Ecoturismo, compras e budismo: confira as belezas da Tailândia!

Tailândia

Exótica, bela e fascinante. A Tailândia é um dos destinos mais incríveis para quem gosta de aventura, praias de cartão-postal, fazer um mergulho na espiritualidade e cuidar do corpo e da mente. Antigo Sião, a Tailândia preserva como poucos a autenticidade de seu povo e história, já que nunca foi colonizada por qualquer governo estrangeiro.

Exótica, bela e fascinante. A Tailândia é um dos destinos mais incríveis para quem gosta de aventura, praias de cartão-postal, fazer um mergulho na espiritualidade e cuidar do corpo e da mente. Antigo Sião, a Tailândia preserva como poucos a autenticidade de seu povo e história, já que nunca foi colonizada por qualquer governo estrangeiro.

Bem-estar

Se a intenção é cuidar da saúde, saiba que alguns dos melhores spas do mundo se encontram em Hua Hin, Phuket e Ko Samui. Instalados em ambientes relaxantes, com lagos e pavilhões ao ar livre, mesclam tratamentos baseados em antigas técnicas orientais de cura e terapias modernas de rejuvenescimento. Um exemplo é a massagem tailandesa, técnica terapêutica desenvolvida há 2.500 anos pelos ascetas brâmanes, para aliviar o desconforto provocado pelos longos períodos de meditação em determinadas posturas. A mais conhecida escola de massagem tradicional Thai encontra-se dentro do Wat Pho, onde há cursos de duas semanas.

Budismo
Chamados de “wats”, os templos budistas estão por toda a parte na Tailândia – já foram listados mais de 30 mil e só em Bangkok são cerca de 400 templos e palácios. A meditação é um dos aspectos mais importantes do budismo, praticada para alcançar paz e bem-estar interior. Pode ser praticada em muitos templos espalhados pelo país.

Gastronomia
Com influências das culinárias chinesa e indiana, a gastronomia thai provoca seu paladar com condimentos, ervas naturais e a mistura explosiva de sabores picantes, azedos, doces e salgados em uma mesma receita! Uma refeição típica inclui sopa, salada, arroz, vegetais, peixe ou carnes e frango. O UFM Food centre e o Hotel Oriental oferecem cursos.

Compras
Chegar à Tailândia com malas vazias é uma atitude sábia. Isso porque os bons preços, a qualidade, o artesanato original – e pechinchar de forma amigável – fazem do destino um dos melhores centros de compras do mundo. Produtos em seda, algodão, joias (rubis, esmeraldas, diamantes), cerâmicas, porcelanas, pinturas, roupas feitas à mão e centenas de outras mercadorias especiais podem ser encontrados tanto nas banquinhas e mercados de rua, como em grandes centros comerciais. Em Bangkok, o mercado de Chatuchak, o bazar noturno de Patpong, o River City Complex, Chinatown, a região no entorno de Silom Road e shoppings como MBK Center e Siam Square são opções para boas compras.

Ecoturismo
Com 102 parques nacionais e 57 santuários de vida selvagem, o ecoturismo na Tailândia é destaque. A intenção é estimular o respeito aos costumes locais e a preservação do meio ambiente. Faça trilhas pelas florestas, mergulhos em arrecifes de corais, rafting em corredeiras, rapel em cachoeiras, passeios de caiaque em lagoas tranquilas, expedições de bicicletas pelos manguezais, entre outras atividades.

Curiosidades sobre a Tailândia

  • População: 68,6 milhões
    • Capital: Bangkok – 8,2 milhões
    • Idioma: Tailandês (inglês é também bastante falado).
    • Religião: 95% budismo; 4% islamismo; 1% católicos, judeus e hindus.
    • Clima: Tropical, úmido e quente. De novembro a fevereiro é o melhor período para viajar, com umidade razoável e temperatura média de 28°C. De março a maio, a umidade é maior e a temperatura pode chegar a 40°C. De junho a outubro, as monções influenciam a chamada estação Chuvosa, principalmente no sul, com temperaturas oscilando entre 24°C e 34º°C, e a umidade do ar atinge 80%