Regras de malas e bagagens no aeroporto

Muita gente ainda tem dúvidas do que é permitido ou não a bordo do avião. As regras que determinam peso e tamanho, o que pode ser transportado na bagagem na mão e o que deve ser despachado são algumas perguntas que ainda confundem muito as pessoas. Pensando nisso, nós vamos te responder algumas das suas dúvidas sobre bagagem de mão e despachada. Confira.

Sobre a bagagem de mão

A bagagem de mão é aquela que pode ser levada junto ao passageiro durante a viagem de avião. Pode ser uma mala, mochila ou mesmo uma bolsa contendo pertences pessoais e itens de valor, como aparelhos eletrônicos, dinheiro, cartões e remédios.

Antes das mudanças da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), podiam ser levados uma bagagem de até 5kg mais um volume de mão, como bolsa, mochila ou sacola. Agora, desde 2017, é permitido levar até 10kg de bagagem de mão, sem custos adicionais. Se a sua mala atende esses requisitos e precisa ser despachada, por algum motivo, a companhia aérea deverá fazê-lo sem custos algum.

Bagagem de mão em trajetos nacionais

Com as novas medidas da ANAC, o peso da bagagem de mão ficou unificado, mas as dimensões e o volume dos pertences levados estão de acordo com a regra de cada companhia. Consulte a companhia que irá viajar para mais informações.

Bagagem de mão em trajetos internacionais

Nos voos internacionais o peso fica também a critério das companhias aéreas. Geralmente, o volume permitido é de uma bagagem de mão acrescida de item pessoal. Antes de viajar, consulte as normas da sua companhia.

O que posso e não posso levar na bagagem de mão?

É recomendado que você leve os itens frágeis ou de valor na bagagem de mão, além de dinheiro, documentos, chaves, remédios e eletrônicos que precisam estar com você ao longo da viagem de avião.

Nos voos internacionais, os líquidos na bagagem de mão tem algumas regras específicas. Eles devem estar armazenados em embalagens de no máximo de 100ml. O limite total permitido é de 1 litro (ou 10 frascos de 100ml). No momento que fizer a mala, lembre-se de guardar esses recipientes em embalagem de plástico transparente, facilitando na hora de inspeção no aeroporto antes do embarque.

Veja os itens que não podem ser levados:

  • Armas e objetos cortantes e pontiagudos, tais como estiletes, canivetes e tesouras;
  • Substâncias inflamáveis, tóxicas e/ou químicas (desodorantes aerossóis, por exemplo, ficam barrados. Já perfumes e bebidas alcoólicas, como mencionamos, são produtos inflamáveis mas permitidos);
  • Ferramentas de trabalho (tais como furadeiras, chaves de fenda, martelos e marretas. Esses itens devem ser despachados).

Sobre a bagagem despachada

As bagagens despachadas consistem nas malas maiores dos passageiros, que são transportadas no porão do avião. Essas malas são entregues no momento que você faz o check-in no aeroporto e são devolvidas na hora do desembarque. Atualmente o regulamento da ANAC prevê que as normas da bagagem despachada sejam definidas pelas companhias aéreas. O peso dos itens e o valor cobrado pelo despacho ficam a cargo de cada empresa aérea. Consulte as regras de cada uma antes de viajar.