11 coisas pra fazer em Fernando de Noronha

11-coisas-pra-fazer-em-Fernando-de-Noronha

Um dos destinos mais bonitos e desejados do Brasil, Fernando de Noronha fica em Pernambuco e mexe com a imaginação do povo brasileiro. Com 17 km², o arquipélago reúne algumas das praias mais bonitas do Brasil e ostenta o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. 

As praias da Ilha de Fernando de Noronha têm águas cristalinas incríveis, que abrigam diversas espécies marinhas. O lugar encanta gerações e tem fama de ser um paraíso na terra. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo. 

Além de praias maravilhosas, a ilha conta com trilhas incríveis, que podem ser feitas em curtas caminhadas até as praias ou um percurso maior. Veja o que você precisa saber antes de viajar para Fernando de Noronha.

Esse paraíso de beleza natural, com praias de águas cristalinas e vegetação preservada é perfeito para quem busca tranquilidade ou até mesmo aventura. 

Confira 11 coisas para você conhecer na Ilha de Fernando de Noronha:

1. Trilha do Farol

Uma caminhada tranquila com uma vista fascinante

Com uma caminhada bem tranquila você verá a sequência de mirantes que proporcionam uma vista fascinante durante o trajeto. Com início na Praia do Sancho e término na Ponta da Sapata, essa trilha tem 2,5 km de extensão. 

2. Trilha da Baía do Sancho

Uma vista inesquecível da ilha​

Uma das melhores trilhas de Fernando de Noronha, acessível apenas na maré baixa, a Trilha Baía do Sancho inicia na Praia do Cacimba do Padre, passa por montanhas rochosas da Baía dos Porcos e termina com a subida do penhasco que leva à Baía do Sancho. Ao terminá-la você terá uma vista inesquecível.

3. Trilha da Baía dos Golfinhos

Para quem ama tranquilidade e golfinhos

Uma das trilhas mais calmas da Ilha de Fernando de Noronha, tem como destino o Mirante dos Golfinhos, um excelente local para admirar a vista dos golfinhos.

4. Trilha da Costa da Esmeralda

Com ela você conhece três praias da ilha

Essa trilha tem duração de 2h por 2.200 m de extensão e permite você passar por três praias do Mar de Dentro: a Praia do Bode, a Praia do Quixaba e a Praia Cacimba do Padre, além de terminar com a vista do Morro Dois Irmãos.

5. Trilha do Atalaia

A mais famosa de Noronha

A trilha mais famosa e disputada de Fernando de Noronha dá acesso ao aquário natural mais lindo e repleto de vida marinha da ilha. Ela só pode ser realizada com a presença de um guia, por isso, é preciso reservar com antecedência. Há duas maneiras de fazê-la: a primeira é mais curta, dura em média 45 minutos e tem como destino principal a Praia do Atalaia. A segunda é mais longa, dura em média 3h.

6. Ilha Tour

Um roteiro completo por Noronha

É o passeio mais completo para conhecer os principais pontos turísticos da Ilha de Fernando de Noronha. Ele é feito com acompanhamento de um guia e roteiro passando pelas principais praias da ilha como Praia do Porto, Baía do Sancho, Praia dos Porcos, Praia da Cacimba do Padre, Praia do Sueste e a Praia do Leão. Ele dura o dia todo e termina com o espetáculo do pôr do sol no Mirante do Boldró.

7. Passeio de barco

Um dos mais desejados pelos turistas

Um dos passeios mais procurados em Fernando de Noronha começa pela Praia do Leão, passa por algumas ilhotas, pelo Morro Dois Irmãos, e normalmente inclui uma parada para banho no mar na Praia do Sancho 

8. Visitar o Naufrágio Eleni Stathatos

Um mergulho cheio de história

Durante o mergulho você poderá ver  toda a estrutura do Eleni Stathatos, um navio grego  de 160 m de comprimento que naufragou devido a um incêndio em um dos motores próximo ao Porto de Santo Antônio em 1929 e hoje é a casa de peixes coloridos, tartarugas e tubarões, entre outras espécies marinhas.

9. Caminhada histórica

Feita para quem deseja conhecer os pontos históricos da ilha

Uma caminhada para você conhecer alguns pontos históricos da Ilha de Fernando de Noronha. Entre eles estão a Vila dos Remédios, que tem a maior parte do sítio histórico da Ilha, a igreja principal, as ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, entre outros.

10. Aventurar-se no Aquasub

Diversão garantida na ilha

Uma das atividades mais divertidas da ilha, o Aquasub, também conhecido como Planasub ou Prancha a reboque, é um esporte aquático que consiste em um barco “arrastando” uma prancha, na qual o praticante envolve seus braços.

11. Pôr do Sol em Fernando Noronha

Uma vista imperdível

A ilha de Fernando de Noronha é um paraíso encantado com um pôr do sol inacreditável, que só acontece por lá. A ilha tem lugares maravilhosos para apreciar o fim da tarde, fica até difícil escolher. Então, aproveite cada dia que você estiver lá para admirá-lo em lugares diferentes.