Aluguel de Carro: saiba como funciona o bloqueio caução

Tem dúvidas sobre valor caução ou bloqueio caução na locação de um carro? Então confira como funciona e aproveite as dicas importantes que preparamos para você:

O que é bloqueio caução ou valor caução na locação de um carro?

O bloqueio caução, valor caução ou pré-autorização como é chamado por algumas locadoras é um item obrigatório para a retirada do veículo. Portanto é importante estar ciente sobre como funciona para evitar surpresas na retirada do carro. Trata-se de uma quantia que a locadora retém no cartão de crédito do condutor na retirada do veículo, para caso ocorra algum dano. O valor caução é basicamente uma garantia que a locadora exige para caso venham a ocorrer custos extras.

Como funciona esse bloqueio e qual o valor a ser bloqueado?

Viagem curta

Para retirar um veículo alugado na locadora é obrigatório que o condutor apresente um cartão de crédito com seu nome impresso e com limite disponível para a locadora fazer o bloqueio.

Na devolução do veículo, assim que a locadora fizer a vistoria e identificar que está tudo certo com o veículo, o valor bloqueado pela locadora será estornado no próprio cartão do condutor. O prazo para esse estorno pode variar dependendo da operadora do cartão de crédito.

Uma dica: o valor do bloqueio caução varia conforme a locadora, categoria do veículo e local de retirada. Além de tudo sem o cartão de crédito a locadora não libera a retirada do veículo. Lembre-se que as locadoras também não aceitam dinheiro, transferência bancária, cheque, cartão de débito ou cartão Travel Money (cartão de crédito pré-pago).

Algumas locadoras nacionais permitem que outra pessoa que esteja presente na retirada do carro passe o cartão de crédito no lugar do condutor e se torne um responsável financeiro da locação, mediante pagamento de uma taxa diária que varia conforme a locadora. Recomendamos consultar a regra da locadora contratada,

Já as locadoras internacionais não abrem exceções, sendo assim é muito importante que o condutor cadastrado na reserva tenha o cartão de crédito e a habilitação na retirada do carro.

 Dicas importantes:

  • O primeiro e último nome impressos no cartão de crédito devem bater com os dados da habilitação e da reserva;
  • Alguns bancos hoje em dia oferecem cartões de crédito sem o nome do cliente no cartão. Esses cartões não são aceitos nas locadoras;
  • Antes da viagem consulte sempre as regras de bloqueio caução da locadora contratada;
  • Condutor adicional (segundo motorista) não é autorizado a passar o cartão de crédito para fazer o bloqueio. O cartão de crédito deve estar no nome do condutor original da reserva.
  • Não confunda bloqueio caução com franquia de seguro do veículo. O bloqueio caução é feito em todas as locações de veículos, já a franquia só é cobrada caso o condutor tenha algum sinistro com o veículo e necessite acionar o seguro.
  • Para viagens internacionais é importante se certificar que a função internacional do cartão esteja desbloqueada e que o cartão tenha o limite exigido;