Checklist para alugar um carro

Aluguel de carro

O aluguel de carros está se popularizando cada vez mais entre os viajantes, já que, além da liberdade que proporciona durante a viagem, também é uma opção muito econômica. E para te ajudar a escolher o melhor modelo de veículo, quais tipos de documentos são necessários e dar outras dicas importantes, fizemos um checklist para você não esquecer nenhum detalhe importante:

  • O tamanho de veículo para o tipo de viagem: Vai para um destino de compras? Então opte por modelos com um porta-malas grande para acomodar de forma confortável passageiros e bagagem. Escolheu uma viagem de ecoturismo? Fique de olho se o modelo do carro é próprio para trafegar em estradas de terra, por exemplo. As locadoras disponibilizam categorias de diferentes tamanhos e características para conseguir atender à necessidade de todos os viajantes.
  • Carro automático ou manual: É importante verificar no momento da reserva se a categoria do veículo é manual ou automática, caso tenha uma preferência. Embora não sejam muito comuns aos brasileiros, os câmbios automáticos são práticos e fáceis de manusear. 🙂
  • Idade mínima exigida pela locadora: Esse requisito pode mudar conforme o destino da viagem e a locadora. Fique atento às regras do destino!

Aluguel de carro

  • CNH válida: É importante sempre verificar com antecedência se a sua habilitação estará válida na retirada do veículo, pois, caso seja necessário, ainda haverá tempo para renovar o documento. Já em uma locação internacional, verifique se nessa localidade a habilitação brasileira é suficiente, caso contrário, você precisará providenciar no Detran um documento chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir).
  • Voucher: Verifique qual documento você deve apresentar na locadora para retirar o veículo.
  • Cartão de crédito com limite disponível para bloqueio caução: O bloqueio caução é um valor bloqueado no cartão de crédito do motorista na retirada do carro como garantia para a locadora em casos de avarias e custos extras. O valor de bloqueio depende da locadora, do destino e da categoria de veículo. Ao devolver o veículo, o valor é estornado no cartão.
  • Passaporte: Exceto nos países da América Latina, alguns países e locadoras pedem a apresentação do passaporte na retirada do veículo.

  • Cadeirinha de bebê ou assento de elevação: Se for uma viagem com crianças, é importante se preparar para a necessidade da cadeirinha ou assento de elevação, itens que são exigidos por lei. O condutor pode optar por levar a própria cadeirinha ou em qualquer locadora alugar o item por um custo adicional diário. Dependendo do destino, por questão de disponibilidade, é importante reservar o item assim que confirmar a sua reserva.
  • Checklist do veículo na retirada: Sempre confira se o veículo já possui alguma avaria, se está com o estepe e se entregaram os documentos do veículo. Quando há alguma avaria, isso já fica apontado no checklist da locadora e você não poderá ser responsabilizado na devolução.
  • Contrato da locação: Verifique o documento sempre na retirada do veículo. Caso discordar de algum item é possível cancelar a contratação e não ser cobrado na devolução do carro.

E, se você está procurando uma oferta de aluguel de carro, não perca as condições exclusivas da CVC para locação nacional com a Movida. Confira:

Diárias de SUV automática a partir de R$ 99 + 3 condutores adicionais grátis + isenção de taxa de devolução entre lojas Movida no Brasil todo. As condições são válidas para reservas feitas até dezembro/2020, somente nas Lojas CVC e televendas.