PEQUIM

ENTRE PASSADO E FUTURO, PEQUIM ENCANTA VISITANTES

Centro político e cultural da ChinaPequim – ou Beijing, como foi oficialmente designada pelo governo chinês para o mundo ocidental – é uma cidade em constante transformação, que cresce em ritmo acelerado, substituindo os tradicionais hutongs (bairros populares e centenários) por imensos shoppings, hotéis e restaurantes refinados. Mesmo com todas as mudanças, a capital resguarda joias arquitetônicas do passado, como a Cidade Proibida, a Grande Muralha, o Palácio de Verão e o Templo do Céu. Pequim passou por uma reformulação geral para receber os Jogos Olímpicos de 2008, inclusive de conscientização de seu povo para receber bem os turistas. Isso resultou em uma cidade mais fácil de circular, com placas e menus de restaurantes acessíveis aos estrangeiros, além de mais pessoas falando inglês. Hoje é um dos destinos mais visitados do planeta e nenhuma viagem ao Oriente estará completa sem conhecer a fascinante Pequim.

QUANDO IR

Prefira visitar a cidade na primavera (março a maio) ou outono (setembro a novembro), quando o clima é ameno. O inverno costuma ser rigoroso e no verão as temperaturas ficam acima dos 30⁰C.

CURIOSIDADES

Um ditado na China diz: se tem quatro pés e não é mesa, então é comida! Por isso, é comum encontrar espetinhos de gafanhotos, escorpiões, ratos selvagens, gatos, cachorros, estrelas-do-mar e até casulos de bicho-da-seda em algumas feiras.

O QUE FAZER EM PEQUIM

Entre os pontos turísticos mais visitados da capital chinesa estão a Cidade Proibida, lar dos últimos imperadores, o Templo do Céu e o Palácio de Verão, além da emblemática Praça da Paz Celestial, onde muitos de estudantes foram massacrados por militares ao protestar contra o Partido Comunista. No entanto, nenhuma viagem à China é completa sem conhecer a Grande Muralha, verdadeiro símbolo do país. Compre seu pacote para Pequim e confira!

Cidade Proibida

Este gigantesco complexo fica localizado no coração de Pequim e abriga quase mil edifícios, jardins e pátios protegidos por muralhas vermelhas, portões e torres. Construído em plano quadrado para contrapor a forma circular do Templo do Céu, suas principais edificações ficam no eixo norte-sul. Comece a visita pelo Portal do Meridiano, chegando ao grande pátio externo que precede o Portão da Suprema Harmonia. O local ainda abriga o Trono do Dragão, de onde reinaram os imperadores.

ENDEREÇO: Jingshan Qianjie, 4.

Templo do Céu

Este é um dos mais belos monumentos arquitetônicos da cidade e foi tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Está localizado em parque urbano e era utilizado para orações do imperador para atrair boas colheitas. Foi construído no século 15 e reconstruído em 1889. Nenhum prego ou parafuso foi utilizado, apenas encaixes que representam as estações do ano, os meses e as divisões do dia.

ENDEREÇO: Tian Tan Dong Lu.

Palácio de Verão

O complexo de lagos, palácios, jardins e pontes foi construído no século 18 para que a corte imperial tivesse um refúgio de verão. Foi destruído pelas forças anglo-francesas durante a Segunda Guerra do Ópio (1856-1860) e novamente durante a Rebelião dos Boxers (1900) por representar a decadência da monarquia. As principais atrações ficam junto ao lago Kunming, como a ponte de dezessete arcos e dezenas de leões de mármore.

ENDEREÇO: Xinjian Gongmen, 19.

Praça da Paz Celestial (Tiananmen)

A principal área pública de Pequim ficou marcada pela repressão aos movimentos estudantis de 1989. Lá fica o mausoléu do ‘Grande Timoneiro’, onde está o corpo embalsamado de Mao Tsé-tung; o Monumento aos Heróis (1958), em memória aos combatentes da Revolução Comunista; o Grande Hall do Povo (sede do parlamento de um partido só) e o Museu Nacional da China.

ENDEREÇO: Tianamen Guangchang.

Grande Muralha da China

A principal atração da China atravessa desertos, planícies e montanhas. Sua construção foi iniciada no governo do primeiro imperador Qin Shi Huang, entre 221 e 210 a.C., como um sistema defensivo contra as tribos nômades do norte, embora nunca tenha sido efetivamente eficaz. A forma mais fácil de conhecer essa grande obra é através de excursões organizadas que partem de Pequim. Os trechos mais visitados são BadalingSimantaiMutianyu e Huanghua.

Tumbas Ming

As tumbas Ming e Qing ficam em um vale cercado por montanhas. De acordo com o feng shui, essa é a localização ideal para um mausoléu, pois assim não podem ser atacados por espíritos malignos. As principais tumbas são dos imperadores da dinastia Ming (1368-1644) Chang Ling, Zhao Ling e Ding Ling. A estrada que leva às tumbas é conhecida como Alameda dos Espíritos e tem sete quilômetros de extensão.

ENDEREÇO: Changchi Rd, Changping.

 

ONDE FICAR EM PEQUIM

Ao escolher seu hotel em Pequim é preciso analisar seu perfil, ou seja, se procura uma Pequim moderna ou tradicional. O lado mais atual da cidade fica no bairro de Chaoyang, enquanto a área mais antiga está na região de Wangfujing.

Beijing Wang Fu Jing Jade Hotel

O hotel está situado a 550 metros da área comercial da rua Wangfujing e a pouco mais de um quilômetro da Praça Tiananmen. Oferece restaurante, wi-fi gratuito nas áreas comuns, balcão de turismo, recepção 24 horas e depósito de bagagens. Os quartos possuem ar-condicionado, mesa de trabalho, TV a cabo e comodidades para fazer chá e café.

Holiday Inn Beijing Downtown

Este hotel está localizado a 10 minutos da estação Fuchengmen, a cinco minutos de carro do Centro de Exposições de Pequim e a 15 minutos da Cidade Proibida. Dispõe de academia, sauna, piscina coberta, estacionamento gratuito, caixa eletrônico, salão de beleza e loja de presentes. As acomodações apresentam TV, área de trabalho, cofre e ar-condicionado.

Bestay Hotel Express Beijing Railway Station

Com localização central, o hotel fica a 10 minutos a pé do Templo do Céu e da estação de metrô Tiantandongmen. Oferece acomodações equipadas com chaleira elétrica, TV de tela plana e ar-condicionado. Apresenta ainda wi-fi gratuito em todas as áreas, recepção 24 horas e máquinas de venda automática.

Shangri-la Hotel Beijing

Este luxuoso hotel fica a 15 minutos de carro do Palácio de Verão e do Salão de Exposições de Pequim. Oferece wi-fi gratuito, serviços de spa, piscina coberta, academia, aulas de ioga e café da manhã. Os quartos contam com TV via satélite, área de trabalho, frigobar, secador de cabelo e comodidades para fazer chá e café.

 

Informações importantes

Idioma Mandarim
Moeda Renminbi, mas a moeda é mais conhecida pelo apelido yuan
Fuso horário 11 horas a mais em relação ao horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Beijing Capital International Airport
Voltagem 220 volts | Tomadas tipos A, I e G
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Vacina A China exige Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela
Documentação Passaporte com validade mínima de seis meses e visto
Embaixada Guanghua Lu, 27 | Chaoyang District