ILHA DE PÁSCOA

DESVENDE MISTÉRIOS E ADMIRE AS BELEZAS DA ILHA DE PÁSCOA!

Uma terra de mistérios que atravessam séculos e de paisagens simplesmente deslumbrantes: esta é a Ilha de Páscoa, um dos lugares mais isolados do mundo, localizada geograficamente na Polinésia, mas que pertence de fato ao Chile. Reconhecida mundialmente pelos moai – estátuas gigantes espalhadas por todo território, construídas para reverenciar os antepassados – a ilha Rapa Nui, como é chamada na língua nativa, tem muitos outros atrativos, como vulcões, parques, praias e restaurantes. No roteiro não devem faltar passeios incríveis como ver o nascer do sol no Ahu Tongariki, conhecer Rano Raraku, a fábrica de moai, visitar Orongo, onde era realizado o ritual do homem-pássaro, ver de pertinho o vulcão Rano Kau e o espetacular pôr do sol de Tahai. Tudo em ritmo lento e sem pressa, longe do barulho de trânsito e carregando o celular apenas para tirar fotografias.

QUANDO IR

Com clima agradável durante todo ano, as temperaturas ficam em torno dos 22º. O verão (dezembro a março) é o período mais seco e o inverno (junho a setembro) é a época mais chuvosa.

CURIOSIDADES

(Re) Descoberta em um domingo de Páscoa de 1722 por holandeses, a ilha já era habitada por um povo descente dos polinésios desde o ano 1000, que criou uma fascinante civilização que acreditava ser o “umbigo do mundo”.

O QUE FAZER NA ILHA DE PÁSCOA

As belas paisagens desta ilha misteriosa são tão únicas quanto a história de seu povo. Os rapa nui deixaram marcas por todo território, com moai gigantes, lembranças de rituais antigos e pedras que parecem emanar energia. Páscoa possui ainda sítios arqueológicos e vulcões que se transformam em mirantes espetaculares para o Oceano Pacífico. Ganta agora seu pacote para a Ilha de Páscoa!

Moai

Embora a ilha possua 887 moai, apenas cerca de 50 estátuas estão de pé, graças aos trabalhos de restauração realizados nas últimas décadas. As principais peças estão nas plataformas de Ahu Tongariki, com 15 moai em pé, de onde é possível admirar o nascer do sol mais bonito da ilha; Ahu Nau Nau, junto à Playa AnakenaAhu Akivi, onde estão os únicos moai mirando o horizonte; e Ahu Vai Uri (Tahai), decididamente o melhor pôr do sol da Ilha de Páscoa.

Orongo

O parque fica no exato local onde acontecia a competição do homem-pássaro, a 1000 metros de altura. A cerimônia era feita para decidir qual tribo iria comandar a ilha, quando guerreiros descia o paredão de pedra, nadavam até as ilhas Mutu e voltavam com um ovo intacto. Quem chegasse primeiro era o campeão e sua tribo podia manter-se no poder por um ano. Possui ainda casinhas construídas em pedras encaixadas uma sobre as outras e uma vista para o Oceano Pacífico de tirar o fôlego.

Rano Raraku

As encostas deste vulcão inativo foram utilizadas para esculpir os moai e, por isso, ficou conhecido como “fábrica de moai”. Neste passeio você verá a cratera que possui um lago e mais de 400 moai de diferentes tamanhos e fases de construção. A maior estátua da ilha fica ali: possui 21 metros e não chegou a ser finalizada.

Rano Kau

Vulcão mais bonito da ilha, com cratera bem definida e um lago de 200 metros de profundidade. Está repleto de vegetação em meio às águas e possui várias árvores frutíferas ao redor, além de um mirante de onde se pode ver até o mar.

Te Pito Kura

Fica na orla nordeste da ilha e possui um moai de 10 metros de altura. Embora derrubado há mais de 200 anos, o moai não está quebrado como outros exemplares da ilha. Do lado esquerdo da estátua há um pequeno aglomerado de pedras chamado “Umbigo do Mundo”. A lenda diz que pedra central é magnetizada, sendo possível sentir a energia ao tocá-la.

Cavernas

Outros locais que não devem faltar no seu roteiro são as cavernas de Rapa Nui. Escondida entre as rochas, Ana Kai Tangata fica próxima do centrinho de Hanga Roa, a única cidade da ilha, e possui algumas pinturas ruprestes. Ana Kakenga, conhecida como “a caverna de duas janelas” tem vista perfeita para o mar. Já Ana Te Pahu é uma área de cavernas e canais abaixo da terra, que mantiveram diferentes funções ao longo dos séculos. Hoje em dia o lugar tem várias árvores e por isso é chamado de “caverna das bananeiras”.

