Feiras de Natal da Europa

feira-de-natal-europa

O povo europeu tem uma forte tradição com Mercados de Rua de Natal. O mais antigo deles o Krippenmarkt, fica em Viena e teve sua primeira edição em 1298. Ao longo dos séculos 14 e 15 eles se espalharam pela Alemanha e Suíça. Não é por acaso também que os mais famosos e deliciosos mercados ficam nestes países.

O que fazer nos Mercados de Natal

A grande maioria deles fica à céu aberto com centenas de tendas ou casinhas de madeira bem típicas instaladas em praças, parques ou grandes espaços de eventos e geralmente conta com um gigante pinheiro iluminado no centro.  O dia mais cheio é sempre o domingo, e a bebida oficial, quase sempre, é o vinho quente, perfeito para esquentar as noites de inverno. É comum também versões sem álcool da bebida para as crianças entrarem na festa também. A bebida é servida em grandes canecas decoradas que podem ser devolvidas ou levadas para casa ao final, muitas pessoas colecionam essas canecas.

As atrações e celebrações, variam também de acordo com o destino, sempre baseados na cultura de cada país. Na Alemanha e na Áustria não há Papai Noel, a estrela é São Nicolau, celebrado sempre dia 6 de dezembro. Em Nuremberg, o ponto alto da festa é a chegada do menino Jesus, sempre uma criança moradora da região. Em Munique e Viena, figuras mitológicas chamadas Krampus animam as feiras.

Onde ficam as melhores Feiras de Natal

Em Estocolmo, na Suécia,  o Stortorget Julmarknad, o tradicional mercado de Natal da cidade funciona desde 1837 conta com 40 pequenas tendas que, entre artesanato local e doces típicos, oferece algumas comidas curiosas com carne de alce e salsichas de rena.

Já na Romênia, terra do conde Drácula, o Mercado de Natal de Sibiu tem um charme romântico. Rodeada pelas lindas montanhas, fica na praça principal e nas suas 70 barracas pode-se encontrar todo tipo de cerâmica, lãs, brinquedos de madeira e até se divertir na pista de patinação ou no parque de diversões!

Na França, cidade de Estrasburgo fica o clássico mercado de Natal Christkindelsmärik, também conhecido como Marché de l’Enfant Jésus, que existe desde 1570 e é um dos maiores com mais de 300 tendas espalhadas pelos vilarejos da cidade. O Centro do mercado é na Place de la Cathédral.

Por falar em França, Paris, a Cidade Luz, também é muito buscada pelos turistas no Natal. o grande e famoso mercado da Avenida Champs Elisée não existe mais, ele foi transferido para a área do Museu do Louvre. Mas além dele você pode conhecer outros pontos incríveis para viver a magia do Natal em Paris. Vamos listar aqui os principais mercados de Natal da capital francesa.

  • Mercado de Natal do Jardim de Tuileries conta com 120 chalés vendendo comidas típicas e produtos que são a cara da França. Há ainda uma roda gigante de 50 metros de altura e uma pista de patinação de gelo. Ela funciona de 24 de novembro até 6 de janeiro. Fica ao lado da estação Tuileries da Linha 1 do metrô.
  • Mercado de Natal Canopée des Helles fica em um grande centro comercial na região central conhecida como Les Helles. Funciona de 1º de dezembro até 6 de janeiro. Você chega lá pelas linhas 1, 4, 7, 11 e 14. É só desembarcar na estação Châtelet.
  • Mercado de Natal na praça do Hôtel de Ville é da Prefeitura de Paris. Fica no bairro do Marais. Um dos melhores vinhos quentes com especiarias da cidade. Funciona de 14 de dezembro até 6 de janeiro. Desembarque na estação Hôtel de Ville pelas linhas 1 e 11.

 icon-check-circle OFERTA CVC: Ainda dá tempo de viver tudo isso e conhecer os mercados de Natal da Europa. Em Paris você pode se hospedar no Pastel Paris, que fica no centro, próximo de grandes mercados, estações de metrô e todos os principais pontos da cidade. Ele ainda tem quartos disponíveis para o período do Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *