BRUXELAS

PARA UM OU MAIS DIAS, BRUXELAS TEM ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Pela sua localização geográfica, a capital da Bélgica costuma ser visitada por quem faz o trajeto Paris-Amsterdam, de carro ou transporte público. Muito pequena em tamanho, Bruxelas tem pontos turísticos que podem ser conhecidos em apenas um dia, como o grandioso Atomium, a histórica Grand Place e o excêntrico Museu dos Instrumentos Musicais. Se você tiver mais tempo, aproveite para observar a arquitetura antiga e provar tradicionais chocolates e cervejas, além de conhecer a charmosa cidade de Bruges.

QUANDO IR

Entre o fim da primavera e o começo do outono (de maio a setembro) é menos frio, variando as temperaturas de 13°C a 21°C. Já de novembro a março, o frio impera entre 0°C e 6°C.

CURIOSIDADES

Bruxelas é considerada a Capital da Europa, pelo fato de sediar diversos órgãos internacionais importantes, como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a Comissão Europeia (braço da União Europeia), o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu.

O QUE FAZER EM BRUXELAS

Os principais pontos turísticos que fazem parte dos pacotes para Bruxelas se concentram próximos da Grand Place – por ali, é possível fazer praticamente tudo a pé. De toda forma, um carro ajuda você a explorar e a se locomover entre os pontos mais distantes da região.

Atomium

Considerada a “Torre Eiffel” de Bruxelas, a gigantesca “molécula” de ferro é um dos principais cartões-postais da cidade. De lá você tem uma bela vista da região e ainda pode conhecer sua área interna (visita paga), com exposições permanentes e temporárias.

ENDEREÇO: Square de l’Atomium, 1020

Grand Place

Cercada por edifícios seculares, a praça é considerada uma das mais bonitas do mundo e integra a lista de Patrimônios Culturais Mundiais da Unesco. Sua maior fama é pela montagem de um famoso e gigantesco tapete de flores, que cobre todo o piso, sempre em agosto dos anos pares. Dali, pode-se visitar o Museu de Bruxelas (conhecido como Casa do Rei) e a prefeitura.

Manneken Pis

Um dos pontos mais visitados de Bruxelas é uma discreta estátua de bronze de um garoto urinando, com menos de um metro de altura. Este é o Manneken Pis, um pequeno monumento que passa o ano vestido com diferentes roupas e tem sua origem cercada de lendas. A mais famosa diz que a peça homenageia um pequeno duque (com dois anos de idade) que acompanhava uma batalha de suas tropas de cima de uma árvore, e de lá urinou nos inimigos, que perderam a batalha.

ENDEREÇO: Rue de l’Etuve / Lievevrouwbroersstraat, 31

Musée des Instruments de Musique

Bem próximo da Grande Place em um edifício que já vale a visita, o Museu dos Instrumentos abriga diferentes e exóticos instrumentos de corda, pianos, flautas e muitos outros, alguns bem antigos – o imperdível processo de construção de um piano é explicado lá dentro. O melhor são os fones de ouvido, pelo qual se ouve o instrumento que está próximo de você. Loja de souvenir e bar-restaurante completam a estrutura do espaço.

ENDEREÇO: Montagne de la Cour, 2

Musée Royal de L’armée et de L’histoire Militaire

O primeiro destaque do Museu Real das Forças Armadas e da História Militar é a entrada gratuita, o que é raro em museus da Europa. As coleções não teriam lugar mais simbólico para serem exibidas: nas instalações do Parque do Cinquentenário, que comemora os 50 anosda Independência da Bélgica. Armamentos, documentos, uniformes, pinturas, esculturas, carros, tanques, embarcações e até aviões ficam expostos no local, entre mostras permanentes e temporárias.

ENDEREÇO: Parc du Cinquantenaire, 3

Mont des Arts

Um complexo com diversas instituições para se visitar a pé, próximas entre si, que tem um grande e belo jardim como seu símbolo principal. Esse é o Mont des Arts, que reúne edifícios como os museus Musée MagritteBelvue Museum e Belgian Royal Film Archive, o sítio arqueológico Coudenberg, a Biblioteca Real da Bélgica, entre vários outros, preservando e apresentando boa parte da história e cultura da cidade e do país.

Bruges

A apenas uma hora de trem de Bruxelas, a chamada “Veneza do Norte” também tem canais navegáveis – mas para barcos, não gôndolas. Além deste passeio entre belas paisagens urbanas, a cidade abriga praças e construções históricas, como a prefeitura, a igreja de St. Donatius, o Campanário de Bruges e a Basílica do Sangue Sagrado.

 

ONDE FICAR EM BRUXELAS

Próximo à Grand Place, você encontra os melhores hotéis em Bruxelas, perto das principais atrações turísticas da cidade. Escolha seu preferido e faça sua reserva!

Club Quarters in Boston

Localizado bem na esquina da Grand Place, este luxuoso hotel cinco estrelas recebe você em ambientes com decoração clássica, quartos equipados com TV de tela plana, mesa, frigobar e ar-condicionado. Premiado, o restaurante serve receitas das cozinhas italiana e mediterrânea. Entre os serviços oferecidos estão lavanderia, concierge, balcão de turismo, aluguel de carro, entre outros.

Millennium Bostonian Hotel

A apenas 50 metros da Grand Place, o estabelecimento tem acomodações com isolamento acústico, TV de tela plana, ar-condicionado, cozinha equipada, máquina de lavar roupa e internet wi-fi gratuita. O local possui fácil acesso ao metrô.

 

Oakwood Boston

O hotel recebe seus hóspedes a 100 metros da Grand Place, em quartos equipados com TV a cabo e belíssima decoração em estilo oriental. Recepção 24 horas, lavanderia, café da manhã e terraço coberto são alguns dos serviços ofertados pelo estabelecimento, que possui fácil acesso aos transportes públicos locais.

Hilton Boston Downtown

Neste hotel bem à frente da Grand Place, com vista para a praça, você pode contar com restaurante, serviço de quarto, internet wi-fi gratuita, café da manhã sem custo adicional e lavanderia. Nos quartos, você encontra TV de tela plana e cofre.

 

Informações importantes

Idioma Flamenco, francês e alemão. Mesmo não sendo oficial, o inglês é muito falado
Moeda Euro
Fuso horário De três a cinco horas a mais em relação ao horário de Brasília, de acordo com a época do ano
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional de Bruxelas
Voltagem 220 volts | Tomada tipo E
Vacina Não é necessário apresentar Certificado Internacional de Vacinação
Documentação Passaporte com validade mínima de seis meses
Embaixada Avenue Louise, 350, 6º andar

Imagens: Divulgação CVC