Museu Antropológico

Museu Antropológico P. Sebastian Englert é pequeno, mas vale muito a visita. Reúne peças e informações sobre estudos e observações feitos na Ilha de Páscoa, imprescindíveis para compreender os acontecimentos ocorridos ali.

ENDEREÇO: Hanga Roa.

Compras

Se você gosta de comprar lembrancinhas de viagem, as melhores opções são as lojinhas de rua de Hanga Roa e a feira da cidade, que tem espaço próprio fechado e é utilizada para venda de produtos naturais e artesanais. Outro lugar é o Mercado Artesanal, que oferece grande variedade de produtos.

 

ONDE FICAR NA ILHA DE PÁSCOA

A maior parte dos hotéis e pousadas da ilha fica em Hanga Roa, que concentra também o comércio e restaurantes. Entretanto alguns hotéis ficam a cerca de 20 minutos de caminhada desta área. Se optar por hospedar-se longe da cidade, o ideal é alugar um veículo para facilitar a locomoção. Reserve agora seu hotel na Ilha de Páscoa!

Tupa Hotel

O Tupa Hotel fica a 1 quilômetro da Praia Pea e a apenas 3 quarteirões do centro de Hanga Roa. Oferece quartos com banheiro privativo e vista do mar e do jardim. O café da manhã é gratuito e o acesso à internet wi-fi é gratuito na área do saguão, e o hotel dispõe de terraço e jardim.

Taha Tai

O hotel situado a 500 metros do centro de Hanga Roa e a 5 minutos do Aeroporto Internacional de Mataveri oferece piscina e bangalôs rodeados por jardins. O acesso wi-fi é gratuito nas áreas comuns. Os quartos contam com ar-condicionado.

 Pikera Uri

Localizado a 15 minutos do centro da cidade, a 100 metros do Centro Cerimonial Tahai e a 800 metros da Praia Pea, o hotele oferece quartos com vista para o mar, além de wi-fi gratuito nas áreas comuns. Dispõe de café da manhã, serviço de quarto e de lavanderia.

Cabañas Hare Miru

Situado a 200 metros do Museu Antropológico e a 400 metros do sítio arqueológico Tahai, este hotel oferece bangalôs independentes com um belo jardim. Os quartos apresentam estilo rústico, banheiro privativo e cozinha. No Cabañas Hare Miru você pode usufruir do serviço de lavanderia e de quarto.

 Hotel Tea Uni

O hotel oferece acomodações com terraço para você curtir a natureza na ilha. Há opção de suítes e chalés com banheiro privativo, minibar e internet wi-fi gratuita. A decoração do hotel segue o clima tropical ao mesmo tempo em que é bastante luxuosa. Também há serviços de massagem e café da manhã à disposição.

Reserve já seu hotel na Ilha de Páscoa!

Hotel Iorana

Com vista para o mar, o Hotel Iorana é ótimo para passear em jardins e curtir a brisa. Você pode se divertir na piscina e descansar nos quartos com frigobar, TV e sala de estar. O estacionamento e a internet wi-fi são gratuitos.

Reserve já seu hotel na Ilha de Páscoa!

 

Informações importantes

Idioma Espanhol e Rapa Nui
Moeda Peso chileno
Fuso horário A Ilha de Páscoa está a duas horas a menos do Chile e a três do Brasil (horário de Brasília)
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional Mataveri
Voltagem 220 volts| Tipos C e L
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Vacina O Chile não exige Certificado Internacional de Vacinação de brasileiros
Documentação Dois documentos são aceitos para viajar ao Chile: passaporte válido e/ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil com foto que identifique o portador. O governo chileno exige ainda que os turistas que visitarem a Ilha de Páscoa tenham um documento chamado “Cartão de Visitante Rapa Nui”, controlado pelo aeroporto de Mataveri. O cartão não impede a viagem, apenas tem objetivo de obter informações sobre as pessoas que chegam à ilha
Consulado Não há consulado brasileiro na ilha. O órgão mais próximo fica em Santiago. Endereço: Avenida Apoquindo 3039, piso 2, oficinas 201 e 202 | Las Condes | Santiago

Imagens: Divulgação CVC