NAZCA

MISTERIOSAS, LINHAS DE NAZCA ENCANTAM TURISTAS NO DESERTO PERUANO

Baleia, beija-flor, aranha, árvore, macaco. As figuras gigantescas cravadas nas planícies rochosas do deserto peruano são um mistério ainda não solucionado pelo homem moderno. Criadas pela cultura Nazca, sociedade que habitou a região entre 300 a.C e 800 d.C, as figuras geométricas, humanas, de animais e plantas chegam a 270 metros de comprimento e são imperceptíveis do solo, podendo apenas ser observadas do céu. O que significam e qual sua finalidade ainda é motivo de debate entre os historiadores e várias hipóteses foram levantadas desde que foram descobertas, em 1927. A teoria mais aceita é da alemã Maria Reiche, que estudou a vida inteira as Linhas de Nazca, e afirma que os geoglífos são um grande calendário astronômico e agrícola, capaz de identificar as estações do ano e a melhor época para seus cultivos. Há quem diga que as linhas eram, na verdade, pistas de aterrissagem para naves extraterrestres. Seja qual for a real história por trás das misteriosas figuras, a verdade é que este é um cenário espetacular e um dos lugares mais interessantes do planeta.

QUANDO IR

O clima na costa peruana é agradável durante todo o ano, com temperaturas variando entre 22°C e 28°C. As noites, no entanto, são bem frias, caindo cerca de 10°C em relação ao dia.

CURIOSIDADES

Entre as figuras mais estranhas de Nazca está o Astronauta, desenho com 32 metros de comprimento descoberto em 1982. Há quem veja que a figura esteja de capacete, botas e com uma mochila nas costas, como os astronautas de hoje.

O QUE FAZER EM NAZCA

Além das famosas linhas, ao desembarcar em Nazca você poderá mergulhar em uma cultura pré-inca que desafiou o deserto e conseguiu florescer apesar do clima árido. Conheça locais como Cahuachi e suas pirâmides, os aquedutos e o estranho cemitério de Chauchilla, com múmias dos nazca.

Linhas de Nazca

O conjunto de geoglifos  localiza-se no deserto de Nazca, no sul do Peru. Em 1994 ganharam o título de Patrimônio Mundial pela Unesco e se estendem por mais de 80 quilômetros entre as cidades de Nazca e Palpa, nos Pampas de Jumana. As centenas de figuras variam em complexidade, desde linhas simples até figuras como pássaros, aranhas, macacos, peixes, lhamas, imagens humanas e de plantas. O melhor modo de ver os desenhos é do alto, em passeios de avião.

Cahuachi

O sítio arqueológico Cahuachi, antiga capital da cultura Nazca, fica a 30 quilômetros do centro da cidade. É formado por um conjunto de pirâmides e um cemitério. O lugar foi destino sagrado de milhares de peregrinos no Antigo Peru e suas cerimônias incluíam diferentes tipos de oferendas, que podiam ser animais, cerâmicas e até humanos.

Museu Didáctico Antonini

Atração imperdível, o museu apresenta excelente oportunidade de conhecer melhor sobre as culturas pré-incas que habitaram a região. Ali você encontra grande coleção de cerâmicas e tecidos com o mesmo estilo de desenho dos geoglífos.

ENDEREÇO: La Cultura, Nazca.

Aqueduto de Cantalloc

A 15 minutos da cidade fica o Aqueduto de Cantalloc, canais construídos para conduzir a água de um lugar para outro e que possibilitaram aos nazcas o desenvolvimento da agricultura no deserto. Os aquedutos funcionam até hoje e seus canais subterrâneos podem ser visitados.

Cemitério de Chauchilla

Este cemitério sinistro é composto por 12 tumbas dos antigos habitantes de Nazca, com múmias expostas em seu local original, acompanhadas de cerâmicas e tecidos da época, datadas entre 100 a.C. a 1300 d.C.. Durante décadas o local sofreu ataques de saqueadores, que levaram o ouro e as pedras preciosas.

 

ONDE FICAR EM NAZCA

A cidade de Nazca é bem pequena e humilde, localizada no meio do deserto, ao sul de Lima. É ponto de partida para os voos e por isso é a base para sua viagem.

Hotel Nuevo Cantalloc

Localizado a sete minutos de carro da praça principal de Nazca e a 10 minutos da estação rodoviária, o hotel conta com piscina ao ar livre, restaurante, wi-fi gratuito, jardim e bar. Todos os quartos possuem ar-condicionado, TV a cabo e frigobar.

Reserve agora seu hotel em Nazca!

Hotel Viñas Queirolo

O Viñas Queirolo fica a 15 quilômetros da estação de ônibus de Cruz del Sur e a 18 quilômetros da praça principal de Ica e Lago Huacachina. Oferece piscina, restaurante, wi-fi, bicicletas gratuitas, balcão de turismo e serviço de lavandaria. Os quartos têm ar-condicionado, TV cabo e minibar.

Reserve agora seu hotel em Nazca!

Casa Andina Classic Nasca

Situado em Nazca, o hotel está a 15 minutos de carro do aeroporto. A propriedade dispõe de piscina, pátio central com árvores, café da manhã, caixa eletrônico e acesso wi-fi. Os quartos têm TV a cabo e ar-condicionado.

Reserve agora seu hotel em Nazca!

Las Dunas Hotel – Ica

O Las Dunas fica a 23,4 quilômetros do aeroporto e a 45 minutos de carro da Reserva Nacional de Paracas. Oferece serviços de spa, campos de tênis, três piscinas e toboágua. Dispõe de quartos com TV, acesso wi-fi, ar-condicionado.

Reserve agora seu hotel em Nazca!

 

Informações importantes

Idioma Espanhol
Moeda Novo sol
Fuso horário 2h a menos em relação ao horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional Jorge Chávez (Lima)
Voltagem 220 volts | Tomadas tipo A, B e C
Peso da bagagem Consulte a companhia aérea
Vacina Não existem vacinas obrigatórias para os visitantes do Peru
Documentação Você pode ingressar no Peru com RG ou passaporte válido. O visto não é obrigatório
Embaixada Endereço: Avenida Jose Pardom, 850, Miraflores | Lima