CUIABÁ

PORTA DE ENTRADA PARA O PANTANAL E CHAPADA DOS GUIMARÃES, CUIABÁ É RICA EM HISTÓRIA

Capital mato-grossense, Cuiabá é ponto de partida para quem vai visitar as principais atrações do estado: a bela Chapada dos Guimarães, com cachoeiras e grutas, e a exuberância do Pantanal. É também conhecida pelo clima quente e culinária caprichada, onde você confere os deliciosos peixes dos rios locais nos mais diversos pratos, assim como o guaraná ralado, bebida símbolo da cidade. Cuiabá ainda tem história rica e interessante, que pode ser vista no Centro Histórico, com casas coloniais e igrejas como a de Nossa Senhora do Bom Despacho, localizada no alto de uma colina e com estilo neogótico que imita a Catedral de Notre-Dame, de Paris. Já a Catedral Bom Jesus de Cuiabá tem torres com imensos relógios. E ao andar pelas ruas da cidade, aproveite para fugir do calorão no parque Mãe Bonifácia, com 90% da área ocupada por mata nativa.

QUANDO IR

No verão a temperatura chega facilmente a 40°C, sendo a melhor época para visitar as cachoeiras da Chapada dos Guimarães. Se você pretende fazer a viagem de Cuiabá até o Pantanal, o período de seca vai de maio a setembro.

CURIOSIDADES

Cuiabá é o Centro Geodésico da América do Sul, ou seja, é considerada o centro do continente sul-americano. Um obelisco marca a posição geográfica da cidade.

O QUE FAZER EM CUIABÁ

Alterne os passeios ao ar livre com paradas estratégicas em bares, cafés e restaurantes, assim você poderá ver o melhor de Cuiabá sem desanimar com o sol escaldante. Conheça locais como o Museu do Morro da Caixa D’água Velha, a Casa do Artesão e o Sesc Arsenal.

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho

Um dos cartões-postais da capital, a igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico. Parte da fachada, em estilo neogótico, é comparada à Catedral de Notre-Dame, de Paris. No interior é o estilo barroco que predomina. Em prédio anexo fica o Seminário da Conceição, antiga residência dos bispos.

ENDEREÇO: Praça da República, Centro.

Museus

Cuiabá tem ótimos museus. Comece pelo Museu do Morro da Caixa D’água Velha, que abriga exposições temporárias de fotografias e objetos que contam a história da caixa d’água que foi desativada na década de 1960. O Museu do Rio e Aquário Municipal é um complexo com aquários, restaurante, sala de exposições e loja de artesanato. O Museu Rondon, que funciona dentro da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) possui peças indígenas.

Sesc Arsenal

Em um prédio histórico do século 19 fica um dos principais centros culturais de Cuiabá, que integra vários ambientes e atividades. Ali funcionam espaços como choperia, cinema, galeria de artes e teatro. O Salão Social recebe bailes, recitais e lançamentos de livros ao longo do ano.

ENDEREÇO: Rua 13 de junho, s/nº, Centro Sul.

Casa do Artesão

O espaço reúne artesanato de todo estado, como cerâmicas, arcos e flechas, além de doces caseiros.

ENDEREÇO: Rua 13 de Junho, 315.

 

Parque Mãe Bonifácia

O maior parque urbano de Cuiabá tem 90% de sua área ocupada pela mata nativa, tornando-se ótimo lugar para fugir do sol que castiga a cidade durante o dia. São oito quilômetros de pistas de caminhada, área infantil, aparelhos de ginástica e trilhas.

ENDEREÇO: Miguel Sutil, s/nº.

 

ONDE FICAR EM CUIABÁ

As melhores opções de hotéis em Cuiabá ficam na área central. Outros lugares interessantes, próximos de bares e restaurantes, são o Centro Sul e o Centro Norte. Tem até opção de barco hotel, para quem gosta de aventura!

 

ONDE COMER EM CUIABÁ

Os pratos feitos à base de peixes de rio são destaque na culinária mato-grossense. Experimente o pintado e o pacu, ambos preparados à milanesa ou na moqueca. Outros pratos típicos são a Maria-isabel (arroz-de-carreteiro) e a galinhada com arroz.

Mahalo

Com ambiente elegante, o restaurante é um dos melhores da cidade. As receitas com base francesa e ingredientes nacionais conquistam o paladar dos clientes. Confira o delicioso pirarucu na manteiga de garrafa com pirão de pimentas do Cerrado.

ENDEREÇO: Rua Presidente Castelo Branco, 359 | Quilombo.

Lélis Peixaria

Referência no circuito gastronômico na cidade, a Lélis Peixaria tem salão amplo e serviço impecável. São 26 tipos de pratos preparados a partir de oito peixes: pacu, piraputanga, matrinxã, dourado, caxara, pintado, lambari e arraia, além do jacaré.

ENDEREÇO: Rua Marechal Mascarenhas Moraes, 36.

Varadero Bar e Restô

Fiel à proposta de culinária cubana, o Varadero tem decoração que lembra muito a ilha de Fidel Castro. No cardápio você encontra pastéis, picanha na chapa, rabada com agrião e carne de sol com mandioca.

ENDEREÇO: Rua Presidente Castelo Branco, 898 | Quilombo.

Originale Di Parma

Quem procura pelo melhor da culinária internacional vai encontrar no Di Parma pratos deliciosos e sofisticados. As opções incluem massas, carnes, pratos alemães, caldos saladas e o bacalhau, um dos mais pedidos.

ENDEREÇO: Avenida Filinto Muller, 788.

 

Informações importantes

Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional Marechal Rondon
Voltagem 110 volts | Tomada tipo N
Peso da bagagem 23kg de bagagem e 5kg de bagagem de mão
Vacina É recomendável tomar a vacina contra a febre amarela