ILHAS MAURÍCIO

A ILHA DE ORIGEM VULCÂNICA REÚNE BELAS MONTANHAS E PRAIAS

Habitada por europeus, indianos e africanos, a paradisíaca Ilhas Maurício é um dos endereços mais famosos de Maurício, país com mais de 500 anos de história, mas que só conquistou a independência da Inglaterra nos anos 60. Muito procurada por casais em lua de mel e aventureiros em busca de paisagens cinematográficas, o destino oferece muito mais que praias de águas transparentes. Além de curtir o mar e muito sol, você terá experiências únicas em meio às referências multiculturais presentes na história, na cultura e na gastronomia local cheia de influências. Divirta-se também nas praias Le Morne e Belle Mare, veja de perto o charme dacapital Port Louis, explore cachoeiras, a intrigante área conhecida como Terra das Sete Cores e a beleza marinha em passeios entre golfinhos e baleias.

QUANDO IR

O clima e a temperatura da água são agradáveis o ano todo. De abril a junho é ideal para evitar as chuvas. De novembro a abril pode passar do 30ºC, enquanto de maio e outubro a temperatura fica na casa dos 20ºC.

CURIOSIDADES

Ilhas Maurício abriga o segundo jóquei clube mais antigo do mundo (atrás das mais antigas arenas britânicas) e as corridas são paixões nacionais. Veja mais da cultura local ao conhecer a sega (estilo musical), o rum (produzido desde o século 19), e o tradicional chá de baunilha.

O QUE FAZER EM ILHAS MAURÍCIO

Para garantir experiências inesquecíveis, conheça a histórica capital Port Louis, endereço de museus e opções de compras. Aproveite ainda as principais praias e as atrações naturais da ilha, como a montanha Le Morne, o Jardim Botânico, a Terra das Sete Cores, além de trilhas por cachoeira e safári em reservas como o Parque Natural Casela!

Port Louis

Port Louis, a maior cidade da Ilhas Maurício, é o centro financeiro e a capital do país, além de endereço do principal porto. Fundada no século 16, a arquitetura colonial está presente nas fachadas de edifícios e você poderá notar a mistura de etnias pelas ruas, mercados, templos, mesquitas e nas esculturas de deuses indianos. Conheça a famosa estátua da deusa Shiva, os vários templos hindus espalhados pela região e a vista alto do Forte Adelaide, usado como ponto de observação no século 17. Conheça também o Caudan Waterfront, áea de comércio e lazer na orla da cidade, e o histórico hipódromo Champ de Mars.

Praias

Presente em diversas listas das praias mais incríveis do Oceano Índico, Le Morne se destaca pela cor do mar e por ser referência para quem gosta de esportes na água, como surf, kitesurf, mergulho, windsurf e vela. As praias Belle Mare, a leste, e Trou aux Biches, ao norte, são famosas entre as famílias. Privilegiadas pelo mar com vários tons de azul e águas mornas, as praias da Ilhas Maurício são públicas, mas muitas são dominadas por resorts, por isso, é importante se informar com antecedência sobre quais combinam mais com o seu estilo – as mais movimentadas ou as quase desertas. As opções agradam desde aventureiros a casais em lua de mel.

Chamarel

Uma das principais atrações naturais da Ilhas Maurício é a região de Chamarel, na costa oeste. Prepare-se para ver de perto a Cachoeira de Chamarel, com 100 metros de altura. É também nessa região que está localizada a Terra das Sete Cores, área particular que virou ponto turístico devido à coloração do solo, com tons de marrom, verde e roxo. Acredita-se que este efeito seja resultado das cinzas de vulcões (a ilha se formou a partir de erupções vulcânicas) em contato com o clima quente, o vento e as rochas.

Le Morne

Aproveitar o visual da península Le Morne, ao sudoeste da Ilhas Maurício, é um dos passeios imperdíveis na região. Visite também a praia Le Morne (uma das mais famosas), explore a simpática vila local habitada no passado por escravos e conheça a inconfundível montanha Le Morne (tombada como patrimônio mundial), que domina o cenário cercado por mata, oceano e resorts.

Jardim Botânico

No Jardim Botânico, ao norte da ilha, você encontra animais, como aves e tartarugas gigantes, e mais de 600 espécies de plantas. Além de vegetais comuns em todo o continente africano, o local abriga um lago repleto de vitórias-régias naturais da Amazônia. Esse ponto do parque é um dos mais fotografados entre os turistas.

