Para quem busca um destino paradisíaco no Nordeste brasileiro, mas sem perder a energia de cidade grande, maceió é o lugar certo. A capital de Alagoas tem mar cristalino sem precisar botar o pé na estrada, além de passeios e restaurantes que fogem do óbvio. Veja abaixo nossas dicas sobre Maceió para planejar sua viagem.
E, claro, a CVC possui tarifas e condições de pagamentos especiais para quem está em busca conhecer o destino.
Dicas sobre Maceió: visão geral do destino
Maceió tem clima relativamente quente e estável na maior parte do ano. Para quem vai, os três pilares essenciais de passeios são:
- Praias: A costa de Maceió é famosa por suas praias paradisíacas, com mar cristalino e areia branquinha. Além da orla da cidade, também ha praias que podem ser visitadas no esquema bate e volta – também com excelente infraestrutura para visitantes.

- Piscinas naturais: Maceió tem algumas das piscinas naturais mais bonitas do Brasil, formadas a partir da maré baixa. Nelas, é possível mergulhar nas águas de tons de azul e verde entre corais e peixes coloridos.
- Culinária marcante: A gastronomia alagoana é um atrativo à parte. Os frutos do mar são protagonistas, com pratos como sururu, chiclete de camarão, peixadas e moquecas. Os restaurantes da cidade oferecem desde pratos sofisticados da culinária internacional até receitas tradicionais nordestinas, como carne de sol com pirão e cuscuz.
Passeios em Maceió: o que fazer pela cidade
Veja algumas das principais dicas sobre Maceió para quem quer passear:
Praia do Francês
A apenas 30 minutos de Maceió, a Praia do Francês é uma das mais famosas de Alagoas. Com águas cristalinas e áreas de ondas tranquilas em algumas áreas, é perfeita tanto para famílias quanto para quem quer um pouco mais de agito.
Piscinas Naturais de Pajuçara

Um dos passeios mais clássicos de Maceió, o caminho até as piscinas naturais é feito de jangada, em um trajeto de mais ou menos 15 minutos – o próprio trajeto já tem vistas deslumbrantes. Ao chegar, você pode nadar, fazer snorkel para observar a vida marinha e até alimentar os peixes.
Aqui, a dica é: escolha bem a jangada que te levará para as piscinas naturais, e leve em conta, por exemplo, se ela oferece o snorkel para realizar o mergulho nas piscinas. Algumas delas oferecem até serviço de bar flutuante, servindo drinks e petiscos no meio do mar.
Praia do Gunga

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, Gunga fica entre o mar e uma imensa plantação de coqueiros, e lá é possível fazer passeios de buggy até as falésias coloridas e aproveitar para mergulhar no mar cristalino. É uma praia com boa infraestrutura, repleta de quiosques, para que os visitantes não precisem se preocupar.
São Miguel dos Milagres
Localizada a 100 km de Maceió, São Miguel dos Milagres faz parte da famosa Rota Ecológica dos Milagres, que abriga algumas das praias mais preservadas do Brasil, e por isso é um destino mais tranquilo, perfeito para quem busca praias desertas. Entre as principais atrações, estão as piscinas naturais de São Miguel e Porto da Rua, a praia do Patacho e a de São Miguel dos Milagres, onde ficam as melhores pousadas da região.
Cânions do Rio São Francisco
Para quem busca dicas sobre Maceió que saiam um pouco da rota das praias, os cânions do Rio São Francisco são uma boa opção. Localizados na divisa entre Alagoas e Sergipe, eles estão a cerca de 280 km de Maceió, com um trajeto de carro de mais ou menos 4 horas. O passeio pode ser feito em catamarã, lancha ou até caiaque, com um trajeto de mais ou menos 3 horas em que se pode nadar no rio, explorar a gruta e tirar fotos impressionantes.

Restaurantes em Maceió: clássicos e achadinhos
Comer bem em Maceió é quase obrigação – acredite, você vai ter que se esforçar para encontrar um restaurante mediano. Veja nossas dicas:
Akuaba
Um dos restaurantes mais tradicionais de Maceió, o Akuaba é referência quando se fala em comida nordestina, com um toque especial da gastronomia alagoana. O cardápio inclui pratos como bobó de camarão, moquecas, arroz de polvo e o famoso chiclete de camarão, prato cremoso com queijo derretido.
Picuí
É o endereço para quem quer experimentar a melhor carne de sol de Maceió. Comandado pelo chef Wanderson Medeiros, o restaurante tem como carro-chefe a carne de sol na nata, servida com pirão de queijo coalho, feijão-verde e macaxeira frita. Outras opções de respeito são o baião de dois e o pernil de bode guisado.
Bodega do Sertão
Se você quer provar um pouco de tudo da culinária alagoana, a Bodega do Sertão é a melhor escolha. O restaurante funciona no sistema self-service por peso, com pratos típicos como arrumadinho, feijão-verde, sarapatel, buchada de bode, carne de sol, escondidinho de carne seca, queijo coalho e farofa de cuscuz.
Massagueirinha
Com unidades no bairro da Ponta Verde e na Massagueira (uma vila gastronômica famosa), o Massagueirinha é perfeito para quem quer experimentar frutos do mar com sabor alagoano. O cardápio tem pratos típicos como sururu ao coco, caldinhos regionais, camarão ao alho e óleo e casquinha de siri.
Imperador dos Camarões
O Imperador dos Camarões é um dos restaurantes mais conhecidos da cidade e o criador do famoso chiclete de camarão, um prato cremoso e gratinado, feito com camarões gigantes e muito queijo. Além desta, o menu tem outras delícias alagoanas, como moquecas, sururu ao coco e peixe frito com pirão. E vale dizer: a unidade à beira-mar da Pajuçara tem uma vista incrível para o mar.

Gostou dessas dicas sobre Maceió? Confira as opções de pacote e planeje sua viagem!