6 destinos incríveis em serras para aproveitar o frio

O Brasil é repleto de belezas naturais para aproveitar qualquer clima, da praia às montanhas. Separamos aqui destinos perfeitos para você curtir o friozinho com muito charme e atrações incríveis para todos os gostos. Confira:

Portalegre, ecoturismo e a típica beleza do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte não tem só dunas à beira-mar mas também destinos de serra onde as temperaturas são bem amenas. Portalegre está localizada na região serrana do Rio Grande do Norte, com altitude média de 650 metros acima do nível do mar, com suas temperaturas variando entre 13 e 18 graus nos meses de junho, julho e agosto.

O município é ótimo para o ecoturismo. Alguns pontos para conhecer são: o mirante da Boa Vista, a Pedra do Letreiro, famosa por suas gravuras rupestres, a cachoeira do Pinga, que levou este nome porque tem água pingando mesmo em momentos de seca e a Fonte do Bica, onde os moradores se banham com água cristalina de nascentes do alto da serra.

Martins, município vizinho de Portoalegre, também vale uma visita. A Casa das Pedras, uma formação rochosa, faz parte das atrações do lugar. Estima-se que sua origem é de 800 milhões de anos atrás, tem 18 metros de altura e é impressionante. Sua estrutura é composta por corais fossilizados, o que mostra que foi formada na água e ficou escondida no mar por milhares de anos.

Monte Verde, elegância do frio mineiro

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, em Minas Gerais, muito conhecido por todo o seu charme. Fica localizado na Serra da Mantiqueira e é um dos destinos mais buscados por casais ou famílias que querem curtir o frio em um lugar elegante.

A Avenida Monte Verde é a principal do distrito, é nela que você encontra a maioria dos restaurantes e lojas. As flores e as casas em estilo europeu marcam presença e criam um clima aconchegante para o clima frio do lugar. As galerias também são parte da atração, como a Vila Europa, a Galeria Suíça e a Galeria das Flores, algumas contam com cachaçarias, cervejarias e chocolaterias.

Bananeiras, viagem ao passado da Paraíba

Bananeiras, na Paraíba, fica localizado na Serra da Borborema e foi o maior produtor de café da Paraíba e o segundo do Nordeste. Hoje em dia, é procurado por quem gosta de se sentir em uma viagem ao passado, já que existem construções muito antigas, como os Correios, de 1835, e a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, de 1861, que demorou 20 anos para ser finalizada.

Bananeiras era o território dos índios Janduhys. Devido à forte influência indígena, o lugar está rodeado de nomenclaturas com origem tupi. Por exemplo, Goiamunduba é o nome de um rio que corta a zona rural do município, e o nome significa “abundância de goiabas”. Na região do rio você pode fazer uma trilha e admirar toda a natureza, frutas e nascentes de água mineral.

No município, a Cachaçaria Rainha é uma das mais antigas do Brasil, construída em 1877 e famosa até hoje no Nordeste. Além disso, Bananeiras é muito visitado por ser integrante de uma das etapas do circuito esportivo Desafio de Serras, que consiste em corridas de 5km, 10km, 26km e 50km, de acordo com a escolha do participante.

Serra Gaúcha, um pedacinho da Europa

A Serra Gaúcha é um dos destinos do Brasil mais procurados no inverno. Conta com cidades famosas como Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Devido à colonização de imigrantes alemães e italianos na região, os destinos têm influência europeia desde sua arquitetura até sua gastronomia.

Gramado é um dos municípios mais procurados da região. Tem eventos com decorações temáticas ao longo do ano, como o Festival de Cinema e o Natal Luz. Por lá, você ainda encontra diversos museus, por exemplo, de cera, carros, perfumes e medieval. Fica próximo de Canela, onde você encontra a linda Cascata do Caracol e mais museus, como o Museu dos Beatles e o Museu da Moda. Nos dois municípios, as fábricas e as lojas de chocolate permitem que os turistas se deliciem.

Bento Gonçalves é conhecida como a capital brasileira do vinho. Tem vinícolas por toda a área rural do município, onde você pode experimentar a bebida, entender seu processo de produção e fazer cursos de degustação e harmonização. O Vale dos Vinhedos concentra a maior parte desses passeios.

Ainda em Bento Gonçalves, você pode conhecer mais sobre a história da imigração italiana na rota rural Caminhos de Pedra. O passeio de Maria Fumaça também é muito procurado, além dos excelentes restaurantes.

Campos de Jordão, charme nas alturas de SP

Localizado na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, Campos de Jordão atrai muitos turistas que querem aproveitar o inverno, já que é o município mais alto do Brasil, com 1.628 metros de altitude.

O centro do município, chamado Vila Capivari, é muito charmoso – um passeio ótimo para quem quer caminhar, conhecer um pouco do local e apreciar as construções típicas europeias. A Praça Capivari, onde acontece o Festival de Inverno da cidade, é localizada lá. A maior parte das cervejarias também estão por lá e são muito procuradas pelos turistas.

Outra atração é o teleférico, que te leva até o Morro do Elefante, de onde você pode ter uma vista privilegiada da cidade. O Parque Estadual Campos do Jordão é perfeito para quem busca fazer trilhas na Serra da Mantiqueira e entrar em contato com a natureza.

Serra Catarinense, região mais fria do Brasil

A Serra Catarinense é conhecida como a região mais fria do Brasil. Tem muita beleza natural e atrações incríveis. São 19 as cidades que fazem parte da região, entre elas, Bom Jardim da Serra, Urubici, São Joaquim e Lages.

Bom Jardim da Serra é conhecida pelo frio extremo, chegando até a nevar algumas vezes. O Cânion do Funil tem uma altitude de 1.590 metros e é incrível. Infelizmente, não é acessível de carro, apenas com uma trilha de 7 km, mas vale a visita. O Cânion das Laranjeiras também é maravilhoso e tem uma vista impressionante.

Lages é uma das cidades mais conhecidas da Serra Catarinense. Chamada de “Capital do Turismo Rural”, foi inaugurada em 1677 por bandeirantes. Conta com o Festival de Teatro de Lages, que sempre tem dezenas de peças e entrada gratuita. A Festa do Pinhão é uma das principais de Santa Catarina, com muitas delícias gastronômicas típicas da região e shows. Já passaram por lá artistar como Jorge e Mateus, Skank, Capital Inicial e Bruno e Marrone. 

Ficou com vontade de aproveitar o clima friozinho em um desses destinos incríveis? Veja em uma loja CVC qual a viagem ideal para você.