MILÃO

MODERNA E COSMOPOLITA, MILÃO RESPIRA MODA E HISTÓRIA

A segunda maior cidade da Itália é famosa por ser palco de um dos maiores eventos de moda do mundo, sendo o destino ideal para os apaixonados pela indústria fashion. O Quadrilátero de Ouro – conjunto de ruas com as grifes mais badaladas e caras do planeta – é atração que não deve faltar na lista de quem vai à Milão. Mas não é só de moda que vive a cidade do norte italiano, que possui construções monumentais como a catedral Duomo, igrejas singelas como a Santa Maria delle Grazie (situada ao lado do museu onde está exposta “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci), além de restaurantes e bares imperdíveis. Misturando passado e presente, Milão é uma metrópole cosmopolita, que agrada a todos os públicos.

QUANDO IR

A primavera (de março a junho) e o outono (setembro a dezembro) proporcionam temperaturas moderadas. Em agosto, além do calor do verão, você encontrará muitos turistas europeus, que costumam lotar a cidade durante as férias.

CURIOSIDADES

No interior da catedral Duomo existe um calendário solar, com símbolos do zodíaco. Ele foi colocado no templo em 1776 e tem influência iluminista.

O QUE FAZER EM MILÃO

Andar por Milão fará com que você volte ao passado, com construções seculares, repletas de detalhes arquitetônicos únicos, belas obras de arte e objetos decorativos. Conheça a grandiosidade de Duomo, o belo Castelo Sforzesco, assista a um espetáculo no Teatro Alla Scala e visite museus como a Civica Galleria d’Arte Moderna, além de fazer compras no Quadrilátero de Ouro. Garanta agora seu pacote para Milão!

Duomo

Maior e mais imponente monumento da cidade, a catedral ocupa uma área de 11.700 metros quadrados. Construída a partir de 1386 em estilo gótico, tem interior austero e abriga mais de mil estátuas sacras, a capela de San Carlo, o batistério de San Giovanni, vitrais e um terraço onde estão expostas 3.100 estátuas sacras, entre elas a Madonnina dourada, padroeira de Milão. Para chegar ao local é preciso subir 165 degraus ou pagar uma taxa para usar o elevador.

ENDEREÇO: Piazza del Duomo.

Santa Maria delle Grazie

A igreja Santa Maria delle Grazie, que já serviu de tribunal da Inquisição, foi construída ao lado de um convento dominicano, que recebeu em uma das paredes do refeitório a pintura “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci – a obra resistiu a um bombardeio na Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o local se tornou o museu Cenacolo Vinciano e visitas devem ser agendadas antecipadamente por telefone.

ENDEREÇO: Piazza Santa Maria delle Grazie, 2.

Castelo Sforzesco

O castelo utilizado pelas dinastias Visconti e Sforza oferece espaço para caminhadas no Parque Sempione, que fica atrás da fortificação, além de uma bela fonte na entrada. A construção ainda abriga diversos museus, como a Pinacoteca e Raccolte d´Arte, o Museu della Preistoria, o Museu d´Arte Antica (que exibe a “Pietà Rondanini”, de Michelangelo) e o Museu degli Strumenti Musicali.

ENDEREÇO: Piazza Castello.

Palazzo Marino

A atual sede da prefeitura de Milão foi construída a mando do comerciante genovês Tommaso Marino, em meados do século 16. Dentro do palácio, situado na Piazza della Scala, você encontra monumentos, estátuas e pinturas, além de um belíssimo pátio interior. Há passeios organizados pelo edifício.

ENDEREÇO: Piazza della Scala, 2.

Teatro Alla Scala

O teatro, uma das mais famosas casas de ópera do mundo, foi projetado pelo arquiteto Giuseppe Piermarini no final do século 18 e já foi palco de apresentações de Giuseppe Verdi, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo. Foi inaugurado em 1778 depois que a imperatriz austríaca (o país dominava Milão na época) ordenou a construção para substituir o teatro anterior, destruído em um incêndio.

ENDEREÇO: Via Filodrammatici, 2.

Cavalo de Leonardo da Vinci

Considerado o maior monumento equestre do mundo, foi inspirado em um desenho de Leonardo da Vinci, que nunca conseguiu terminar a obra devido a diversos eventos políticos. A estátua feita em bronze foi esculpida pela artista norte-americana Nina Akamu e foi doada a Milão pelos Estados Unidos em 1999.

ENDEREÇO: Piazzale dello Sport, 6.