Cachoeiras e safári

Reserve alguns dias do roteiro para se aventurar entre montanhas, áreas de safári, cachoeiras e rios no Parque Natural Casela. A visita à reserva garante várias atividades, como mergulho, caminhada, rapel e passeio de buggy. Conheça as cachoeiras Tamarind Falls, área famosa por concentrar 11 quedas d’água rodeadas pela mata. Ao sul, enfrente a trilha próxima ao rio Savanne para ver as cachoeiras Rochester Falls, famosas pela formação de colunas de basalto.

Cratera Trou aux Cerfs

Na segunda maior cidade da Ilhas MaurícioCurepipe, conheça a cratera do vulcão extinto Trou aux Cerfs. Segundo historiadores, as lavas teriam dado origem à ilha e acredita-se que sua última erupção tenha ocorrido 600 mil anos atrás. Desde então, o entorno da cratera, de aproximadamente 100 metros de profundidade, deu lugar a uma floresta. Esse local surpreendente atrai aventureiros e famílias. Você encontrará bancos para descanso e mirante para curtir a vista da área arborizada, além da vista panorâmica da ilha.

Museu Blue Penny

Inclua o Museu Blue Penny no roteiro de espaços culturais que devem ser visitados na Ilhas Maurício. O local é ideal para conhecer as influências de outros povos na história e na cultura local. Veja de perto coleções que representam a colonização e contam a história da capital e do principal porto do país, Port Louis. Durante a visita você também confere curiosidades sobre as explorações marítimas pelo Oceano Índico e confere fatos dos famosos selos Blue e Red Penny. A entrada é paga.

ENDEREÇO: Caudan Waterfront, Block A | Port Louis

Mergulho, golfinhos e baleias

Apaixonados pela vida marinha têm opções de sobra por aqui. Aproveite as excursões de catamarã ou barco para ver golfinhos e baleias cachalote no sudoeste da ilha. Ao norte, programe-se para conhecer navios naufragados. Já ao sul, na região da cidade de Blue Bay, a principal atração é o mergulho por águas quase transparentes e recifes de corais. Conheça o Parque Marinho Blue Bay, faça também passeios de lancha ou barco e mergulho com snorkel. Você também encontrará passeios de catamarã ou barco para chegar a Ile aux Cerfs e Ile des Cocos, conhecidas como pontos de prática desnorkeling.

Parque Nacional Black River

A maior reserva natural de Maurício, o Parque Nacional Black River, a oeste da Ilhas Maurício, concentra plantas raras e espécies únicas de animais, como morcegos gigantes e aves nativas ameaçadas de extinção. Também há cachoeiras e diversos mirantes com vista para o mar.

Aapravasi Ghat

O conjunto de edifícios conhecido como Aapravasi Ghat é uma das atrações maurícias tombadas como patrimônio da humanidade pela Unesco. Este local centenário funcionou como “porta de entrada” para os primeiros imigrantes que desembarcaram na ilha. A partir de 1834 até o começo do século 20, milhares de trabalhadores, de maioria indiana, foram enviados à ilha pelo governo britânico para substituir os escravos nas plantações de açúcar.

ENDEREÇO: Ex-DWC Building | 1 Quay St | Trunk Road | Port Louis

Place d’ Armes

Um dos endereços mais tradicionais da Ilha Mauricio é a Place d’Armes, localizada em frente ao porto, no coração do centro histórico de Port Louis. Você pode utilizá-la como referência para se localizar na cidade e ainda aproveitar para conhecer estátuas de personalidades locais, como a primeiro presidente da ilha, a rainha Vitória, entre outros. Vale a pena conhecer a praça para ver de perto a arquitetura em estilo colonial presentes nas fachadas do entorno.

ENDEREÇO: Em frente ao porto, próximo a Royal Road x Trunk Road

 

ENTRETENIMENTO EM ILHAS MAURÍCIO

Confira as várias opções de compras e restaurantes em Port Louis. Um dos locais mais famosos é o Le Caudan Waterfront, ideal para andar a pé entre cafés e vitrines. Também vale a pena visitar os mercado central e os shoppings na região de Quatre Bornes.

