Celebrações de Halloween pelo mundo

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é chamado no Brasil, é conhecido por festas temáticas, bruxas, abóboras e fantasmas. O feriado nem sempre foi tão popular no nosso país, porém, tem suas tradições há muito tempo em outros países. Confira abaixo 4 celebrações de Halloween ao redor do mundo:

Irlanda

A Irlanda é a casa do Halloween! Há mais de 2.000 anos, os celtas acreditavam que o início de um novo ciclo ocorria no final de outubro, conhecido como “Samhain”, o festival celebrava os mortos e o fim do verão. Acreditava-se que no Samhain, quando as temperaturas caíam, os espíritos de familiares falecidos voltavam pra casa buscando alimentos e abrigo. Para impedir que entrassem em suas moradias, os irlandeses colocavam enfeites em suas casas, como nabos esculpidos com expressões assustadoras e personagens de terror. Além disso, luzes e lanternas serviam para guiar os espíritos para fora das casas e as fantasias para evitar que os espíritos os reconhecessem. Até hoje, algumas dessas tradições permanecem na Irlanda, com algumas diferenças mas sem perder sua essência.

Estados Unidos

No século 19 muitos irlandeses foram morar nos Estados Unidos e com isso, levaram o tradicional Samhain até lá. Com o passar dos anos, a cultura norte-americana foi se juntando às comemorações, criando o famoso Halloween, que se popularizou por todo o mundo. Nos Estados Unidos, as crianças se fantasiam e vão de porta em porta pedindo doces para as pessoas e praticando travessuras com aqueles que não têm guloseimas para oferecer. A abóbora, tão conhecida hoje em dia como símbolo da festa, também é um costume norte-americano: nos EUA, o legume é encontrado com muita facilidade, e, por isso, virou uma releitura do nabo que era esculpido pelos irlandeses espantarem os espíritos.

Áustria

Na Áustria, o “Seleenwoche” é comemorado durante toda a semana até o dia 31 de outubro. Por lá a tradição é deixar água, pão e um abajur aceso em casa para receber os espíritos dos familiares falecidos. Em português, a tradução do nome seria “Semana de Todos os Santos”, durante as comemorações, a família decora os túmulos dos que amam com lanternas e fazem celebrações religiosas, o término das comemorações é marcado com uma grande missa. 

México

Para os mexicanos, a morte não é algo que deve ser lamentado e sim, uma passagem da vida que deve ser celebrada. Do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro, comemora-se o “Dia de Los Muertos”, em que é tradição reunir a família e os amigos para a visita dos antepassados à Terra. Na cultura mexicana, os mortos devem ser recebidos com alegria, e por isso, é feita uma festa repleta de altares coloridos, fantasias, comidas e bebidas típicas, com coisas que seus familiares gostavam antes de morrer. A “La Catrina”, famosa caveira mexicana, representa uma deusa conhecida como a Dama da Morte e está presente desde a decoração até as roupas que são usadas.


Que tal conhecer essas celebrações únicas em uma viagem inesquecível? Veja em uma loja CVC a melhor opção pra você.