Museus

Milão oferece muitos museus. Os dedicados às artes são o Civica Galleria d’Arte Moderna, o Museu Poldi Pezzoli, a Pinacoteca Ambrosiana e o Museu Diocesano. Para quem procura por ciência ou história, a dica é procurar pelo Museu ArqueológicoMuseu de História Natural e o Museu da Ciência e da Tecnologia “Leonardo da Vinci”. Existem também os modernistas Museu del Novecento e o PAC (Padiglione d´Arte Contemporanea). Se você gosta de futebol, vá ao Museu Inter-Milan-San Siro.

Compras

A meca da moda mundial tem como principal chamariz as lojas de grife. No Quadrilátero de Ouro, área composta pelas vias MontenapoleoneManzonidella Spiga e Sant’Andrea, você encontra lojas da Prada, Dolce & Gabbana, Armani, Gucci e Moschino. Outro bom local para compras é a Galeria Vittorio Emanuele II, com muitos restaurantes, sorveterias e lojas de marcas famosas. Preços mais baixos podem ser encontrados na Corso Buenos Aires.

 

ONDE FICAR EM MILÃO

A cidade tem fama de abrigar alguns dos hotéis mais caros e luxuosos do mundo – e isso é verdade! – mas também oferece acomodações confortáveis e simples, que cabem no bolso de qualquer pessoa. Se você procura por um lugar mais próximo das principais atrações da cidade, opte pela região do Duomo. Já a área da Stazione Centrale é ideal para facilitar a locomoção, já que fica perto do terminal rodoviário e estação de metrô. Reserve agora seu hotel em Milão!

Best Western Hotel Galles

O hotel fica ao lado da estação de metrô Lima, localizado na rua de compras Corso Buenos Aires. Oferece restaurante, café da manhã, academia, sauna, piscina coberta, solário, SPA e serviço de massagem, além de serviço de quarto, recepção 24h e serviço de traslado. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, TV por assinatura e wi-fi gratuito.

Armani Hotel Milano

O luxuoso Armani fica a 50 metros da estação de metrô Montenapoleone. As comodidades incluem sauna, academia, SPA, hidromassagem, piscina coberta, casa noturna, café da manhã no quarto, restaurante de cozinha internacional e pratos da região da Lombardia, acesso wi-fi gratuito em todas as áreas, serviço de quarto e serviço de câmbio. Os quartos incluem móveis da marca Armani, máquina de café Nespresso, banheira, TV por assinatura e base para iPod.

Idea Hotel Milano San Siro

Localizado a quatro quilômetros do estádio Giuseppe Meazza, casa do clube de futebol Milan e próximo do Centro de Exposições Expo 2015, o Idea Hotel oferece jardim, restaurante, café da manhã, serviço de traslado, estacionamento privativo, serviço de quarto e lavanderia. Os quartos contam com TV por assinatura, mesa de trabalho e frigobar. O acesso wi-fi está disponível nas áreas comuns por um custo adicional.


Ibis Milano Malpensa Airport

O Ibis Milano fica a apenas 10 minutos de carro do aeroporto de Milão-Malpensa e a 35 quilômetros do Centro de Exposições Expo 2015. Dispõe de restaurante, bar, acesso wi-fi gratuito em todas as áreas, estacionamento, recepção 24h, lavanderia e business center. Os apartamentos são equipados com TV por assinatura, ar-condicionado e isolamento acústico.

Cristallo Mokinba

O hotel está situado a 150 metros da estação de trem central e oferece bar, café da manhã no quarto, wi-fi disponível em todas as áreas por um custo adicional, bicicletas gratuitas, estacionamento, serviço de quarto e concierge. Os quartos dispõem de varanda, frigobar e ar-condicionado.

Hotel Berlino

O hotel fica situado a cinco minutos a pé da Corso Sempione, rua com bares e restaurantes. O shopping Portello fica a apenas um quilômetro da propriedade. Entre as comodidades estão café da manhã no quarto, wi-fi gratuito em todas as áreas, estacionamento, serviço de quarto, sala de TV e depósito de bagagens. Todos os quartos apresentam TV por assinatura e ar-condicionado.

 

Informações importantes

Idioma Italiano
Moeda Euro
Fuso horário De 3 a 5 horas a mais que Brasília, dependendo do horário de verão de cada país
Aeroporto mais próximo Aeroporto Milano Malpensa
Voltagem 220 volts | Tomada tipo L
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Vacina A Itália não exige Certificado Internacional de Vacinação
Documentação Passaporte válido por seis meses. A Itália não exige visto de entrada para brasileiros
Consulado ENDEREÇO: Corso Europa, 12| Telefone: 39 (02) 777-1071