito por entre as inúmeras ruas que lembram um labirinto. Encontre joias, roupas, artigos de decoração e antiguidades. O complexo, que recebe cerca de 400 mil pessoas por dia, também abriga duas mesquitas.

ENDEREÇO: 34200 | Beyazit

Estreito de Bósforo e Capadócia

Além de curtir a paisagem às margens do Estreito de Bósforo (local de encontro do Mar Negro e do Mar de Mármara), vale a pena navegar pelas águas em gôndolas ou cruzeiros. Grande parte desses passeios é perfeita para tirar fotos e avistar os pontos turísticos da cidade. Com mais tempo de viagem, inclua a exóticaCapadócia no roteiro. A região, localizada a uma hora de voo a partir de Istambul, é muito procurada para passeios de balão e por abrigar as famosas cavernas brancas e formações com rochas vulcânicas.

Passeios a pé

A melhor forma de explorar a cidade e os diferenciais de cada bairro é circular a pé. A avenida Istiklal é um dos mais movimentados endereços de compras e opção certeira para experimentar a culinária turca. Já a rua Fransiz Sokagi mantém o charme francês entre cafés, restaurantes e opções de entretenimento. Na rua Bagdat, conhecida por ser um dos maiores centros de compras de luxo do mundo, você encontra cafés, restaurantes e lojas de grandes marcas, como Louis Vuitton e Prada.

Museu de Arte Moderna

Alternativa interessante para ir além do centro do histórico de Istambul, o Museu de Arte Moderna é boa opção para aproveitar a vista do Estreito de Bósforo e ter contato com a arte contemporânea local. Entre as obras de destaque estão peças irreverentes, como uma escadaria feita de vidro. A propriedade abriga exposições permanentes e temporárias, galeria de fotografia, livraria, café e cinema especializado em arte.

ENDEREÇO: Meclis-i Mebusan Cad.| 34433 | Karaköy

Capadócia

É possível visitar a Capadócia durante sua viagem a Istambul. Neste lugar único e com paisagens que parecem ter saído de um conto de fadas, a Capadócia possui formações rochosas conhecidas como Chaminés de Fada, igrejas encravadas na pedra e cidades subterrâneas. Aproveite faça um passeio de balão inesquecível pela região. Encontre seu pacote para a Capadócia e encante-se!

 

ONDE FICAR EM ISTAMBUL

São muitas opções de hotéis em Istambul, práticas e luxuosas para você ficar confortável durante a viagem. Há desde hotéis próximos de áreas comerciais e dos pontos turísticos do centro como alternativas para ficar mais perto da bela paisagem do Estreito de Bósforo. Aproveite ainda e confira os hotéis na Capadócia!

 

Informações importantes

Idioma A língua oficial é o turco. O inglês é uma opção, mas não é falado por toda a população.
Moeda Lira turca
Fuso horário De 6h a 7h a frente do horário de Brasília, de acordo com o horário de verão de cada país.
Aeroporto mais próximo Aeroporto Ataturk – Istambul
Voltagem 220 volts | Tomadas tipo C e F
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Documentação Passaporte válido. Não é necessário apresentar visto.
Embaixada Reşit Galip Caddesi | İlkadım Sokak, 1 | Gaziosmanpaşa | Ancara.