Compras em Port Louis

Aproveite para encontrar presentes interessantes nos shoppings espalhados pela capital da Ilhas Maurício. Visite o Bagatelle Mall, com mais de 100 lojas, restaurantes e cafés. Explore também o charmoso Le Caudan Waterfront, localizado na marina da cidade, endereço de restaurantes, lojas de roupa, duty free e espaços culturais que rendem bons passeios a pé. Vale a pena passear pela Chinatown e pelo famosoGrand Baie Bazaar, onde há opções de roupas e objetos artesanais.

Mercados

Tanto em Port Louis como em Quatre Bornes é fácil encontrar mercados bem acessíveis de transporte público. Aproveite para passear pelas barracas de comida com alimentos frescos e frutas exóticas ou escolher presentes, como itens decorativos e roupas. Estes espaços, populares entre moradores e turistas, costumam vender produtos a preços baixos.

Quatre Bornes

A região de Quatre Bornes é destino certo para curtir vida noturna agitada e encontrar movimentados bares e lojas. A via mais famosa da região é a St. Jean Road, cercada por mercados, lojas, restaurantes, agências bancárias e tudo o mais que você precisar durante a viagem. Aos finais de semana você também encontra mercados veganos nessa região. Os shoppings Trianon Shopping Park e Orchard Shopping Centre são outras opções de comprase lazer na Ilhas Maurício.

 

ONDE FICAR EM ILHAS MAURÍCIO

Confira os hotéis nas Ilhas Maurício, que oferece opções para todos os gostos e bolsos: desde resorts luxuosos a empreendimentos mais simples, ideais para relaxar depois de um dia inteiro de passeios e praia.

The Residence

Um dos mais luxuosos hotéis da Ilhas Maurício, o The Residence oferece conforto e a beleza do visual à beira-mar na praia de Belle Mare. Aproveite os quartos com sacada, muita luz natural e estilo colonial. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, TV com canais via satélite, internet wi-fi, minibar, cofre e dock para iPod. Você também encontra serviços de SPA, opções de passeios, piscina, restaurante e bar na propriedade.

Reserva já sua hospedagem nas Ilhas Maurício!

Trou Aux Biches Hotel

Além da paisagem paradisíaca da praia ao redor, o hotel Trou Aux Biches conta um amplo jardim e vários serviços que proporcionam uma hospedagem inesquecível. Aproveite itens de lazer e passeios agendados, como piscina, kids club, lojas, SPA e opções de atividades como ginástica, tênis, mergulho, entre outros. Os quartos contam com ar-condicionado, telefone, cofre e serviços de despertar. O serviço de quarto funciona 24h e a internet wi-fi é gratuita.

Shandrani Resort & Spai

Localizado na Costa Sul da Ilhas Maurício, o Shandrani Resort é boa opção para interessados em explorar as praias da região e a área da Parque Marinho Blue Bay. O hotel oferece restaurantes de frente para a praia, serviços de SPA e estrutura para esportes, como ski aquático, windsurfe, golfe, entre outras atividades. As acomodações contam com ar-condicionado, serviço de quarto 24h, cofre e minibar.

Blumarine Attitude

Com infraestrutura de resort, o Bluemarine Attitude conta com dezenas de itens de lazer que oferecem uma experiência única na Costa Norte da Ilhas Maurício. Aproveite facilidades como piscinas, SPA, quadras de tênis, restaurantes e estrutura para esportes aquáticos. Também há kids club e praia privativa à disposição. O estacionamento e a internet wi-fi são gratuitas.

 

Informações importantes

Idioma Inglês, francês, creole (língua derivada do francês), bhojpuri (língua dos ancestrais indiano)
Moeda Rúpia mauriciana. Dólar, euro e cartões de crédito internacionais são aceitos. Alguns hotéis aceitam euro e dólar, mas apenas notas e não moedas.
Fuso horário 7 horas a frente do horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam – Port Louis
Voltagem 220 a 230 volts | Tomadas tipo C e G
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Vacina Certificado internacional de vacinação contra febre amarela. É necessário tomar a vacina 10 dias antes do início da viagem
Documentação Passaporte válido por, no mínimo, seis meses. Não é exigido visto para estadias de até 3 meses
Embaixada 177 Dyer Road | Hillcrest Office Park | Woodpecker Place | 1st floor | Hillcrest | Pretória – África do Sul