Cinco destinos de inverno para curtir um friozinho gostoso

Bariloche

 

Por Marcela Cartolano

Os destinos de inverno são sempre uma inspiração para curtir os dias de frio de um jeito especial: com roupas quentinhas e confortáveis, apreciando um delicioso chocolate quente e aproveitando os passeios imperdíveis por montanhas, parques, estações de esqui e restaurantes. Para ajudar você a ter uma experiência incrível no inverno, indicamos cinco cidades perfeitas para você curtir a estação mais fria do ano. Confira.

A magia de Bariloche

Localizada na Patagônia argentina, Bariloche é uma cidade encantadora, com bela paisagem repleta de lagos e montanhas, que ficam branquinhas quando as temperaturas caem. Perfeita para quem gosta de esquiar, é o destino de neve sul-americano preferido dos brasileiros, que amam as pistas do Cerro Catedral.

Na sua viagem a Bariloche, aproveite para conhecer também o Ice Bar, todo feito de gelo e com temperaturas abaixo de zero; o parque Nahuel Huapi, que é o mais antigo da cidade; e a Catedral de San Carlos de Bariloche, que tem bela arquitetura em estilo neogótico.

A beleza de Santiago do Chile

Santiago

Quando se pensa em inverno, não há como deixar de fora uma cidade como Santiago. A capital chilena esbanja charme com seus picos nevados, monumentos históricos e parques com mirantes para belas paisagens. De quebra, ainda conquista os visitantes pela sua deliciosa culinária, muito conhecida pelos frutos do mar e os vinhos.

Você ficará apaixonado pelos passeios realizados aos arredores de Santiago, em viagens estilo bate-volta. Alguns exemplos são as estações de esqui de Valle Nevado, Portillo e Farellones, vinícolas premiadas como Concha y Toro, Undurraga e Santa Rita e as famosas cidades de Viña del Mar e Valparaiso, ambas localizadas à beira-mar.

O charme de Gramado

Gramado

Gramado, na Serra Gaúcha, parece um pedacinho da Europa em pleno sul do país, com suas paisagens de pinheiros e arquitetura enxaimel, típica da Alemanha. Até estação de esqui tem a cidade, mas dentro de um ambiente fechado, no Snowland – Parque da Neve, que, aliás, funciona o ano todo.

Outras atrações indoors imperdíveis de Gramado são o Dreamland Museu de Cera, com estátuas perfeitas de personalidades; o Mini Mundo, que reúne miniaturas de monumentos de vários países; e a Rua Coberta, com charmosas cafeterias e bistrôs. Também é uma delícia saborear vinhos da região, chocolates quentes e vários quitutes de origem italiana e alemã.

A moderna Curitiba

Curitiba

Os famosos parques de Curitiba ganham charme especial no inverno, com a geada sobre a grama, o nevoeiro e até aquela fumacinha que sai da sua boca quando você fala. Alguns parques de Curitiba que valem a visita nesta época são o Tanguá, famoso pelo mirante incrível e o espelho d´água, e o Jardim Botânico, com sua bela estufa feita de ferro e vidro.

Uma visita cultural imperdível em Curitiba é o museu projetado por Oscar Niemeyer, o fabuloso “Museu do Olho”; com obras de grandes artistas da América Latina. Já para aquecer o estômago com delícias típicas italianas, visite o bairro de Santa Felicidade, com enormes restaurantes que servem massas, risotos e outras delícias em esquema de rodízio.

A estilosa Campos do Jordão

Conhecida por ser o principal destino de inverno de São Paulo, 00 tem muitos motivos para estar na lista de lugares requisitados para essa estação. É uma cidade próxima da capital, rodeada de montanhas e possui uma arquitetura de estilo alpino, o que a torna ainda mais estilosa.

Por lá você curte deliciosos fondues, vinhos e cervejas artesanais, além de cartões-postais como o Morro do Elefante, com sua vista panorâmica; a Pedra do Baú, para quem curte esportes radicais; Vila Capivari, para apreciar os bares e restaurantes, e o Festival de Inverno, com incríveis apresentações de música clássica.